Olhando para a tabela classificativa, todos nós dávamos como certa uma vitória do Almada.
O Cova tinha 5 pontos, nós tinhamos 12.
O Cova perdeu vários jogos com resultados volumosos, nós perdemos por diferença de 3 com o Coirroios, o nosso pior resultado.
Nós com o terceiro melhor ataque, a segunda melhor defesa da série.
O Cova com o terceiro pior ataque, com a terceira pior defesa.
Ou seja, toda a estatística era a nosso favor.
Só que o futebol não é uma ciência... é um desporto com muitos imponderáveis onde acontecem muitas surpresas.
Só vi a segunda parte.
Do quie me contaram, fomos extremamente ofensivos na primeira parte e perdemos inúmeras possibilidades de golo! Pelo que me disseram, foram mesmo muitas.
O Cova foi poucas vezes à nossa baliza e, num canto, faz o golo!
Não vi, foi o que me contaram!
Na segunda parte vi momentos muito bons do Almada e momentos fracos.
Gostei de ver a equipa a trocar bem a bola de pé para pé (coisa que felizmente tem vindo a evoluir de jogo para jogo mas que nem sempre acontece...) mas continua a falhar aquilo que, a meu ver, é a fraqueza desta equipa. O momento da decisão!
As bolas vão correndo de pé para pé, chegamos à área adversária, mas quando estamos de cara para a baliza deslumbramos, chutamos quando deviamos passar, passamos quando deviamos chutar... E nestas condições falha aquilo que é o objectivo do jogo: marcar golo!
Depois foi um dia de extrema incapacidade na área... Só vi a segunda parte e posso garantir que vi, no mínimo, umas 5 ou 6 jogadas em que o nosso jogador está de frente para o guarda-redes e não consegue fazer o golo... OU iam à figura do guarda-redes ou iam para fora...
Infelizmente, aquelas situações que o Ricardinho não costuma falhar... de frente para a baliza atira sempre certeiro, com grande serenidade, não aconteceram!
Mas a vitória do Cova não se deve apenas ao nosso demérito.
É preciso ver que estava do outro lado uma equipa muito combativa e decidida!
Tenho que dar os parabéns ao C. Piedade por não ter feito algo que tenho criticado noutras equipas. Apesar de estar a ganhar com uma equipa alegadamente mais forte, nunca se fecharam na retranca, nem fizeram aquele jogo sujo de ir a andar apanhar as bolas, ou queimar tempo nos foras.
Vi até o guarda-redes a ser rápido a atirar a bola para a frente.
Parabéns.
É bonito ver esta atitude (ao contrário de outras equipas para quem só interessa ganhar... nem que seja a fazer jogo sujo...)
Depois, temos de valorizar a equipa do C.Piedade que apesar de não conseguir entrar ofensivamente na nossa área com frequência, sempre subiu no terreno e tentou fazer o seu jogo.
Gostei de ver esta equipa. Não é muito forte ofensivamente, mas defende bem.
Gostei de voltar a ver um miúdo que já neste blog elogiei, o Nuno, que é um daqueles jogadores que eu gosto de ver: jogar com inteligência, com a cabeça sempre levantada, sempre a tentar subir no terreno com a bola no chão.
Eu peço desculpa a todos os outros jogadores que têm «n» capacidades importantes no futebol, mas eu sou um fã dos jogadores inteligentes. Os jogadores que recebem a bola nos pés e o seu primeiro impulso é fazer a leitura do campo e perceber onde está melhor posicionado o jogador que vai receber a bola.
Ser rápido, ser lutador, ser excelente no drible, ser optimo a rematar, ser fantástico a antecipar-se ao adversário, ser exímio nos centros... tudo isto são qualidades que eu aprecio muito mas esta é, para mim, a maior qualidade de todas no futebol: JOGAR COM INTELIGÊNCIA. Ler o jogo, interpretar a movimentação, adivinhar as desmarcações, sempre de cabeça levantada a fazer a leitura do jogo!
Eu sou um fã incondicional destes jogadores, e o Nuno está num pequeno lote de miúdos que tenho visto nestes escalões infantis com esta qualidade! Tal como o Léo, da nossa equipa!
Porque, na minha forma de ver o futebol, quando se consegue ter uma equipa que joga com cabeça, com inteligência,. temos um futebol completo. Para quem tenha possibilidade, é ver hoje o Barcelona - Real Madrid e vão ver aquilo que eu gostio de ver...
Não sei se alguém viu o Barcelona - Milan (2-0) a semana passada... foi de tal maneira massacrante que ouvimos o nosso super-hiper-auto-confiante Mourinho dizer esta frase brilhante: «Que dizer do jogo, eles são melhores que nós»! Nem mais...
ARBITRAGEM
Houve algum sururu no jogo de hoje, mas sinceramente, não querendo dewsfazer das opiniões dos outros, não vi erros graves, nem atitudes incorrectas por parte do árbitro.
Achei estranho que aplicasse dois cartões amarelos. Precisamente a dois dos melhores jogadores em campo (naminha opinião), o Nuno - do Piedade e o Leo, do Almada, mas provavelmente teve razões para isso.
Depois à saída gerou-se uma confusão, o homem queria bater em alguém, sinceramente, não percebi bem o que aconteceu... e até prefiro nem saber.
São daqueles momentos que não dignificam ninguém, que é melhor esquecer!
Quanto à arbitragem, do que vi, foi muito boa!
Parabéns!
Apesar de tudo, temos tido sorte com os árbitros...
SOBRE O JOGO DE HOJE
Muito mais haveria a dizer, mas vou ficar-me por aqui.
Hoje foram vários os pais a pedir-me para continuar a fazer as análises aos jogos, até pais de meninos do Cova da Piedade me disseram que gostavam muito de ler as minhas análises do jogo.
Agradeci.
E expliquei.
Apreciei muito que alguns pais me dissessem que não achavam bem que eu falasse dos miúdos individualmente, quando colocava avaliações individuais - apesar de todos saberem que eu me comprometi a fazer considerações individuais apenas com caracter positivo-- não sou tonto, nenhum miúdo gostaria de ver aqui exposto para toda a gente uma crítica às suas falhas - alegavam os pais que os miúdos já são alvo de tantas avaliações, seja na escola, seja na vida, preferiam que eu não valorasse o desempenho dos miúdos.
Eu acatei essa opinião, porque, apesar de saber que muitos miúdos gostavam de ver o seu nome referido, e não obstante ter questionado a equipa técnica sobre se consideravam que podia haver algum efeito negativo sobre a equipa os meus comentários (e a resposta foi, «claro que não! todos gostamos de ler a sua opinião»)
gostei que me tivessem dito aquilo que pensavam.
Muitos pais me têm dito que não devia acatar essa sugestão, porque é difícil agradar a todos, haverá sempre gente que não vai gostar de qualquer coisa... uma opinião é algo subjectivo, cada um de nós tem a sua formação, a sua forma de ver, a sua leitura da realidade e é normal que as pessoas discordem da minha opinião. Naturalíssimo. Por isso sempre sugeri que as pessoas colocassem as suas opiniões. O que, infelizmente, continua ser coisa rara.!
É sempre mais fácil criticar pelas costas ou escrever em anonimato... mas é assim a vida...
Eu devia esta explicação:
Aos que achavam mal eu falar individualmente dos miúdos, respondi que iria acatar, porque tinham argumentos válidos.
Aos que me pedem para continuar a fazer o que fazia, peço desculpa, mas continuarei a fazer análises aos jogos... mas jamais falarei do jogador «A» ou jogador «B»...
Eu tenho pena porque era uma forma que todos tinhamos de «engrandecer» os nossos miúdos, enaltecer as suas qualidades (ignorando aqui as suas falhas... que todos as temos - ou será que há pais que acham que os seus filhos são perfeitos???) aproveitar para dar mais visibilidade a alguns jogadores que jogam menos...
Mas decidi acatar essa sugestão e agora não há volta a dar! é uma decisão tomada!
Para o ano... se ainda tiver pachôrra e disponibilidade para andar a ver jogos de futebol, os nossos miúdos já serão iniciados, já serão eles próprios a escrever no blog aquilo que pensam... repensarei nova forma de dar visibilidade a esta equipa (isto se o meu filho ainda jogar... com tanta lesão...!)
SAUDAÇÔES DESPORTIVAS
JPF.
Sem comentários:
Enviar um comentário