Slideshow! Todas as fotos

sábado, 6 de março de 2010

Trafaria - 1 Almada - 2 06MAR2010 (Análise Jogo)

Ainda não conhecia o sintético do Trafaria.
Visitei muitas vezes aquele campo, mas em terra.

Hoje em dia existem muitos tipos de sintético, uns serão mais caros, outros mais baratos... mas há muitas variedades. Este do Trafaria é dos de «pente 4», ou seja, o «cabelo» é muito raso... parece quase um tapete. Há outros que simulam a relva que são mais altos... amortecem mais a bola. Este tipo de sintético criou-nos algumas dificuldades, até porque estava encharcado e a bola fugia que parecia gelatina... Pode ser que quando esteja seco seja um campo menos rápido.

Hoje não nos «safámos» da chuva... caiu ao longo de todo o jogo... mas não foi em demasiado.

O árbitro, um jovem que já conhecíamos de outro jogo, e que nos deixara muito bem impressionados. Neste jogo ouvi algumas pessoas a criticarem a sua arbitragem... eu... sinceramente, não vi erros graves. Foi muito exigente com alguns jogadores da nossa equipa... o Varandas, cada vez que ia à bola e tocava no adversário era falta... no entanto, o André Horta, o Mário, o Ricardinho, levaram muitos encontrões e nada foi assinalado...

Mas enfim, em termos globais não me pareceu uma má arbitragem. Gostei quando chamou dois jogadores que se envolveram numa jogada dura... e os chamou à atenção! É assim mesmo!
Parabéns ao árbitro!

Quanto ao desempenho da nossa equipa...  sinceramente, não os reconheci!
Pareciam outra equipa.
A primeira parte foi uma lástima... parecia que estavam todos a dormir...
Faziam passes de pontapé para a frente, bolas para o ar... coisa que nunca os vi fazer... os miúdos estavam irreconhecíveis.

A destoar desta atitude apenas o Santana...  e o Pedro Galamba, na baliza, sempre atento a tudo.
de resto... parece que deram comprimidos aos miúdos para dormir... estavam atordoados, nunca os vi jogar assim!

Pode haver uma razão...  Esta última semana foi muito dura.
Os miúdos jogaram sábado, alguns voltaram a jogar domingo, contra os Iniciados, depois treinaram 2ª feira,  e... e este parece-me ter sido o factor fundamental, jogaram terça-feira contra o Barreirense... num jogo de grande intensidade!


Depois, também não percebi muito a táctica aplicada, costumamos jogar com um único defesa... hoje tinhamos 3... Santana, como habitual, Iúri, que não subia no terreno, que é aquilo que ele sabe fazer bem, e o Juninho, também muito recuado.

Ou seja, quando o Mário ganhava uma bola ao meio, tinha o André Horta marcado por 2 jogadores lá à frente... não havia ninguém a passar. Talvez por isso se explique que na primeira parte o único perigo que criámos foram uns 3 ou 4 remates de longe do Mário... e mais uma ou duas jogadas à linha pela direita...

Ou seja, muito pouco, comparando com o que costuma ser o desempenho da nossa equipa. É normal chegarmos com a bola à linha de fundo 10, 15 ou 20 vezes numa parte de jogo... hoje se foram 2 ou 3...

Na minha opinião... a par do óbvio cansaço dos miúdos (que justificaria a apatia global) a táctica não ajudou!

Demos imenso espaço ao Trafaria para jogar... estávamos atrás à espera deles.

Ao contrário do que costuma acontecer, hoje não fomos nós a colocar pressão no adversário. Hoje não fomos nós a construir jogo... foram eles... Hoje não fomos nós a fazer bom futebol, de bola no chão... foram eles...

Um jogo atípico!

Ou seja... jogámos na defensiva... como a maior parte das equipas jogam connosco... e às vezes ganham-nos! E nós hoje também ganhámos!

Na primeira parte, o Santana foi lá à frente a um canto e, como já tem feito várias vezes, usou da sua altura e a boa colocação (cada vez melhor o Santana... semana para semana...) e fez um golão de cabeça!

O intervalo chegou e nós a ganharmos 1-0.

Mas com uma sensação estranha... a pensar: «Eles estão a construir mais jogo que nós... se não mudamos a atitude, eles vão fazer golo!»

E, na verdade, o Trafaria criou várias oportunidades de golo! Algumas muito perigosas, mas o pedro Galamba esteve muito bem a compreender bem a jogada e a colocar-se no sítio exacto!

Na 2ª parte... por incrível que pareça, continuamos a chutar a bola para o ar, pontapé de baliza biqueirada para a frente...  e o Trafaria a reiniciar as bolas no chão...

Bem, desesperante...

Alguma coisa mudou, no entanto, os miúdos ficaram mais irrequietos, mais lutadores, e a atitude foi melhor.
Já se viram melhores jogadas de equipa...

Mas o jogo-padrão desta equipa quase nunca apareceu.

O que é que costuma acontecer?

O Santana a sair da área com a bola no chão, o Mário muito forte ao meio a não deixar o adversário subir, a ganhar muitas bolas e a distribuir bem para as pontas, o Varandas a subir muito e a passar muitas vezes pelo adversário, o Iuri  e Juninho idem, idem... o Ricardinho a colocar-se muito bem para receber bolas no espaço vazio, o André Horta, o Leo, o Gonçalo  e o Diogo  a fazerem  boas tabelinhas lá à frente,  a ganharem espaços para remate   etc etc etc...   e hoje nada disso funcionou!

Nem os alas subiam... hoje não conseguiam passar os adversários... o Mário raras vezes roubava a bola ao adversário, lá à frente demasiado lentos, deixavam-se comer pelos defesas...   enfim. Hoje parecia outra equipa!


Mesmo assim... uma boa jogada entre o Iúri e o Ricardinho e conseguimos o 2-0...

Mas a pressão do Trafaria cresceu a partir deste golo!

A subirem muito pela esquerda deles... havia sempre dois jogadores onde só estava o Iuri a defender...  Dão 3 ou 4 jogadas seguidas em que o ala esquerdo do Trafaria consegue ir à linha de fundo e centrar com perigo para a área...  Numa dessas jogadas, sai um remate de fora da área, um grande remate ao ângulo... o pedro Galamba não tem hipótese... dá ideia que não viu a bola partir... era difícil!!!

2-1

Daqui até ao fim, ainda faltavam uns 5 minutos, o jogo é disputado de parte a parte... umas boas jogadas nossas, umas boas jogadas deles...


NOTAS FINAIS

Pareceu-me que os miúdos acusaram o desgaste físico do jogo do Barreirense, que foi muito exigente.

Psicológicamente também não me pareceram bem... estavam demasiadamente desplicentes...  Terão ficado com vaidade a mais por terem ganho a uma equipa invencível, o Barreirense?

Espero que não!

Uma grande equipa jamais despreza ou desvaloriza o adversártio, qualquer que ele seja. Tem de respeitar sempre o adversário! Se achavam que depois do Barreirense o Trafaria iria ser uma brincadeira... enganaram-se. E Viram bem como ainda podem ter jogos muito difíceis na nossa série!

Há outro factor, embora parcial, mas também causa prejuízo ao grupo, que é o estado de saúde dos miúdos. Sei que o Iuri andou a semana engripado, e que estava congestionado do nariz, com dificuldades de respiração, o Mário não foi às aulas ontem, teve um problema gastro-intestinal... está fragilizado... e se calhar outros miúdos estavam com mazelas.

O sintético molhado, com bolas leves também não ajudou! Tinham dificuldade em fazer bem os passes, em segurar a bola no chão... a bola fugia muito. Mais uma vantagem para o Trafaria que está habituado a essas condições...

Também me pareceu uma táctica desajustada, jogámos muito atrás!


Ou seja, cansaço, saúde, sintético, táctica... tudo terá contribuido um bocadinho para este jogo meio desastrado!

No final, ganhámos os 3 pontos...
Podiamos dizer que tinhamos razões para fazer uma festa. Afinal ganhámos...

Alguém que o faça por mim! Eu mantenho aquilo que sempre disse e continuarei a dizer: O que me interessa é que os miúdos evoluam, que joguem cada vez melhor em equipa, que se divirtam, e se ganharem... melhor ainda. Se não ganharem, pouco importa! Ou seja... no jogo de hoje, não me parece haver razões nenhumas para alegria.
Decididamente, foi um dos piores jogos da nossa equipa! Mas, enfim, deu para ganhar...

Na certeza que na próxima jornada tudo será melhor.


CURIOSIDADES I


A maioria dos pais da nossa equipa não estavam no Almada no ano passado. Mas os que estavam, lembram-se do Marcos.
O defesa central do Trafaria era da nossa equipa no ano passado. Posso dizer que evoluiu muito. Mas muito mesmo. No ano passado raras vezes fez parte da equipa principal... e fez alguns jogos fracos. Se bem que, quem for ler o que escrevi na altura, sempre achei que o Marcos tinha uma grande qualidade: Dava tudo por tudo em campo! E continua a jogar assim. Agora muito mais inteligente quando tem espaço... e mais voluntarioso nos momentos de aperto, a despachar. De qualquer forma, fez um grande jogo hoje.
Parabéns Marcos!


CURIOSIDADES II


O equipamento do Trafaria é muito bonito, temos de reconhecer. Só tem um problema... é que já vem do ano passado, e tem os nomes dos jogadores da equipa do ano passado.... Ah pois é!  O número 6 é um excelente jogador, mas não se chama Jonas... o Jonas... lembro-me eu bem, deve estar agora nos Iniciados, fez um jogo em Almada (perdemos 2-1, num jogo em que fomos roubados vergonhosamente) em que distribuiu fruta por toda a equipa...  O Jogo acabou com  dois miúdos à porrada... os pais dentro de campo... foi uma vergonha! E esse Jonas... era duro de roer... o Jonas de hoje era outro, muito bom jogador, mas sem maldade...





JPF

Sem comentários:

Enviar um comentário