Slideshow! Todas as fotos

sábado, 20 de março de 2010

Charneca - 0 Almada - 8 20MAR2010 (Análise Jogo)

Voltei ao Charneca.
É verdade, há vários meses que não ia àquele campo onde passei muitas horas da minha vida... O Mário começou ali com uns 7 anos, o irmão mais velho já lá andava há uns 4 anos  antes do Mário começar... Foi muito tempo!

Mas gostei de voltar ao campo do Cassapo.
Pelo que parece, o Charneca vai ter novas instalações. Uns, esperançados, acham que está para breve, «já vi o projeto, e é um espetáculo, com dois campos sintéticos», diz-me o José Manuel, dirigente do clube, enquanto tira uns  moscateis oferecidos a todos os pais pelo pai do Ricardinho, que hoje fez um hat-trick!!!
Mas há outros que já não acreditam: «O quê? Para o ano que vem? Não acredito! Participei numa reunião... acho que nunca mais... é só conversa», diz um pai de um menino do Charneca.

A verdade é que o espaço usado pelo clube vai ser uma urbanização, isso já está nos papeis de planeamento da autarquia. Portanto, é mesmo uma questão de tempo!

A este nível, estamos solidários com o Charneca. Diria que somos nós, Almada, e o Charneca, os únicos clubes do concelho a jogar na terra... os únicos que não tiveram a ajuda da autarquia.


Começado o jogo, tempo ameno, mas não chove.
Questão muito comentada, equipamentos são muito parecidos, os do Almada e do Charneca.
Mas enfim... dava
para distinguir!

Outra curiosidade, a senhora árbitra que tanta mágoa nos deixou no jogo da primeira fase, que ajudou á nossa derrota na Costa. Passaram vários meses e nunca voltámos a apanhar esta árbitra. Mas calhou-nos hoje.
Alguns pais preocupados... sera que vai fazer outro jogo daqueles?
Bem, a verdade é que no fim do jogo ninguém comentava a arbitragem.
Fez um optimo jogo!
Eu gostei de ver.
Com uma atitude positiva, muito diferente do que fizera na Costa.

Quanto ao jogo, todos nós tinhamos alguma cautela.
Sabiamos que ganhámos por 13-0 na primeira mão... mas também sabemos que o Charneca ganhou ao Trafaria por 4-0, sabemos que tem ganho bastantes jogos, que é equipa candidata aos 3.º ou 4.º lugares da série.

Ou seja, todos os cuidados são poucos.

Formação inicial:
à Baliza: Diogo Domingos
Santana
Varandas
Juninho
Mário
Leo
Gonçalo


O jogo começa muito atabalhoado. Boas jogadas intercaladas com jogadas sem nexo...
Numa das boas jogadas o Mário entra na área e faz o 1-0!

O jogo a sair bem à esquerda, nos pés do Varandas, mas à direita muito complicado.

Raras vezes se levanta a cabeça para ver a quem passar e o jogo vai saindo esquisito. De quando em vez, uma jogada com princípio, meio e fim...

Chegamos ao intervalo com 3-0

Nesta primeira parte a sobressaírem o Varandas  e o Gonçalo, muito fortes, a ganharem muitas bolas no confronto com o adversário. Também num dia inspirado o Ricardinho, que fez 3 golos de belo efeito, a não perdoar quando está de frente para o guarda-redes.

A destoar daquilo a que estamos habituados, o Iuri e o Mário, ambos estão com quebras físicas. O Mário tem estado com dores lombares, algum jeito que deu... e notou-se que estava algo preso, e o Iúri longe das suas habituais corridas à direita em que passa por todos.

A 2ª parte é completamente diferente. Começamos a ver passes para o espaço vazio, jogadas ao primeiro toque, aquele futebol que gostamos de ver. À Benfica... passes rápidos, corridas à linha...

A equipa do Charneca está mais forte que a equipa que defrontámos na primeira volta (e ganhámos 13-0)  mas a nossa equipa também está mais forte que nessa altura.

o 8-0 é o resultado justo, pelo que fizemos. Fomos claramente a única equipa a criar ocasiões flagrantes de golo. o Charneca raras vezes intimidou o Diogo, na baliza, e quanto ao Iúri (que defendeu na 2ª parte) julgo que tocou na bola 2 ou 3 vezes... Ou seja, não só atacámos muito, como defendemos muito bem.
Parabéns ao Santana e ao Rafa... e ao apoio defensivo dos laterais, Juninho e Varandas...


AVANÇADOS


Uma curta nota sobre os avançados: Hoje voltou a acontecer o que já acontecera na Trafaria. Vários remates de fora da área em que o guarda-redes não consegue segurar a bola e ela está ali a saltitar na pequena área... e não há um único jogador nosso a pressionar... parece incrível, mas é o que tem acontecido. Se eu estou a entrar na área à espera que me passem... mas o médio dispara remate de longe... eu tenho que dar uma corrida rapidíssima para cima do guarda-redes a tentar a minha sorte... mas não. Ninguém o faz! Há ali um potencial de golos que estamos a desperdiçar... e em jogos com equipas fortes, pode fazer a diferença... Já tinha acontecido na Trafaria, mas hoje foram mais 4 ou 5 jogadas dessas, a remates do Mário, do Diogo, do Leo... a bola está ali a saltitar e  ninguém se mexe! Parece que está ali uma parede invisível que não deixa ninguém ir lá...  acho estranho! é uma das formas mais fáceis de fazer golo, ir às recargas. O Liedson, por exemplo, metade dos golos que marca resultam de bolas perdidas na área...


GUARDA-REDES

Devemos ser a única equipa da série que não tem guarda-redes. Aliás, só temos um guarda-redes, mas como está lesionado, temos de defender a baliza com jogadores de campo.
Quanto ao jogo de hoje, e uma vez que foram poucas as ameaças à baliza, diria que o facto de estar à baliza o Diogo ou o Iuri, não fez qualquer diferença... a única diferença é que ambos fazem falta à frente.
Agora, temos de reconhecer que tanto um como outro... para quem está de fora, ninguém topa que não são guarda-redes... sim senhor!!! Parabéns Diogo, Parabéns Iúri!

Já agora, gostava de felicitar o desempenho do Diogo, não só à baliza, mas também à frente. Nota.-se que o Diogo está mais ágil, e quando tal acontece, faz toda a diferença, porque o Diogo é, como todos sabemos, um dos melhores pés que ali temos. Tem um remate formidável, um domínio de bola invejável, uma visão de jogo fora-de-série.

Se continuares nesse caminho, Diogo, a tornar-te cada vez mais ágil,  vais ver que daqui a um mês estás um jogador fora-de-série... continua com o teu esforço! Continua! Vais ver que vale a pena!



GOLOS:
Ricardinho: 3
Leo: 2
Mário: 1
Varandas: 1
André Horta: 1



JPF.

Sem comentários:

Enviar um comentário