Slideshow! Todas as fotos

sábado, 27 de março de 2010

Almada - 1 C. Piedade - 1 27MAR2010 (Análise Jogo)

Jogo fraco, em termos de beleza do futebol jogado.
Jogo fraco em termos do desempenho da nossa equipa.

Uma coisa é certa. Este empate, foi, para nós, uma derrota! Bastava ver como ficaram os miúdos no final do jogo!
Este empate, para o Piedade, foi uma vitória!
Só isto já diz qualquer coisa sobre as ambições das duas equipas!
Diria que este foi um dos nossos piores jogos.

Quanto às razões, podem ser muitas, e mais à frente falarei delas, mas não deixa de ser estranho que os nossos piores jogos sejam sempre contra o Piedade...

Enfim...

Muita gente a ver. Acho que nunca vi ali tanta gente a ver. E muita gente lá em cima a ver nas redes, muita gente em baixo... é bom sinal! É porque há gente interessada em ver bons jogos.

Alguns pais levaram os prometidos artigos para venda, para o Fundo Compostela, mas pelo que ouvi dizer, deu pouco resultado!

Os miúdos estavam nervosos, percebia-se, tanto os nossos como os do Piedade.
E bastou esperar o início do jogo para perceber isso.
Pelo menos em relação à nossa equipa, senti-os muito nervosos. O que é pena...

Talvez resulte da pressão que muitos pais meteram em cima dos miúdos... que «tínhamos de ganhar», «tínhamos de ganhar»... quando o que era importante meter na mente dos miúdos era que «tínhamos que jogar bem», «tínhamos mesmo que jogar bem»...

E depois, saiu o tiro pela culatra!

Não ganhámos, e o Piedade continua em primeiro.
Agora, até ao fim, não dependemos de nós! Para ganhar o Complementar temos de esperar que o Piedade tenha um deslize... que pode acontecer, é verdade, mas não é expectável.
E é pena! Estamos a fazer um campeonato notável, temos feito jogos de goleadas em que o adversário só nos vê jogar, e nos jogos mais difíceis temos sido uma lástima...
Aconteceu na Trafaria... aconteceu na 2ª parte do jogo com o V. Milhaços, em que passamos de estar a ganhar por 3-0, para um aflitivo 4-3... Ou seja, nos jogos de responsabilidade resvalamos para um futebol penoso... pobre... sofrível...

Por outro lado, contra equipas que são claramente superiores à nossa, como o Barreirense ou o Fabril, fazemos grandes jogos. Talvez porque sejam jogos-treino, sem grandes responsabilidades!

Há algum efeito psicológico sobre os miúdos que não está a ajudar nos jogos decisivos!

Bem, vamos então à análise ao jogo:


Desde logo, e isto não é nenhuma desculpa, é mesmo assim, e nem sequer vale muito, porque temos um plantel muito alargado, tenho de dizer que para este jogo tinhamos algumas falhas na equipa. Senão vejamos:

Sem guarda-redes, Henrique ainda não jogou! Se bem que o Diogo fez um excelente jogo à baliza... excepção para o golo deles... que é um azar...

Iuri vem de uma lesão... ainda fragilizado, raras vezes vimos as suas habituais corridas à linha.
Mário com uma distensão muscular nas costas, muito limitado nos movimentos, a jogar talvez a 40% das suas capacidades
Rafa a vir de uma lesão também, embora tenha feito um jogo fabuloso, marcando o nosso golo e jogando muito bem em várias posições.
André Horta com grande congestionamento das vias respiratórias... não estava em condições, claramente, viu-se bem nos poucos minutos em que jogou, estava muito fragilizado. talvez a 30% das suas capacidades!

Bem, para além destas fragilidades óbvias, que limitam em muito o tipo de jogo que temos feito, também é verdade que alguns dos outros jogadores estiveram muito mal... apáticos, nervosos, precipitados, egoístas...
muita jogada desperdiçada, passes absurdos... tentativas infelizes de fazer tudo sozinhos, jogadores sem se desmarcarem para os espaços vazios... muito mal!

Nos 60 minutos de jogo, talvez tenhamos feito uma meia dúzia de jogadas com pés e cabeça. Com a bola a rolar os pés dos jogadores, com boas desmarcações. A maior parte do tempo, foi jogo muito incaracterístico. Nem parecia a nossa equipa que estava ali.

É triste vê-los jogar assim, quando sabemos que são capazes de muito mais.

Mérito ao Piedade que conseguiu, perante o nosso jogo atabalhoado, fazer o seu jogo muito defensivo com ataques esporádicos. Pouco perigosos. Acho que foram menos de meia dúzia as vezes que o Piedade chegou à nossa área com perigo...
A verdade é que fez um golo!

Agora, há uma coisa que eu não tinha visto nos outros jogos do Piedade e vi hoje e que não gostei: Jogou-se muito com as mãos, muito empurrão, jogo muito feio!
Já o escrevi aqui muitas vezes... não gosto deste tipo de futebol! Ok, levam o empate para casa... mas não têm muito com o que se orgulhem com futebol deste! Muito feio!

Depois, a par deste tipo de jogo, temos de salientar a péssima arbitragem do senhor Gil.

Alguém pode achar normal que uma equipa que está sempre a atacar, que tem talvez 70% do tempo de posse de bola... e houve muitas mais faltas contra o Almada do que contra o Piedade? Isto é normal? Claro que não!

Enttão se sou eu que tenho a bola nos pés os outros é que sofrem faltas? Absurdo!
Este senhor que teima em prejudicar o Almada nas suas péssimas arbitragens, voltou a fazer asneira!

Marcou «n» faltas ofensivas... que tinham um único objectivo, estragar o jogo ofensivo do Almada.

Há uma jogada em que o nosso jogador vai entrar na área e o senhor marca uma falta... não sei onde ele a viu... onde a foi inventar...  ninguém percebeu! Não dava jeito que fizessemos golo? Talvez fosse isso!
O senhor Gil que se gaba de ter sido jogador do Piedade, que continue a fazer o frete aos amigos... Infelizmente, no futebol português que está podre, este senhor vai ter sucesso na vida.
Continue assim senhor Gil, que vai longe...


O Senhor Gil fez mais uma daquelas arbitragens absurdas em que não se percebe  o que viu quando marca faltas, a deixar jogar em situações de puxão de camisola... muito frequentes. Os puxões do Piedade nunca via nenhuns. Nunca. Só uma vez que era tão escandaloso se não marcasse que até aplicou cartão amarelo ao miúdo... Mas, senhor Gil, não precisava desse «mise en scéne» todo. não era preciso o cartão amarelo. Era preciso era que marcasse faltas em todas as jogadas em que havia empurrões e puxões! E não o fez!

CONCLUSÂO
Ninguém tem razões para festejar este jogo:
Nós não temos razões para estarmos satisfeitos com este jogo.
Porque jogámos mal. Quero dizer, jogámos muito abaixo das nossas capacidades.
Apesar de termos sido nós a equipa que mais atacou! A equipa que mais quis construir jogo! A equipa que mais procurou fazer o golo! Mas fizemo-lo de forma esporádica... e assim não dá!
O Piedade fez a festa pelo empate, provavelmente vai levar a Taça do Complementar, mas também me parece que não tem nada com que se orgulhar deste jogo. Destruir é fácil. Construir é bem mais difícil!
Não vi grande jogo ofensivo, tirando os bons passes do Nuno para os alas que se desmarcavam bem, todo o jogo ofensivo do Piedade foi quase nada!
A jogar para o empate, claramente!
Nem o golo que marcaram foram eles a marcar. Foi um jogador nosso que é empurrado pelas costas e toca a bola para a própria baliza sem querer... mas como habitual, aquele senhor Gil nunca via nada... E valida um golo irregular que resulta de uma falta.
Ao contrário, em todos os cantos que marcávamos, com os miúdos a darem cotoveladas ao Santana (sabem bem que o Santana marca muitos golos de cabeça nos cantos) o senhor Gil marcava sempre uma falta nossa, mesmo quando o guarda-redes se atira para cima do Gonçalo e projecta o miúdo para o chão... o senhor Gil marca falta ao Gonçalo... assim não dá!

Na minha modesta leitura do jogo, a razão deste jogo fraco está em 5 razões:

- Miúdos nervosos, talvez a acusar pressão...
- Alguns jogadores fragilizados fisicamente
- Uma péssima arbitragem sempre a «estragar» o jogo do Almada
- Incapacidade nossa de contornar o jogo destrutivo do Piedade, que só podia ser feita de uma forma: trocando a bola  e procurando desmarcações no espaço vazio Não aconteceu...
- Bom estudo do adversário da parte do Piedade, que anulou alguns dos nossos trunfos, nomeadamente a pressão física sobre o Santana nos cantos, o rapaz não conseguia mexer-se...


NOTA POSITIVA:

Adorei ver o Santana a jogar. Está cada vez melhor, semana a semana! Parabéns Diogo!
Sobressaiu, entre tantos jogadores em dia «não», o João Varandas, também cada vez melhor nos seus arranques à linha.
A destoar de tanto nervosismo o Rafa, que fez um jogo com uma tranquilidade invejável, sempre a decidir bem os passes, a defender bem, a apoiar bem o ataque. Um jogão! Parabéns Rafa, também pelo golo, que aconteceu porque acreditaste! E o futebol vive muito disso! De acreditar. Quando acreditas que vais marcar... marcas mesmo! Quando se vai a medo, com indecisões... normalmente não se consegue nada!

Neste jogo faltaram jogadores a «acreditar»... 


Curiosidades:

Este foi o único jogo desta equipa em que só marcámos um golo!
Nem em treinos tinha acontecido. marcávamos sempre mais de 2 golos...
É também o primeiro empate em jogos oficiais. Nunca acontecera!
Sinal de que o Piedade tem, de facto, uma excelente defesa!





JPF

Sem comentários:

Enviar um comentário