Slideshow! Todas as fotos

domingo, 21 de fevereiro de 2010

+ Comentários " A superioridade do Almada"

Anónimo deixou um novo comentário

Mais uma vez saudações desportivas a todos

O tempo escasseia e nem sempre consigo vir aqui deixar a minha opinião. No entanto, hoje consegui e aqui fica.

Escrevi, em tempo, sobre a possibilidade do Almada não ser apurado para a 2ª fase e qual seria a motivação, de fim de semana após fim de semana registar resultados com dois dígitos.

Na prática, com o devido exagero da minha afirmação, é quase isso que se tem passado, tal é a superioridade da equipa do Almada, face à maioria dos seus opositores.

Em relação à organização do Campeonato Distrital de Infantis A, essa organização não deverá ser alterada, uma vez que num distrito como o de Setúbal onde de um extremo ao outro distam mais de 100 Km. A única forma racional de organização é tendo em conta o factor geográfico.

Além do mais, tirando os clubes que normalmente "trabalham" a formação de forma mais "cuidada", ou que têm a sorte de ter nas suas fileiras os atletas mais evoluídos. Nos restantes a qualidade vai sendo idêntica de ano para ano. Os miúdos quando começam a jogar Futebol de 7, têm preferências pela equipas de "topo", os Corroios, Seixal, Amora, Barreirense e Setúbal aparecem no topo dessas escolhas preferenciais.

Com o surgimento da Geração Benfica em Almada e com a introdução da vertente competitiva nesse projecto, o Almada começará agora a ter também uma palavra a dizer nos escalões do Futebol de 7, no entanto, os resultados demoram a aparecer, como é normal.

Em relação à 2ª Fase do Campeonato, acredito que Amora e Seixal vão passar à Fase Final a exemplo da época de Escolas A destas mesmas equipas. Ainda faltam 3 jornadas e TUDO pode acontecer, a próxima jornada opõe o Seixal ao Corroios e o Amora aos Pescadores, em caso de vitória das equipas visitadas, o Amora fica automaticamente apurado para a Fase Final e a Seixal a necessitar apenas de um ponto nos dois jogos finais.

O que se verifica é que as equipas do Amora e do Seixal são sem dúvidas as mais fortes, o Amora perdeu apenas um jogo esta época contra o Corroios, numa partida onde tudo correu mal ao Amora, golos legais invalidados, auto-golos, grandes penalidades falhadas, enfim há dias assim em que tudo corre mal e nesse dia correu tudo mal ao Amora. O Seixal tem apenas duas derrotas em toda a época, precisamente contra o Amora. A supremacia destas duas equipas têm sido constante ao longo destes últimos 3 anos, face à grande qualidade dos seus jogadores.

Para terminar, os Pescadores perderam este fim de semana em casa 2-1 com o Sesimbra.

Cumprimentos a todos e bons Campeonatos, sejam eles Complementares, 2ª fases ou Finais.


The Coach
 





JPF escreve...


Caro «Coach», ainda bem que teve tempo de cá vir espreitar e dar as suas sempre sensatas opiniões.

É verdade. lembro-me bem do seu comentário, ainda estávamos na 1ª fase. E é verdade, está a cumprir-se essa sua previsão. O Almada não passou à segunda fase, e poderia ter passado, e no Complementar vai passear-se na maioria dos jogos, tendo apenas 2 ou 3 adversários em que o jogo será disputado e competitivo...

Agora, quanto à organização destes campeonatos, concordo consigo que o critério geográfico deve ser o mais importante... mas sem mudar muito esse critério, não custava nada mudar 2 ou 3 clubes entre as séries «A» e «B».

Imagine que na série «A» em vez de estar o Corroios e o Vale Milhaços, estava o Arrentela e o Paio Pires...
Em termos geográficos não muda grande coisa. É verdade que estão um bocadinho mais longe... mas são mais 10 minutos de carro, nada de especial...

E o que é que isto mudava?

Bem... na verdade, o Amora e o Seixal passavam a ter mais duas equipas a disputar os 1ºs lugares, em vez de fazerem uma primeira fase de brincadeira... em que chegam ao fim com 80 golos marcados... uma palhaçada.

Ou seja, tinhamos uma série «B» mais competitiva...

Por outro lado, a série «A», que tem sempre 5 ou 6 equipas equilibradas a lutar pelo primeiro lugar, passava a ter menos... e assim não acontecia o que acontece agora... termos equipas a passearem-se no Complementar que tenho a certeza roubavam pontos aos finalistas da  2ª fase...

É só uma opinião.

Campeonatos mais competitivos seria bom para todos.


É verdade que, como diz, e com razão, tudo isto é volátil. O Almada é exemplo disso. Há 2 e 3 anos o Almada em infantis disputava os últimos lugares da tabela... hoje começa a ser um clube apetitoso, basta ver que a equipa de Infantis A deste ano  tem miúdos que vieram do Beira Mar, do Piedade, do Costa, do Charneca...
E tenho a certeza que para o ano que vem vão chegar mais miúdos... de outros clubes.

Não é por acaso que o Almada aparece num ranking feito pelo site SintraSport nos primeiros 10 clubes dos distritos de Setúbal e Lisboa em termos de resultados...

A qualidade na competição acaba por vir à tona quando a formação é boa. Sempre achei isso. E digo mais. Este ainda é o 2.º ano da escola de formação Geração Benfica... tenho a certeza que daqui a dois anos, aí sim... tenho a certeza que teremos equipas de miúdos a disputar finais, primeiras divisões, nacionais... é uma questão de tempo!

Este ano temos juniores, juvenis e iniciados ali mesmo a picar o 1º lugar...  infantis A a procurar o 1º lugar do Complementar, Escolas A na 2ª fase, e todos os outros escalões sempre do meio da tabela para cima...

O que é muito bom! Mas isto vai melhorar...

Só é pena não termos um sintético para termos melhores condições de treino, mas acredito que se vai conseguir isso muito em breve...

É curioso que vamos a qualquer concelho de interior... com populações que não atingem metade da população de uma só freguesia de Almada, com orçamentos 100 vezes mais baixos que o da câmara de Almada... e vemos sempre excelentes condições nos campos de futebol... Aqui, pelos vistos, ter centenas de miúdos a praticar desporto não é algo que interesse ao poder político...

Algum de vós já foi à Anadia? Vejam aquele complexo desportivo, parece o Estádio Nacional. Uma coisa fabulosa... Vários campos, relvados, sintéticos, uma pista tartan, excelentes bancadas, confortáveis, boa iluminação... um óptimo centro de estágios que atrai até selecções, tal como acontece igualmente em Rio Maior...  Onde treinam inúmeras selecções.

Agora, sabem quantos habitantes tem o concelho de Anadia? 31 mil...  ou seja, menos que os habitantes da Charneca da Caparica...



É preferível dar dinheiro para reabilitar jovens que se perderam na droga... precisamente porque nunca fizeram desporto...  Enfim! São políticas!


Chegará o tempo em que as mentalidades dos decisores, em Portugal, estarão ao nível dos decisores do nosso país vizinho! Ou será que nunca repararam?

Espanha decidiu, desde os jogos olímpicos de Barcelona, dar um empurrão ao Desporto. Investiram a sério. Hoje Espanha tem dos melhores atletas do mundo em dezenas de modalidades... em quase todas as grandes modalidades está lá um espanhol a disputar os primeiros lugares...
Já pensaram nisso? Melhores do mundo no ténis, onde treinam os melhores tenistas mundiais, russos, americanos, suíços... porque ali há as melhores condições do mundo. No Rally, na fórmula 1, no Ténis, no basket, no hóquei, no atletismo, no volley... em todos os desportos os espanhóis são os melhores... Até no desporto rei, no futebol, são hoje os melhores do mundo!

E isto surgiu do nada?

Claro que não! Houve uma decisão política: Apostar no desporto!  E como em corpo são, normalmente há uma mente sã, Espanha é hoje um dos países mais desenvolvidos do mundo! (Infelizmente, hoje a viver de forma dramática a crise internacional) .

Mas nós, aqui ao lado, não aprendemos nada com eles.
Gastámos fortunas em estádios que estão ali abandonados...  já se fala até na implosão desses estádios...  uma vergonha. Quantos clubes com capacidade para formar jovens poderiam ter levado um grande empurrão se esses milhões tivessem sido distribuídos por todo o País... Mas não, apostámos no betão em meia dúzia de sítios... e ali estão os estádios vazios... já nem há dinheiro para pagar os jardineiros que fazem a manutenção daqueles relvados.... inúteis... abandonados.....


Bem, desviei-me do seu assunto.
A 2ª fase.

É verdade que o Amora é favorito, eu conheço todas essas equipas e mesmo antes de começar a 2ª fase escrevi-o aqui. O Amora tem uma belíssima equipa, muito equilibrada, com optimos jogadores em todo o campo, e, mais importante que os valores individuais, a fazer um bom futebol colectivo, jogadas ao primeiro toque,  muito bom!

Um treino que fizemos contra o Amora, julgo que em Novembro, em que empatámos 2-2... e diria que foi dos melhores jogos em que vi o Almada jogar este ano...  deu para perceber a grande qualidade dessa equipa.

Também não tenho dúvidas de que é favorito a passar à fase final!


 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Anónimo disse... Boas tardes a todos,

Caro João

1º O problema da organização do Campeonato Distrital de Infantis A, não se finda apenas nas séries A e B, mas é muito mais globalizante, não poderia existir um "critério" ou um "arranjo" na parte Norte do Distrito e outro na parte Sul, nas Séries C,D,E e F.
A sugestão que lança em trocar algumas equipas da Série A com a B, apenas ia ter um desfecho: passava a ser o Amora, o Seixal e...o Corroios as equipas apuradas, e abriria mais uma vaga na série A. O Vale de Milhaços é um clube com uma estrutura extremamente débil na sua formação, basta olhar para os vários Campeonatos onde participa e verificar que lugares ocupam as suas equipas, inclusive os Escolas A desistiram do Complementar, por falta de atletas. A equipa de Infantis A é uma "pedrada no charco" que inclusive há dois anos foi Campeã de Série em Escolas A, mas não em consequência da formação, mas sim de um conjunto de atletas oriundo do Charneca de Caparica e do Monte que ali foram parar em Escolas B.

2º Assino por baixo tudo aquilo que diz em relação à gestão dos dinheiros públicos em prol do investimento desportivo.

Termino com uma frase que utilizo muitas vezes.

Vivemos num dos melhores países do Mundo, mas somos (des)governados pelos piores políticos do Planeta



JPF RESPONDE:

Sinceramente, não fazia ideia que esta equipa do V. Milhaços é a excepção... acreditava que tinham uma boa formação em vários escalões.

Quanto à sua frase, acho fabulosa.

Curiosamente, hoje entrevistei o candidato à Presidência da República, Fernando Nobre, que diz precisamente o mesmo, com outras frases. mas esse vai ser um dos lemas da sua campanha.

Mas, tal como ele diz, o povo português queixa-se, queixa-se mas nunca aprende. No fundo, tem os governantes que merece...

3 comentários:

  1. Boas tardes a todos,

    Caro João

    1º O problema da organização do Campeonato Distrital de Infantis A, não se finda apenas nas séries A e B, mas é muito mais globalizante, não poderia existir um "critério" ou um "arranjo" na parte Norte do Distrito e outro na parte Sul, nas Séries C,D,E e F.
    A sugestão que lança em trocar algumas equipas da Série A com a B, apenas ia ter um desfecho: passava a ser o Amora, o Seixal e...o Corroios as equipas apuradas, e abriria mais uma vaga na série A. O Vale de Milhaços é um clube com uma estrutura extremamente débil na sua formação, basta olhar para os vários Campeonatos onde participa e verificar que lugares ocupam as suas equipas, inclusive os Escolas A desistiram do Complementar, por falta de atletas. A equipa de Infantis A é uma "pedrada no charco" que inclusive há dois anos foi Campeã de Série em Escolas A, mas não em consequência da formação, mas sim de um conjunto de atletas oriundo do Charneca de Caparica e do Monte que ali foram parar em Escolas B.

    2º Assino por baixo tudo aquilo que diz em relação à gestão dos dinheiros públicos em prol do investimento desportivo.

    Termino com uma frase que utilizo muitas vezes.

    Vivemos num dos melhores países do Mundo, mas somos (des)governados pelos piores políticos do Planeta

    The Coach

    ResponderEliminar
  2. Devo confessar que sou um assíduo leitor deste blog e tenho pena que não existam mais pais com esta paciência para manter um espaço de contacto entre apoiantes dos diversos clubes da margem sul.

    Mas, ultimamente, têm-me incomodado os comentários de um tal "The Coach" que, ao ser omnipresente, consegue analisar detalhadamente todos os jogos da 2ª fase, mesmo que estes tenham ocorrido ao mesmo tempo... Adiante.

    Eu até posso concordar que nos últimos 2/3 anos, tanto o Seixal como o Amora predominaram no escalão de 97, no entanto, não se pode daí concluir que sejam os melhores clubes da margem sul.

    O Corroios sempre teve história de jogar nos campeonatos nacionais de futebol 11, e os seus jogadores nos escalões de futebol 7 são preparados para o futebol de 11 e não são obcecados com os troféus. De qualquer das formas convém contrapor aqui algumas coisas ditas pelo amigo "Coach".

    1 - No jogo Amora-Corroios, houve, isso sim, um penalti mal marcado a favor do Amora no último minuto (nem souberam aproveitar o jeitinho do arbitro) e um penalti por marcar para o Corroios ainda na 1ª parte. Teria ficado 3-1...

    2 - No jogo Corroios-Amora, existiram dois (isso mesmo, DOIS) penaltis clarissimos - uma mao dentro da area e uma entrada por tras a frente do arbitro - a favor do Corroios que ficaram por marcar (desta vez o jeitinho foi um pouco maior).

    3 - Os golos do Amora foram TODOS obtidos através de ofertas tremendas da defesa do Corroios (1º - guarda redes do Corroios marca o pontapé de baliza para os pés avançado do Amora; 2º - bola aérea, o defesa do Corroios falha o cabeceamente, avançado do Amora isolado...; 3º - Corroios no ataque, perda de bola, alivio da defesa do Amora, falha de intercepção do defesa do Corroios, avançado do Amora isolado...

    Tudo isto para dizer que no jogo inteiro, nem uma jogada com nexo fizeram, predominou a filosofia do pontapé para a frente.

    3- No único ataque em que o Corroios conseguiu ligar os sectores e trocar a bola de pé para pé fizeram golo.

    Senti necessidade de comentar porque nem Seixal nem Amora são os papões que toda a gente pensa, e não convém vir analisar jogos e mandar bitaites sem saber do que se fala.

    Concluindo, desejo boa sorte a todas as equipas, estejam a disputar seja o que for, e peço aos pais para não exigirem títulos e exibições de sonho aos seus filhos pois quanto mais alto se sobe, maior a queda.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia a todos

    Sem querer alimentar qualquer tipo de polémicas, pois não é, nem o local, nem a minha forma de estar. Venho apenas clarificar dois ou três aspectos.

    1º Quando diz que os meus comentários o têm incomodado ultimamente, devo dizer-lhe que já não escrevia aqui há bastante tempo. Quanto ao facto de estar omnipresente, segundo a sua perspectiva, da mesma forma que o nosso amigo João tem as suas fontes, eu, também tenho as minhas. Agora se isso o incomoda paciência, pois até hoje nunca fui deselegante em relação a nenhuma equipa ou situação.

    2º Não vou entrar por esse ponto, arbitragem com ou sem favores, apenas vou referir as suas palavras. Se um clube prepara os seus jogadores para os Campeonatos Nacionais, e se num mesmo jogo, oferece 3 golos ao adversário é porque alguma coisa se passará na sua recuperação defensiva (em dois casos) e no início da sua organização ofensiva (noutro caso). Talvez os cinco golos sofridos contra o Beira-Mar em casa também tenham sido por outras faltas quaisquer!

    Quiça a preparação não esteja a ser a melhor e seja necessário ano após ano recorrer a recrutamento de atletas de outros clubes como é hábito dispensando um rol de atletas que foram "preparados" tendo em vista o Futebol de 11 e os Campeonatos Nacionais. Mas atenção, as coisas estão a mudar a hegemonia que detinham está a terminar e talvez no final desta época, pela primeira vez em muitos anos o Corroios poderá a vir a ter apenas uma equipas nos três Campeonatos Nacionais (Iniciados, Juvenis e Júniores). Oxalá isso não aconteça pois seria uma perda para o Futebol do Concelho do Seixal e do Distrito de Setúbal.

    Nunca disse que Amora e Seixal são as melhores equipas da Margem Sul, disse e afirmo que são as melhores equipas do Grupo A da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Infantis A. Mais, o Seixal foi Campeão em Escolas B (com estes atletas de 1997), em Escolas A os apurados para a Fase Final foram Amora e Seixal (Corroios disputou o 2º Complementar), Infantis B, o Seixal foi vencido na Final pelo Barreirense através da marcação de grande penalidades.

    Face ao historial deste escalão, é fácil constatar o porquê da superioridade destas duas equipas, ao longo de 4 épocas.

    Quanto à adjectivação que utiliza sobre a análise dos jogos não irei retorquir da mesma forma. No entanto, enquanto tiver disponibilidade para o fazer e o responsável do blog assim o entender continuarei a fazer essa mesma análise, contando para tal com aquilo que me é relatado por pais e amigos das equipas envolvidas.


    Com as mais cordiais saudações desportivas

    The Coach

    ResponderEliminar