Hoje foi muito interessante. Eu explico.
Estes torneios têm alguma piada, mais pelo convívio dos miúdos, porque também vão mais descontraídos, sem a pressão da vitória, serve para dar minutos a meninos que jogam menos, é também agradável ir ao centro de Estágios do Benfica (Seixal), apesar de não ter grandes condições para visitantes, enfim... é uma das boas vantagens de ter os miúdos na Escola Geração Benfica. São mais umas horas em que os miúdos estão juntos... divertidos, e só por isso é muito bom!
Depois, em termos desportivos e competitivos, não se tira dali grandes ensinamentos, mas não deixa de ser uma boa experiência. As equipas que participam nestes torneios vêm de várias escolas Benfica da Grande Lisboa, julgo que a maioria dos miúdos não está em competição oficial. E os campos também não são a melhor coisa. Muito pequeninos. Faz-se de um campo de futebol 11, 4 campos de futebol 7... ou seja, fica muito, muito apertado...
Ora, hoje o que houve de especial?
Bem, normalmente o «mister» levava 3 ou 4 miúdos da equipa principal, alguns dos miúdos que têm jogado menos e alguns miúdos da formação ou mesmo infantis B. Isto era o que acontecia no ano passado. E nessas condições, apesar da equipa do ano passado, que era muito mais fraca que a deste ano, ganhávamos os jogos quase todos. Julgo que nuns 15 jogos perdemos 2, ganhámos os outros todos!
Este ano o «mister» Fernando decidiu fazer uma coisa diferente. Inscreveu a nossa equipa num escalão acima. De miúdos nascidos em 1993 e 1994. Os nossos nasceram em 1997.
Ou seja, os miúdos que apanhamos nestes torneios, embora não sejam equipas muito rodadas, menos competitivas, são miúdos muito mais fortes fisicamente.
Hoje fizemos 2 jogos. O primeiro tinha alguns miúdos grandes, mas tinha outros como os nossos. Fomos muito superiores. Ganhámos 3-1.
O segundo é que tem mais para contar. Do grupo de "torres", uns 3 ou 4 com mais de 1,80m, dois deles com barba... uns calmeirões, digamos assim, que não eram nenhumas estrelas a jogar futebol, mas diria que não eram «toscos», sabiam alguma coisa de futebol.
Bem, começaram o jogo a massacrar. Sem darmos por isso já estávamos a perder 4-0...
Nós a trocarmos a bola... eles a recuperarem, e cada vez que iam lá à nossa área, faziam golo.
Os nossos miúdos não conseguiam fazer o seu jogo, os «calmeirões» metiam os seus 4 anos de vida a mais como vantagem... empurravam, puxavam, metiam o corpo em cima dos nossos, que se amedrontaram.
Mas não foi assim sempre.
A dada altura os nossos, sentindo-se espicaçados, começaram a trocar a bola. E esta é a parte boa. Os nossos, percebendo que agarrando-se à bola não tinham hipóteses, os calmeirões punham-se em cima dos nossos miúdos... não os deixavam jogar, com muito encontrão... . E como estes jogos não têm árbitro... era sempre a seguir! Foi preciso o «mister» Fernando ter de começar a falar para dentro de campo... porque os treinadores da outra equipa lá se mantinham, caladinhos... a verem miúdos de 16 anos a darem cacetadas em miúdos de 12... Não têm olhos na cara??? Não estavam a ver aquilo que todos viam? Dizia eu... os nossos vendo que não dava para jogar de outra forma senão trocando a bola de pé em pé... foi um espectáculo.
Bem, este foi o lado bom da coisa. é que os nossos miúdos começaram a jogar bem. Mas mesmo bem. Aquele futebol que eu ainda acredito que um dia vou ver esta equipa fazer de forma automatizada... mas que, por enquanto, só acontece de vez em quando.
A trocar a bola ao primeiro toque. Bem, o 6-2 e o 6-3 foram golos formidáveis... passes ao primeiro toque dentro da área adversária, e os «calmeirões» a tentarem ir às canelas mas sem hipóteses, os nossos trocavam com uma rapidez... foi absolutamente formidável.
Aqueles dez minutos finais foram o melhor futebol que já vi esta equipa fazer!
PARABÉNS MIÚDOS!!! Se vocês conseguissem jogar sempre assim...
INCOMPREENSÍVEL
Só não percebo uma coisa. Estes senhores que estão a orientar estas equipas das escolas Geração Benfica, supostamente têm formação para orientar os miúdos num sentido de aprendizagem para a prática de bom futebol, em termos técnicos e tácticos, mas, principalmente (digo eu) formar jovens como cidadãos...
Ora, quando temos miúdos de 16 anos, de barba feita, a ceifarem miúdos de 12 anos... o mínimo que se poderia esperar era que esses senhores passassem alguma mensagem para dentro de campo. Até porque se trata de torneios de brincadeira... aqueles resultados não contam para nada... são apenas isso... uma brincadeira! Para quê tanta cacetada???
E os senhores treinadores tranquilos... a olharem como se nada se passasse!!!! Foi preciso o «mister» Fernando se dirigir a eles a pedir alguma moderação... houve umas 4 ou 5 jogadas, envolvendo o Iuri, o Varandas e o Mário, em que a violência foi tal... que nós, pais, a ver nas bancadas metemos as mãos à cabeça... Numa dessas jogadas o Mário passou pelo meio de dois miúdos e foram os dois por trás com uma força... não sei se por instinto o Mário saltou e só lhe tocaram de raspão... mas podiam causar sérias lesões ao miúdo...
Uma vergonha.
Não digo que seja vergonha os miúdos darem cacetada... isso tem a ver com aquilo que aprendem, com aquilo que sabem fazer.. usam os recursos que têm... E nestas idades funciona mais o coração que a razão. às vezes excedem-se...
Acho uma vergonha é haver treinadores a verem jogo extremamente perigoso e ficarem caladinhos... Uma vergonha!
O Benfica é um grande clube. Devia seleccionar melhor as pessoas que aceita para representar as suas prestigiadas camisolas... Aquilo que vimos ontem não é tolerável! Seria o mesmo que ver os nossos filhos, de 12 anos, a darem cacetadas a miúdos de 8... inaceitável!
JPF.
Slideshow! Todas as fotos
Ver todas as entradas pelo tipo de assuntos
- Almada Cup (6)
- Análise jogo (42)
- ANTEVISÃO da Jornada (27)
- Artigos Desporto (24)
- AVISOS VÁRIOS (86)
- Calendário Jogos (14)
- COMENTÁRIOS (66)
- Compostela Cup (57)
- CROMOS (9)
- Estatisticas (7)
- Fotos (70)
- Fotos Jogos (53)
- FOTOS treinos (23)
- IDEIAS PARA O BLOG (9)
- LISTA MARCADORES (4)
- Ranking (12)
- Resultados e Classificação (77)
- TEMAS DE DEBATE (64)
- TROCAS (1)
- Vídeos (29)
sábado, 16 de janeiro de 2010
Torneio Escolas Benfica no Seixal 16JAN2010 (Análise)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário