Mas não. O céu manteve-se nebulado, mas não caiu uma pinga, o que foi muito bom!
As bancadas tinham muita gente... Os habituais, da parte do Almada, mas também muitos da parte do V. Milhaços. O que é bom!
O jogo começou às 09:30, ou 1 ou 2 minutos depois. Foi pontual o sr. Árbitro. O que me tramou, porque me atrasei, distraí-me a ler o jornal... e não apanhei aquela formatura inicial das 2 equipas para fotografar!
Vamos ao Jogo:
Resultado renhido: 4-3.
Este resultado tem uma história comprida!
Por partes:
O jogo começa com um V. Milhaços muito vigoroso, muito eficaz a defender e com momentos muito bons de troca de bola, ao primeiro toque. Gostei muito de ver esta equipa a jogar... Todos muito focados, concentrados e a darem o litro.
O Almada acanhou-se um bocadinho com esta atitude muito positiva do V. Milhaços, mas aos poucos foi subindo e manteve a postura de sempre... atacar, atacar, tentar fazer golo!
Corridas pela esquerda, corridas pela direita... A bola a chegar muitas vezes à área do V. Milhaços, mas as bolas a perderem-se sem perigo.
Defensivamente fomos perfeitos. Raras vezes o V. Milhaços chegou á nossa baliza com perigo. Julgo que ao longo da 1ª parte fez perigo uma ou duas vezes. Numa das vezes foi mesmo muito perigoso! Mas não deu em golo!
Lá na área do V. Milhaços deu-se aquela máxima, «tanta vez o cântaro vai à fonte que...» Bem, a dada altura a bola tinha que entrar.
O primeiro golo é uma jogada na área muito atabalhoada, o Iúri passa o adversário e chuta, mas a bola bate nas pernas de um jogador e vai a passar, enrolada... a entrar encostadinha ao poste (CALMA IÚRI, EU DISSE-TE QUE TINHA E TENHO MESMO, A FOTO DO TEU GOLO!!! JÁ METO, JÁ METO...)
1-0
O jogo continua muito mais ofensivo para o Almada, com 3 ou 4 jogadores a terem um papel fundamental, mais pela força e rapidez com que conseguiam «roubar» a bola aos adversários: Iúri, Mário, Gonçalo e Varandas...
Eui sei que já disse que não faria apreciações individuais aos jogadores, mas não posso deixar de mencionar o jogador que, na minha modesta opinião, marcou a diferença neste encontro: O Iúri...
Uma rapidez, uma força... ele ia atrás, ele vinha à frente.... incansável.
E estou muito à-vontade para elogiar o Iúri porque nos primeiros meses desta equipa achei que era um jogador que desperdiçava muitas jogadas.... porque insistia em correr pela linha e chutar sem ângulo... o que significa uma bola perdida... é impossível marcar golo quando a baliza nos aparece à frente com 30 centímetros entre postes...
E a verdade é que o Iúri mudou muito nas últimas semanas. Já tinha achado que no jogo do Pica foi um dos melhores, senão o melhor jogadore em campo... e hoje não tenho dúvidas nenhumas... foi decididamente o JOGADOR DO JOGO.
Fenomenal, como roubava as bolas... corria, corria, corria... passava a bola... ajudava a defender! Com um Iúri nesta forma... a equipa ganha muito!
Num jogo em que vários dos miúdos estavam apáticos, lentos, (o que não é costume---- mas é assim a vida... há dias em que acordamos assim) foi importante o papel do Iúri!
Bem, uns minutos depois, mais uma jogada perigosa na área... o Gonçalo mete a bola nos pés do Leo que, no sítio do penalti encosta a bola no cantinho...
2-0
O Almada continua a dominar... mas atenção... a dominar mas com muita dificuldade em fazer o seu jogo, porque estes miúdos do V. Milhaços estavam muito impetuosos. Houve até alguns momentos feios, com umas cacetadas pelas costas... mas tudo correu bem, o miúdo a pedir desculpas, o árbitro a apitar... Assim com fair-play é bonito ver!
Via-se que o Almada controlava o jogo... defendia bem, o Mário a fazer um excelente papel ao meio a não deixar subir os médios, a ajudar atrás quando eles conseguiam subir mais... o Varandas e o Iúri a ajudarem a defender também...
Confesso que não gosto muito de ver o Leo a jogar à frente! Desculpa Léo, Eu sei que tu gostas mais de jogar à frente Leo... não me leves a mal... é só a minha opinião. Eu sei que tu marcas sempre golos... mas tu à frente és apenas mais um jogador... atrás és um jogador fora de série... Também sei que a tua tranquilidade a olhar para a baliza, estando ali perto, acabas por fazer sempre golos, mas insisto: Atrás és muito, muito bom!
Bem, voltando ao jogo... o Léo faz o segundo golo e minutos depois marca um penalti que resulta de uma optima entrada do Gonçalo na área e a ser rasteirado por trás...
Como sempre, de pé esquerdo, com muita tranquilidade, a meter a bola no cantinho!
(TAMBÈM TENHO AS FOTOS DO TEU PENALTI LEO... ESTÂO ESPECTACULARES!!!! JÁ METO! JÁ METO!)
E obrigado por teres vindo comemorar o golo comigo! Fiquei orgulhoso!!!
És um puto espectacular! Abraços!
Bem, com o 3-0, a equipa do V. Milhaços foi-se abaixo. Desmotivou um pouco. E Nós tivémos algumas oportunidades perigosas!
Chega o Intervalo!
O sentimento ao intervalo é de confiança. Mas um bocadinho de pé atrás... já na primeira fase estávamos a ganhar 2-0... e o V. Milhaços fez o 3-2... ah pois é!!!
Bem, começa a segunda parte.... a equipa está muito mexida, mas é mesmo assim, já aqui o escrevi, os miúdos que são convocados devem jogar todos. Acho muito bem!
A verdade é que alguns miúdos estavam apáticos... não conseguiam parar as bolas dominadas... faziam mal os passes... o jogo está muito desgarrado
O V. Milhaços apanha a bola a meio campo, e há um miúdo, com o pé esquerdo, a meter a bola ao ângulo.
Um golaço!! Daqueles que se vê pouco!
O Henrique não tinha a mínima das hipóteses. É um golão... é um remate do meio da rua, mas bem colocado!
Bem...
3-1
O resultado não preocupa... nesta altura esperávamos até conseguir fazer o quarto golo, mas o V. Milhaços vai ganhando mais espaço, mais confiança...
E continua a jogar com muita impetuosidade. Que quero dizer com isto?
Não acho que seja aquele jogo muito feio como vimos no Barreirense... ou no Costa... mas os miúdos a meterem muito o corpo. Está ali na fronteira entre o jogo limpo e a falta... sempre a empurrarem... mas os nossos, ressentindo-se disso... é mais difícil jogar com umas carraças sempre a atirarem-se para cima de nós... lá iam conseguindo aguentar a pressão!
Ali em dois ou três momentos pareceu-me que o árbitro assinalou faltas nossas quando os nossos só reagiam de forma igual ao V. Milhaços... pareceu-me critério desigual... mas admito que seja a minha leitura inviezada, de quem apoia uma equipa!
Bem, a meio da segunda parte a nossa equipa reencontra-se... estamos nós agora a controlar o jogo de novo... mas numa jogada deles, um canto curto para trás, e sai um centro para a baliza, uma bola vem alta... e mais uma vez o Henrique não calcula bem a trajectória da bola. Só tinha que andar dois ou três passos para trás e levantar os braços. Mas não. ficou no mesmo sítio e atirou-se... a bola entra. Os miúdos desesperam!
é o 3-2!
A história parece estar a repetir-se!
O Almada sempre a pressionar mas os outros a marcarem...
Bem, o pior vem já quase no final do jogo. deviam faltar u ns 7 ou 8 minutos.
O V. Milhaços apanha a bola à entrada da nossa área... sai um remate rasteiro e.... é Golooooo!
3-3
Bem, é o desespero. Os miúdos ficam nervosos!
Da bancada, os pais começaram a gritar «Almada! Almada!» dando sinal de que nada estava perdido... ainda podíamos marcar, faltavam uns 5 minutos...
Insistimos, insistimos... muitas jogadas perigosas nossas... mas com o revés... eles a fazerem contra-ataques também perigosos...
Bem, naquele momento tudo podia acontecer. Nós queríamos mesmo marcar... mas, balanceados para o ataque... desguarnecíamos a defesa...
Numa jogada ofensiva, ganhamos um canto, e num centro alto o Santana vai lá de cabeça e atira à barra (SANTANA, para o ano que vem vais marcar muitos golos de cabeça... já atiraste, esta época, umas 4 bolas à barra... pró ano a baliza ´+e um bocado mais alta... essas bolas entram!!! EHEHEH!!!)
mas não desiste, e na recarga mete a bola lá dentro!
4-3
Joga-se um minuto e acaba o jogo!!!
Safa... jogo impróprio para cardíacos...
NOTAS FINAIS:
1º. Aquilo que me interessa mais: o jogo jogado! Vi uma primeira parte muito boa desde a defesa até à área, a trocarem bem a bola. nem sempre o faziam, alguns jogadores ainda insistem em querer resolver tudo sozinhos, quando é mais fácil passar a bola para trás... mas isto é o que venho a dizer desde o 1º dia. E que, temos de reconhecer, tem vindo a melhorar semana para semana. Cada vez trocamos melhor a bola.
E tem a ver com a atitude dos miúdos, não tem a ver com os adversários. Senão vejamos: Há uma semana, contra o Pica, a equipa era mais fraca que a nossa (mas é uma boa equipa... não menosprezem...) e trocámos bem a bola.
No mini-torneio do Benfica no Centro de Estágios do Seixal, tinhamos uma equipa superior à nossa (bem, miúdos nascidos em 1993/94... são juvenis... levam 4 épocas de avanço) e mostrámos que sabemos trocar a bola. Fizemos 10 minutos finais fabulosos. Se o jogo continuasse mais uns 10 minutos... não sei se não dávamos a volta ao resultado!
E Hoje, com uma equipa ao nosso nível, tivemos também uma primeira parte muito boa, a funcionar bem o jogo de equipa. Ou seja... começa a haver um padrão! Só nos falta manter este nível também nas segundas partes... o que não tem acontecido!
Quanto ao resultado... parece-me justo. Justo para nós, que me parece ter ficado claro que fomos a equipa que criou mais oportunidades, que teve mais posse de bola, que fez melhor futebol... mas justo para o V. Milhaços os 3 golos, porque foram uma equipa muito concentrada e com momentos de futebol muito bons!
Sinceramente, na primeira fase, quando perdemos com o V. Milhaços, senti que esta equipa tinha muito valor, e hoje confirmei-o! Parabéns ao V. Milhaços!
Do que vi até agora, é claramente uma equipa candidata ao 1.º lugar da série!
ARBITRAGEM
Sabem, estou neste momento a passar por um momento profissional em que se discute um método de
avaliação das pessoas. E há uma ideia essencial nesse processo: Nunca avaliar as pessoas com mbase num preconceito! Ou seja... avaliar as pessoas partindo logo com ideias feitas, «esta pessoa é isto, é aquilo... dizem-me que fez isto, que fez aquilo... parece que é isto... tem cara de ser aquilo...»
O preconceito mina a verdade da avaliação!
A nossa equipa, em relação a este árbitro, parte com preconceito, porque no jogo do Piedade o senhor portou-se muito mal...
A verdade é que pouco tenho a dizer da sua arbitragem neste jogo!
Houve pequenas coisas em que eu próprio tive dúvidas se actuou bem ou mal... pelo que nem vou perder tempo com isso!
Agora, há uma coisa que me irrita plenamente, que são os árbitros que dão demasiada importância aos pormenores.
Este, a dada altura, foi ameaçar o banco do Almada que se a bandeira de canto continuasse a cair com o vento que anulava o jogo...
Agora vejam a diferença. O da semana passada, eu estava junto à bandeira, eu próprio pus a bandeira em pé umas 10 vezes... que irritante... dizia eu, esse árbitro foi lá uma vez levantar a bandeira ele próprio e comentou comigo... «que chato, sempre a cair, já meti uma pedra lá dentro, mas não segura»...
Ou seja... a não dar importância àquilo. É só um pormenor!
Este dizia-se pronto a anular um jogo por causa de uma bandeira caída.
Vai desculpar-me, senhor árbitro, mas isso não é incompetência... é mera infantilidade!!!
Deixem-me dar um exemplo para mostrar o ridículo:... é como aqueles polícias que multam uma pessoa que estacionou o carro num traço contínuo para salvar uma vida... e o homem insiste: «Aqui é proibido estacionar!»
- «Mas já lhe disse, vinha na rua e vi aquele homem a atirar-se do telhado... consegui evitar que se matasse!» - «Não me interessa, veja aqui o Código da Estrada... traço contínuo...» insiste o polícia.
enfim... As pessoas que não sabem distinguir o que é verdadeiramente importante daquilo que não passa de detalhe... arriscam-se a ser injustos, às vezes ridículos!
De qualquer forma,
Em termos globais, pareceu-me uma boa arbitragem!
Não conversei com a equipa técnica... não sei se voltou a fazer ameaças no balneário como fez no Piedade...
JPF.
Anónimo disse:
ResponderEliminarResultados 2ªFase
Corroios 0-5 Beira-Mar
Amora 6-1 Sesimbra
Seixal 2-0 Costa
então e agora não comentam os resultados desta jornada da 2ª fase... isso chama-se falta de imparcialidade.. podiam fazer como dantes... elogiar o corroios e criticar o costa.... enfim não vale apena não é...
ResponderEliminarComentarei sim senhor!
ResponderEliminarQuando tiver tempo!
Ou pensa que a minha vida é o blog????
ai, ai... que gente tão precipitada... que rapidez a julgar as pessoas!!!
tenham calma... descontraiam... porque levam isto tanto a sério???
Que tristeza...
Saudações Desportivas
ResponderEliminarA 2ª Fase do Campeonato Distrital de Infantis A - Grupo A, está ao "rubro". Após a 4ª jornada há 4 equipas separadas por apenas 2 pontos.
Nesta jornada verificou-se um resultado surpreendente, com o Corroios a ser copiosamente derrotado em casa pelo "super" Beira-Mar, por 5 bolas sem resposta. O Corroios, talvez tenha feito a sua pior 1ª parte da época e o Beira Mar, que jogou muito bem, aproveitou e chegou com facilidade os 4-0. Na segunda parte o jogo foi mais equilibrado e apenas se viria a obter mais um tento a favor do Beira-Mar. Com este resultado o Beira-Mar lidera isolado este Grupo A.
O Seixal e o Amora levaram de vencida os seus adversários de forma natural. No entanto, e apesar dos 6-1, o Amora apenas a meio da 2ª parte conseguiu o seu 3º golo e a partir daí embalar para uma goleada frente a um Sesimbra frágil e sem soluções atacantes. O Seixal, ganhando por 2-0 aos Pescadores ascendeu ao 2º lugar por troca com o Corroios.
Na próxima jornada o Corroios desloca-se à Costa onde irá tentar trazer os 3 pontos da vitória, no entanto, veremos como a equipa reage após a goleada caseira sofrida este fim de semana. O Seixal desloca-se a Sesimbra e deverá vencer sem dificuldades de maior. No jogo da jornada, o líder Beira-Mar recebe o Amora num jogo que poderá definir o "campeão" da 1ª volta. Se, por um lado, o Beira-Mar está a fazer uma 2ª Fase de grande nível, por outro o Amora tentará limpar a má imagem da derrota caseira frente ao Corroios.