Slideshow! Todas as fotos

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

BLOG DEMOCRÁTICO






Já o disse em tempos, este blog não é nada democrático.



Que quero dizer com isto?

Gostamos da participação de todos, mas não queremos mensagens ofensivas. Principalmente porque não queremos passar para os miúdos algum clima de baixa discussão. 

Recebi uma mensagem, supostamente, de pais do Costa, que não gostaram de algo que escrevi.

Bem, antes de mais, cumpre-me pedir desculpas se por acaso faltei ao respeito a alguém... eu julgo que não, mas admito que possa ter ferido sensibilidades. às vezes acontece.

Tem a ver com a irracionalidade que marca esta paixão pelo futebol.
 
Ontem ouvia na TSF, um cientista israelita que estuda o comportamento das pessoas e procura corrigir as «más decisões» das pessoas, partindo de uma constatação científica que afirma ter provado por experimentação, de que os humanos tomam decisões erradas em determinadas situações... e não conseguem fugir a elas, apesar de terem a perfeita noção que são erradas.

Um exemplo que todos nós percebemos, o consumismo. Quantas vezes não gastamos dinheiro em coisas que não precisamos. Mas não conseguimos evitá-lo. Sabemos que foi má decisão. Mas vamos repeti-la sucessivamente ao longo das nossas vidas.

E o cientista deu outro exemplo, mais ou menos isto:  «Você é do Benfica e não gosta do FC Porto... Vai dizer coisas erradas, objectivamente erradas, vai sempre dizer que o Porto jogou sujo, quando se pode comprovar que não o fez. Mas você vai ver sempre dessa forma. Não consegue afastar-se dessa decisão... que é errada»

Ora, conto isto para explicar que, de facto, nem sabia que havia estudos científicos sobre isto, mas no futebol movemo-nos pela paixão e a razão às vezes fica para segundo plano, e está provado científicamente que há assuntos em que não conseguimos decidir bem! Cometemos erros. Vemos de forma enviezada... o Futebol é um exemplo clássico! 
Nunca seremos capazes de assumir que o ábitro nos ajudou... nunca!


É errado. Todos sabemos que é errado. Mas não conseguimos evitá-lo!

Ora, passada esta explicaçao para opiniões que às vezes podem ser pouco irracionais, o que tenho a dizer aos pais do Costa:

1.º Se escrevi alguma coisa que vos melindrou. As minhas desculpas. Sinceras. Não é esse o meu objectivo neste blog. Jamais pensei ofender as pessoas.

2.º Este é um blog em que se apresentam opiniões.  As opiniões são sempre subjectivas. Por isso peço sempre que participem, que partilhem opiniões. Versões diferentes enriquecem o nosso conhecimento.

3.º Quanto ao Costa, julgo que aquilo que tenho escrito é aquilo que penso da equipa. Uma equipa muito forte defensivamente mas com muitas fragilidades em termos ofensivos. E que esse desequilíbrio pode resolver jogos em alguns momentos, mas não consegue jamais atingir grandes resultados, porque lhe falha uma postura ofensiva eficaz. É uma opinião que tenho e a repito. Mas admito que me digam o contrário. É só uma opinião.

4.º  Quando dizem que corto opiniões, é verdade. Quando são ofensivas, corto-as mesmo! E desculpem-me... essa vai ser a regra. Se este fosse um blog só de adultos, não tinha problemas nenhuns em deixá-las... aliás foi o que eu fiz inicialmente. mas depois de bem aconselhado por algumnas pessoas, decidi cortá-las. Era o que faltava... alimentar os miúdos com rancores mesquinhos... Seria um erro muito grave deixar esses comentários!

5.º Não temos inveja nenhuma das equipas que passaram à 2ª fase. Obviamente gostávamos de ter passado. Mas a verdade é que não passámos. E se leram bem o que tenho escrito, tenho dito que a culpa foi só nossa! Falhámos em vários momentos. Não tenho qualquer rancor. Estou a a apostar na vitória do Corroios. Porque foi a melhor equipa da nossa série na 1ª fase. Na minha opinião!
O Beira-mar é uma boa equipa também, e tem feito uma boa 2ª fase. O Costa, como sempre disse, e é só a minha opinião, tem um guarda-redes absolutamente fora-de-série... e que faz metade da equipa! Não vi nada de especial em termos ofensivos. Golos de bola parada.
Aliás, vê-se na tabela classificativa... é uma equipa que sofre poucos golos e que marca pouco! é só isto que tenho a dizer do Costa. isto qu digo é Ofensivo? Ficam magoados com isto? Eu admito perfeitamente que os senhores digam que acham que o Almada joga mal por isto e por aquilo e aqueloutro... Podem escrever aqui que acham que a nossa equipa é fraca nisto e naquilo... isto são argumentos. Não chateia nada!

Outra coisa é dizerem que temos manias,,.-.. arrogãncia, isto e aquilo...   já são comentários que me parece não trazem nada de bom à discussão... Mas enfim, as palavras ficam para quem as profere!


Sobre este comentário que me deixaram:

«PS. o simbolo do SLB que tanta vaidade vos causa custa-vos 50€/mes não é fruto nem de qualidade nem de mérito.. negócio e ostentação... fachada simplesmente! »

Posso dizer-vos, com toda a sinceridade, a minha opinião:

Quando levei o meu miúdo para esta escola também tinha esta dúvida. Muita gente me dizia. «Isso é só para fazerem dinheiro»
 Bem, entrei naquilo com alguma desconfiança. Será? Será apenas uma coisa para alguns ganharem dinheiro e depois é em tudo igual ao que se faz nos outros clubes?

Bem, hoje, época e meia passada, tenho já algumas respostas: Não. Não é só fazer dinheiro! Há um trabalho muito bem pensado, há técnicos bem formados, há uma filosofia, uma metodologia... 

É simples: perguntem a alguns miúdos o que acham. Como eram os seus treinos no clube onde estavam e como são os treinos agora.

Sabem o que vos dizem os miúdos? Que evoluíram muito. Que aprenderam muito. Que havia muitos aspectos que são trabalhados que no clube anterior nunca foram feitos... etc etc etc...

E, podem perguntar-me: «Vale a pena pagar isso para essas vantagens?»

A minha resposta: «Vale sim senhor!»

E porquê?

Porque tenho um filho que é feliz no clube onde está. Um filho que adora estar com os miúdos da equipa,. Que adora o ambiente no clube.
Que se está nas tintas para os resultados, há coisas mais importantes!

E poderão os senhores insistir em que ficámos no Complementar e que a vossa equipa passou à 2ª fase. 
 
Não me chateia nadinha. Pode irritar muita gente. Mas a mim não me incomoda absolutamente nada. e sabem porquê? Porque o mais importante para mim é ter um filho que é feliz na equipa onde joga. Que está sempre entusiasmado por ir treinar em cada dia. Que gosta de estar com os seus amigos. Que joga numa equipa onde todos os miúdos jogam. Todinhos. Não há jogadores no banco que não entram para se segurar resultados...  Nao há ganâncias de ganhar jogos e apelos aos miúdos para jogar feio... não há manhas para atingir resultados... pontapés para fora para queimar tempo... nada disso.

Perdemos vários jogos, mas jogámos sempre da mesma maneira. Tentar atacar, atacar bem... jogar limpo.  sem porradas, sem manhas, sem queimar tempo... sempre igual!

E isso dá-me muito orgulho!
Outros pais pensarão de forma diferente. Eu penso assim. 

Se me perguntarem, mas não preferia que a sua equipa ganhasse mais jogos? Gostava sim. Mas à custa de quê? à custa de miúdos ficarem no banco sem jogar? à custa de jogo feio? 

Não. Sinceramete que não.
Prefiro mesmo perder. A sério. Prefiro perder um jogo em que tentámos ganhar de forma limpa mas não fomos capazes! E no fim reconhecemos que os outros foram  melhores.

E não sou daqueles que acham que temos azar, que os árbitros nos prejudicaram. Se em 11 jogos oficiais perdemos 5 jogos, a culpa é só nossa. Não jogámos suficientemente bem!

Agora, prefiro perder a ganhar jogos a jogar mal e com manhas.

Não quero o meu filho a aprender a má escola da vida... volto a repetir: «ESTOU-ME NAS TINTAS PARA OS RESULTADOS»

O que é importante é a felicidade dos nossos filhos.

E, sinceramente, não vi noutros clubes o ambiente que vejo entre os miúdos no Almada.
E o mérito disso pertence a meia dúzia de pessoas, a equipa técnica da Escola Geração Benfica.

Felicidades desportivas para todos os miúdos!
E, por favor, deixem-nos divertirem-se a jogar...

Não liguem tanto aos resultados... Já o escrevi tantas vezes... daqui a dois anos ninguém se lembra dos resultados...  mas garanto-vos que um miúdo frustrado por não ter tido oportunidade de jogar... um miúdo angustiado por ter sido repreendido com má educação por um treinador por ter errado... isso os miúdos jamais esquecerão!

Favoreçam o desportivismo... incentivem os miúdos a divertirem-se em campo! Isso sim, é verdadeiramente importante!!!


PS: Já agora, há outra dúvida que manifestaram, em tom de coisa estranhíssima, em jeito de mistério, eu esclareço. Aqui não há segredos:  É verdade que consigo ter apreciações sobre jogos que acontecem à mesma hora a que estou a ver o Almada a jogar. E sabe porquê??

Não., não sou maluquinho para andar a percorrer os campos... tenho mais o que fazer...  só que nesta coisa de acompanhar os nossos filhos, vamos fazendo amigos. É verdade. Tenho vários amigos que são pais de miúdos que jogam noutros clubes. Alguns até no Costa... ah pois é!
Quanto ao comentário que viu do jogo do Piedade, não há mistério, foi o pai de um menino do Piedade. que semanalmente vamos falando... que inclusivamente contribui com comentários muito interessantes neste blog... Como Vêem... não há mistérios...

Tenho amigos que são pais de miúdos no Charneca, no V. Milhaços, no Corroios, no Piedade, no Costa, no Beira Mar...  no Arrentela... enfim... se eu tivesse tempo podia ter apreciações muito mais alargadas sobre outros jogos. Mas não tenho tempo para isso! Bastava-me fazer uns telefonemas.


Termino como comecei!
Não criei este blog para criar animosidades, para alimentar rancores...
Por isso, volto a dizer, peço desculpa se feri sensibildades... se o fiz não me apercebi disso. E a única explicação será esta nossa irracionalidade quando se trata de futebol!

Felicidades e uma excelente segunda fase para o Pescadores!

Nós cá continuaremos no nosso «Complementarzinho» irrelevante... mas a divertir-nos muito a ver os nossos filhos felizes a jogar futebol! É a única coisa que me interessa...

Façam o favor de serem felizes!

Helena deixou um novo comentário 








Olá J.P.!
Eu também prefiro ver o meu filho feliz nesta equipa técnica, a crescer aprendendo a jogar "limpo", a evoluir, a saber responsabilizar-se TAMBÉM pelos resultados escolares e, a trabalhar em equipa apesar de estar no "complementarzinho"!!!
São e, fazem uma ÓPTIMA equipa tendo mais um privilégio ENORME que é ter um "jornalista-fotógrafo" particular, OBRIGADO João e, continue com o seu blog apesar de por vezes não conseguir agradar a tróia e a troianos...
Um abraço e, até sábado
Helena





JPF escreve...

Obrigado Helena.
Há coisas que só valorizamos depois de as vivenciarmos.
Houve tempos em que também eu só queria que a equipa do meu filho ganhasse. Ficava mesmo chateado quando perdiamos.
Hoje mudei completamente a atitude.
Fico triste quando perdemos, mas sempre tranquilo ao ver a amizade entre os miúdos, o espírito de grupo, as brincadeiras entre eles! Haverá algo mais importante que a felicidade dos nossos filhos?

De certeza que não serão os resultados dos jogos mais importantes... Quem defenda uma equipa vencedora vendo o seu filho triste,  frustrado, desambientado... deve ser louco!

1 comentário:

  1. Olá J.P.!
    Eu também prefiro ver o meu filho feliz nesta equipa técnica, a crescer aprendendo a jogar "limpo", a evoluir, a saber responsabilizar-se TAMBÉM pelos resultados escolares e, a trabalhar em equipa apesar de estar no "complementarzinho"!!!
    São e, fazem uma ÓPTIMA equipa tendo mais um privilégio ENORME que é ter um "jornalista-fotógrafo" particular, OBRIGADO João e, continue com o seu blog apesar de por vezes não conseguir agradar a tróia e a troianos...
    Um abraço e, até sábado
    Helena

    ResponderEliminar