Slideshow! Todas as fotos

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CROMOS: Vamos fazer umas continhas por alto

Antes de mais quero deixar bem claro que adorei a ideia dos cromos, que sempre fui defensor da ideia, e que achei muito bem que tivessem levado a iniciativa àvante!


Agora.Entre uma brincadeira, que desse alguma receita ao clube e animasse a comunidade desportiva, e um «negócio», no mau sentido da palavra.... vai uma grande diferença.

Ora, vamos lá fazer umas continhas por alto:


Eu acredito que o trabalho da concepção da caderneta, as fotos, a gráfica, tenha sido pago com os muitos patrocínios que enchem quase 50% da caderneta!  E que agora a venda dos cromos reverta receita para o clube. Imagino eu!

São 260 cromos. Envolvem 260 atletas.
Vamos partir do princípio que pelo menos 200 pessoas vão fazer a colecção... já admitindo que alguns não têm pachôrra para aquilo, mas que outros comprarão (como treinadores e directores) não contando como parte dos 260 cromos...

Ora, se cada carteirinha custa 50 cêntimos, cada cromo são 10 cêntimos.

Para se concluir a caderneta são precisos 260 cromos, mas alguns acabamos por trocar com amigos... bem, eu acharia razoável que cada pessoa gastasse uns 60, 70 euros para concluir a caderneta. Ou seja, para ter 260 cromos compraria entre 600 a 700 cromos...

Apesar de mesmo assim já ser bastante caro... acharia admissível. Considerando já a questão social, de estarmos a sentir que com aquilo ajudamos o clube. Eu tenho comprado 5 euros cada vez que vou a um treino... contava daqui a um mês ou dois ter a caderneta completa.

Agora... se me volta a acontecer o mesmo que aconteceu ontem... compro 50 cromos... e desses 50... 29 são repetidos... Depois chego a casa e começo a colar na caderneta e ainda descubro mais uns 7 ou 8 repetidos... quer dizer... parece-me um abuso! Houve um senhor veterano que me saiu em cinco bolsinhas seguidas... 

DAS DUAS UMA. Ou aquilo tem de ser baralhado antes de ser colocado à venda...  e a coisa resolve-se... ou se vai ser sempre assim, confesso-vos... a próxima vez que gastar cinco euros será a última!

MAS VOLTEMOS ÀS CONTAS:

Imaginando que cada uma das 200 pessoas gastava uns 70 euros para acabar a caderneta, teríamos 14 mil euros. Bem, não é nenhuma fortuna... mas a iniciativa tinha conseguido o seu propósito, animar a comunidade desportiva em torno do clube e alguma receita...

Agora, se estão porventura à espera que uma pessoa gaste 150, 200 ou 300 euros para concluir uma caderneta....   devem estar doidos! Obviamente as pessoas vão desistir rapidamente... e a brincadeira acaba mal para todos!

Espero que tenha havido bom senso na definição da distribuição dos cromos... e eu tenha tido apenas azar nas últimas 10 carteirinhas que comprei..

Felicidades!


JPF.

Sem comentários:

Enviar um comentário