Vamos à Internet e procuramos: "Lise Ístmica"... Bem. É um susto!
Por palavras simples, diria que é uma espécie de fractura na vértebra, no caso do Mário na L5, zona lombar.
Aí está a razão das dores.
A razão, tudo indica, é congénita. Já nasceu com aquilo, foi agora com o crescimento que se terá criado o constrangimento muscular. E as dores.
A solução? Bem, parece haver uma única solução: reforçar todos aqueles músculos da região lombar. É a única forma de reduzir a dor.
Riscos por praticar desporto? Há desportos com movimentos lombares muito violentos que são desaconselhados para estes casos médicos, mas o futebol não é contraindicado. Ou seja, uma óptima notícia.
«Podes treinar, podes jogar, tu é que sabes quando não podes. Se te doer... é melhor parar...» diz o médico.
Que temos de fazer agora? Nada de especial, muito exercício lombar, dorsal e abdominal. O Mário vai ter de se habituar por toda a sua vida a ter bons músculos naquela zona. Bem fortalecidos. Se o fizer, não sente dor, não tem qualquer problema. Faz uma vida normalíssima.
E agora?
Simples. Volta a treinar, faz tudo normal, desde que não tenha dor. Quando tiver dor, tem de parar, panos muito quentes no local, benurons e tratar de reforçar a zona muscular! Simples não é?
Aquilo que cheguei a temer fosse uma coisa muito chata (às vezes estas buscas na Internet assustam-nos, porque todos os problemas médicos têm vários níveis. O do Mário não será assim tão grave! Graças a Deus) afinal é, diz o médico, muito comum. Há dezenas de milhares de pessoas com problemas destes. Uns mais graves, outros menos!
O médico que o viu hoje foi muito claro: «Mário a tua vida está nas tuas mãos. Eu não tenho dores, a tua mãe não tem dores, o teu pai não tem dores... tu é que sabes se queres ter dores ou não! Se não quiseres ter dores, vais ter de te aplicar. Vais ter de fazer muito exercício físico, muita ginástica para esses músculos, ou natação! Tu é que sabes».
Bem, a verdade é que saímos da Clínica muito motivados...
Ufa... a vida prega-nos cada partida!!!!!
COMENTÀRIOS
N disse...
Força Mário... os misters da Geração Benfica Almada estão sempre por perto para te ajudar... já sabes que podes contar com todos nós... Abraço
Tiago Coelho e toda a equipa da Geração
6 de Maio de 2010 23:38 Jose carvalho, pai do Ricardinho disse...
Fiquei muito contente com a noticia de que o Mario não sofre de qualquer lesão grave, parece que basta fortalecer os musculos. Então, Mario somente depende de ti e de alguém te ajude na preparação fisica. Estavamos todos a torcer por ti, mas todos mesmo, porque realmente faz falta ao futebol, és um exemplo para todos os jovens, és leal, és rápido, transpira futebol por todos os poros, és humilde (nunca deixes de ser), és lutador e não dás cacetada. `foste provavelmente dos melhores médios, esta época do distrito de Setúbal em Infantis "A", sem esquecer também o meu grande amigo Gonçalo. E, como capitão sabes dar o exemplo, força campeão, esparamos por ti brevemente, tenho esperança que ja no próximo jogo.Boa Sorte.
Não queria deixar de pronunciar sobre a preparação fisica, como ela é tão importante, não estou a dizer que foi a falta de preparação fisica durante a época que evitou que o Mário jogasse menos, mas ( e ja sei que serei penalizado ou o meu filho por dizer aquilo que penso, mas paciencia)insisto que faltou preparação fisica a nossa equipa e mais agressividade e, não me venham dizer que isso esta com natureza de cada, porque a agressividade também se adquire, basta puxar pelos miudos, Pois se assim não for, com treinos mais intensivos, seja no capitulo da preparaçºao fisica ou agressiva e de pressão, não vamos conseguir grandes resultados. Basta assistir a treinos de outras equipas Infantis "A".
Um grande abraço para todos.
JPF escreve:
Obrigado pelo apoio.
Aliás tenho que agradecer a todos, da nossa comunidade Almada/SLB, todo o apoio que deram.
É verdade que tive momentos em que fiquei muito assustado com a questão, e provavelmente fechei-me um pouco! Mas quando não temos certezas das coisas... é melhor esperar e estar caladinho... rezar para que tudo seja pelo melhor! E felizmente...
Quanto ao resto, caro José Carvalho, agradeço-lhe muito as palavras de apoio e posso dizer-lhe, com grande à-vontade, que não deve ter problemas em dar a sua opinião sobre as coisas. Posso dizer-lhe que tenho este blog há quase dois anos... tenho dado sempre a minha opinião... e algumas vezes opinião contrária à dos «misters» e nunca, nunca, nunca uma vez me chamaram à atenção por alguma coisa.
Simplemente me dizem, como é normal em pesssoas adultas e responsáveis, que têm opinião diferente!
E é assim mesmo que tem de ser!
Quanto ao assunto, também tenho de reconhecer que mais um bocadinho de preparação física dos nossos miúdos teria feito diferença em alguns resultados. mas também lhe digo aquilo que sempre ouvi: O objetivo desta escola de formação não é só os resultados. É a formação. E se calhar o tempo que os nossos miúdos estiveram com a bola nos pés em vez de andarem a «encher», pode vir a fazer diferença agora daqui para a frente... Agora sim, vão ter treinos mais duros, mas já têm a técnica...
é uma opinião!
Abraços!
Boa tarde,
Mário força miudo, fazes faltas por todos os aspectos que já foram aqui mencionados, e tambem os teus colegas sentem a tua falta. Beijinhos e ainda bem que não é nada grave, força na preparação de reforço desses musculos.
Isabel / Iuri
Caro José Carvalho...
Trabalhar a denomindada "preparação física", é sem dúvida um elemento importante no treino... no entanto a capacidade de integra-la naquilo que é metodológicamente fundamental para estes atletas, nem sempre salta à vista de quem não está por dentro ou não planeia... vou-lhe dar um exemplo.
Trabalho de força:
Antigamente a força dos membros inferiores era constantemente trabalhada em exercícios descontextualizados, como por exemplo saltar barreiras até à exaustão ou subir e descer escadas ou objectos com determinada altura... não criticando quem faz esse tipo de treino, o que é certo é que os meninos ficavam mais rápidos, sem bola, rematavam com mais força, sem técnica e direcção, e saltavam mais alto, mas fora de tempo...
Ora olhando um pouco para o que se passa na EFBAlmada, contabilize quantos remates em força os nossos atletas fazem por treino depois de uma situação de velocidadse complexa ou de uma situação de jogo em que têm de decidir no espaço e no tempo e ainda assim fazer um sprint para a baliza e depois ramatar a 15/20 metros de distância... não parece muito, agora vamos repetir a acção 10x... mas o verdadeiro enriquecimento não está na acção mas sim na percepção-acção, ou seja, eles captam, analisam e agem repetidamente, mas sempre de maneira diferente quanto ao contexto, mas de forma igual quanto aos objectivos...
Acredito que nem sempre seja possivel identificar isso nos nossos treinos, a verdade é que eles estão lá, e são muito mais motivadores e entusiasmentes para quem os pratica...
Quanto ao treino de outras equipas de inantis "A", posso falar um pouco de algo que me aconteceu à dois anos atrás...
Tinha ums equipa de competição de infantis A, bem, eramos mesmo uma grande equipa, chegámos à fase final, com todas as melhores quipas do distrito, a verdade é que jogávamos muito bem, tanto colectivamente como individualmente conseguiamos fazer coisas que mais nenhuma equipa fazia, mas no entanto as outras equipas eram fisicamente mais fortes, e nós mostrávamos futebol, criávamos situações de golo, tinhamos uma capacidade de manutenção da posse de bola incrivél, sem dúvida uma grande quipa de jovens. mas não vencemos nada, alguns jogos, mas títulos..., nada. No entanto posso dizer-lhe uma coisa que para nós tem muito mais siginificado... no ano seguinte tinha 8 atletas dessa equipa na selecção de setúbal, mais 6 do que qualquer outra equipa que atingiu a fase final ou se sagrou campeã...isto apenas para dizer... que a condição física no futebol de jovens tem uma fatia muito mais pequena do que a técnica, do que o conhecimento, do que a psicologia... mas também lhe garanto que se observamos de forma cuidada, ela está lá toda inserida nas nossas tarefas... e gosto de caracterizar o nosso trabalho na EFBA com esta frase do professor Duarte Araújo no seu livro, "A tomada de decisão"...
"... Mais do que levar informação para dentro do jogo, temos de proporcinar condições para os nossos atletas interpretarem a informação que está dentro do jogo...!
Abraço e Cumprimentos
Tiago Coelho
EFBALmada
Quando pensamos que tudo está negro, aparece uma estrelinha que nos ilumina e nos dá orientação no caminho que temos de seguir.Junto com a tua estrelinha tens os teus amigos,aqueles que te admiram e apoiam.Força Mário, agora vamos em frente,toca a andar.
Muitos beijinhos da João e um abraço do Rafa.Até amanhã.
tens de recuperar omais rapido possivel ja sentimos a tua falta.as melhora,força tu es capaz.
Leo
Força Mário... os misters da Geração Benfica Almada estão sempre por perto para te ajudar... já sabes que podes contar com todos nós... Abraço
ResponderEliminarTiago Coelho e toda a equipa da Geração
Fiquei muito contente com a noticia de que o Mario não sofre de qualquer lesão grave, parece que basta fortalecer os musculos. Então, Mario somente depende de ti e de alguém te ajude na preparação fisica. Estavamos todos a torcer por ti, mas todos mesmo, porque realmente faz falta ao futebol, és um exemplo para todos os jovens, és leal, és rápido, transpira futebol por todos os poros, és humilde (nunca deixes de ser), és lutador e não dás cacetada. `foste provavelmente dos melhores médios, esta época do distrito de Setúbal em Infantis "A", sem esquecer também o meu grande amigo Gonçalo. E, como capitão sabes dar o exemplo, força campeão, esparamos por ti brevemente, tenho esperança que ja no próximo jogo.Boa Sorte.
ResponderEliminarNão queria deixar de pronunciar sobre a preparação fisica, como ela é tão importante, não estou a dizer que foi a falta de preparação fisica durante a época que evitou que o Mário jogasse menos, mas ( e ja sei que serei penalizado ou o meu filho por dizer aquilo que penso, mas paciencia)insisto que faltou preparação fisica a nossa equipa e mais agressividade e, não me venham dizer que isso esta com natureza de cada, porque a agressividade também se adquire, basta puxar pelos miudos, Pois se assim não for, com treinos mais intensivos, seja no capitulo da preparaçºao fisica ou agressiva e de pressão, não vamos conseguir grandes resultados. Basta assistir a treinos de outras equipas Infantis "A".
Um grande abraço para todos.
Boa tarde,
ResponderEliminarMário força miudo, fazes faltas por todos os aspectos que já foram aqui mencionados, e tambem os teus colegas sentem a tua falta. Beijinhos e ainda bem que não é nada grave, força na preparação de reforço desses musculos.
Isabel / Iuri
tens de recuperar omais rapido possivel ja sentimos a tua falta.as melhora,força tu es capaz.
ResponderEliminarLeo
Caro José Carvalho...
ResponderEliminarTrabalhar a denomindada "preparação física", é sem dúvida um elemento importante no treino... no entanto a capacidade de integra-la naquilo que é metodológicamente fundamental para estes atletas, nem sempre salta à vista de quem não está por dentro ou não planeia... vou-lhe dar um exemplo.
Trabalho de força:
Antigamente a força dos membros inferiores era constantemente trabalhada em exercícios descontextualizados, como por exemplo saltar barreiras até à exaustão ou subir e descer escadas ou objectos com determinada altura... não criticando quem faz esse tipo de treino, o que é certo é que os meninos ficavam mais rápidos, sem bola, rematavam com mais força, sem técnica e direcção, e saltavam mais alto, mas fora de tempo...
Ora olhando um pouco para o que se passa na EFBAlmada, contabilize quantos remates em força os nossos atletas fazem por treino depois de uma situação de velocidadse complexa ou de uma situação de jogo em que têm de decidir no espaço e no tempo e ainda assim fazer um sprint para a baliza e depois ramatar a 15/20 metros de distância... não parece muito, agora vamos repetir a acção 10x... mas o verdadeiro enriquecimento não está na acção mas sim na percepção-acção, ou seja, eles captam, analisam e agem repetidamente, mas sempre de maneira diferente quanto ao contexto, mas de forma igual quanto aos objectivos...
Acredito que nem sempre seja possivel identificar isso nos nossos treinos, a verdade é que eles estão lá, e são muito mais motivadores e entusiasmentes para quem os pratica...
Quanto ao treino de outras equipas de inantis "A", posso falar um pouco de algo que me aconteceu à dois anos atrás...
Tinha ums equipa de competição de infantis A, bem, eramos mesmo uma grande equipa, chegámos à fase final, com todas as melhores quipas do distrito, a verdade é que jogávamos muito bem, tanto colectivamente como individualmente conseguiamos fazer coisas que mais nenhuma equipa fazia, mas no entanto as outras equipas eram fisicamente mais fortes, e nós mostrávamos futebol, criávamos situações de golo, tinhamos uma capacidade de manutenção da posse de bola incrivél, sem dúvida uma grande quipa de jovens. mas não vencemos nada, alguns jogos, mas títulos..., nada. No entanto posso dizer-lhe uma coisa que para nós tem muito mais siginificado... no ano seguinte tinha 8 atletas dessa equipa na selecção de setúbal, mais 6 do que qualquer outra equipa que atingiu a fase final ou se sagrou campeã...isto apenas para dizer... que a condição física no futebol de jovens tem uma fatia muito mais pequena do que a técnica, do que o conhecimento, do que a psicologia... mas também lhe garanto que se observamos de forma cuidada, ela está lá toda inserida nas nossas tarefas... e gosto de caracterizar o nosso trabalho na EFBA com esta frase do professor Duarte Araújo no seu livro, "A tomada de decisão"...
"... Mais do que levar informação para dentro do jogo, temos de proporcinar condições para os nossos atletas interpretarem a informação que está dentro do jogo...!
Abraço e Cumprimentos
Tiago Coelho
EFBALmada
Maria joão
ResponderEliminarQuando pensamos que tudo está negro, aparece uma estrelinha que nos ilumina e nos dá orientação no caminho que temos de seguir.Junto com a tua estrelinha tens os teus amigos,aqueles que te admiram e apoiam.Força Mário, agora vamos em frente,toca a andar.
Muitos beijinhos da João e um abraço do Rafa.Até amanhã.
Força Mário, é bom ter-te de volta !
ResponderEliminarAguardamos ansiosamente as melhoras do André Figueiredo, do Kardy (que também não se livra das lesões) e do Juninho (que também tem estado impossibilitado de treinar).
Não resisto a comentar a questão da preparação física.
Como refere o João Pedro, naturalmente nunca haverá qualquer tipo de penalização ou bonificação para quem emite opiniões qualquer que seja a sua natureza.
Reitero a opinião do Tiago Coelho, não temos subido bancadas, nem corrido na praia, mas temos treinado muito as capacidades motoras, sobretudo a coordenação, velocidade e força, preferencialmente envolvendo sempre a componente técnico-táctica.
Em todo caso, todos temos muito a aprender, as opiniões são sempre bem-vindas, até porque nos dão a oportunidade de reflectir e discutir os assuntos. Nós não somos donos da verdade, nem muito menos acreditamos em verdades absolutas. Pessoalmente não acredito em receitas para o futebol (nem para muitas outras realidades), acredito em convicções, em metodologias, em linhas orientadoras, mas que não são imutáveis, também podem evoluir, tal como nós como indivíduos, como treinadores, como jogadores e como pais.
Confesso que não consegui ficar indiferente à crítica, mas honestamente não me recordo de um único jogo em que tenha sentido a equipa cansada, jogámos contra algumas das melhores equipas do distrito, temos feito jogos contra jovens de escalões superiores e raramente substitui um jogador por estar cansado. Acabamos sempre os jogos mais fortes que o adversário. O período do jogo onde marcamos mais golos corresponde, curiosamente, aos últimos 15 minutos do jogo.
A nossa equipa é muito forte em alguns domínios, mas tem algumas fragilidades que temos vindo a tentar colmatar ao longo dos tempos. Curiosamente, eu colocaria a componente física como um dos pontos fortes da nossa equipa.
De facto, tenho dificuldade em encontrar algum fundamento nesta crítica, pelo que vou devolver com uma provocação: se o comentário não tivesse sido assinado acreditaria fortemente que teria sido publicado por um adversário para destabilizar a equipa, sobretudo pelo timming e por ser proferido em “praça pública”.
Curiosamente, apesar de repetirmos vezes sem conta que os resultados não são o nosso primeiro objectivo, o que é facto é que até neste capítulo as coisas têm corrido bem. Julgo que os nossos jogadores globalmente têm estado muito bem, merecem o lugar onde estão, merecem ser acarinhados e aplaudidos. Gosto mais de premiar os feitos que procurar os defeitos, mas admito que possa ser um defeito meu.
Aproveito ainda a oportunidade para agradecer ao João Pedro as palavras simpáticas sobre o trabalho desenvolvido pela Geração Benfica Almada e pelo Almada Atlético Clube.
Um abraço,
Fernando
Força Mário fico bué contente que estejas melhor,um abraço do Varandas
ResponderEliminar