Slideshow! Todas as fotos

domingo, 2 de maio de 2010

O campo minúsculo do Leão Altivo

Não pretendo levantar uma questão com as dimensões do campo do Leão Altivo, até porque sabemos que existem muitas outras situações semelhantes. Quem não se lembra de ir jogar ao Corroios, no campo de terra em cima, pequeníssimo também e quadrado?  Em que os da casa tiravam sempre proveito do facto de conhecerem bem aquelas medidas, enquanto os de fora quando lá íam nunca se davam bem com aquele tamanho.


E o campo de areia do Costa? Com buracos de areia? Quem não se lembra de ter visto jogos em que os miúdos apareciam sozinhos de frente para o guarda-redes, preparavam o remate e quando iam a chutar a bola parava em buracos de areia??? Ah pois é! Todos os clubes têm as suas fragilidades. O nosso campo de terra também não é dos melhores. Este ano levou uma terra nova, mas no ano passado aquilo era péssimo. Uma terra cheia de pedras... duríssima, não era fácil jogar ali! Os miúdos caíam na terra e faziam feridas com frequência, tanta pedria tinha...

Mas este campo do Leão Altivo surpreendeu-me mesmo! É muito pequeno. E depois a dimensão da grande área está feita como se o campo fosse regular. Ou seja, a equipa da casa põe-se no limite da grande área... e é quase impossível entrar ali sem estar fora-de-jogo... não há espaço para trocar a bola. É difícil.
De qualquer forma, sou dos que acham que é preferível haver mais campos, mais clubes a competir, mesmo que as condições sejam piores.  Quantos mais miúdos façam desporto, melhor!

Agora, depois de sair dali, de Corroios, com um 4-2 arrancado a ferros (não surpreenderia se o jogo ficasse 1-1, ou 2-1... foi muito difícil fazer golo) fiquei com curiosidade de saber os outros resultados do Leão Altivo em casa.

Fui ver, e confirma-se:

Eis o que se passou:

Contra o Arrentela, ganharam: 7-4

Contra o V. Milhaços perderem 3-5

Contra o Piedade ganharam 5-2
Contra o  Charneca perderam 2-3
Contra o Trafaria ganharam 3-2
Contra o A. Pica ganharam  4-3
Contra o  Monte perderam  1-3
Contra o Almada perderam 2-4

Ou seja dos 19 pontos que têm, 12 foram em casa.
Só lhes falta jogar em casa com  o Paio Pires.

Conclusão. Esta equipa do leão Altivo que se encontra em 6.º lugar, com os mesmos pontos do 7.º, o Arrentela, tem feito resultados surpreendentes em casa. Senão vejamos: venceu o Piedade por 5-2 e o Trafaria por 3-2.   Perdeu, mas vê-se que foram resultados muito difíceis, com o Almada e com o V. Milhaços, e acaba por perder com uma equipa que, em teoria, seria mais fraca, como o Monte.


Agora, se formos verificar os jogos fora, o padrão é totalmente diferente:

Perde 11-1 com Almada
Perde 4-0 com Trafaria
Perde 5-3 com Piedade
Perde 2-1 com o Charneca
empata 2-2 com Arrentela
Só ganha com:
Pica 7-4
e com
P.Pires 10-2


Ou seja, passa a ser um clássico: Ir ao Leão Altivo será sempre uma tarefa muito difícil!
O que não seria nada de mais se se fizesse lá bom futebol.
O problema é esse precisamente: Num campo pequeno a jogar-se pontapé prá frente e «ripa» prá baliza de qualquer lado... nunca se verão ali bons jogos de futebol! É só esse o senão...
Vai haver sempre muito nervosismo, as equipas tornam--se todas mais equilibradas naquele recinto, pois ganha ascendente quem melhor destrói jogo... em vez de  ser ao contrário, de dar vantagem a quem jogue melhor futebol.



Felicidades!



JPF.

2 comentários:

  1. Fim de Semana Muito positivo...

    Resultados Futebol 7...
    Infantis A
    Leão Altivo 2 -4 Almada.A.C

    Infantis B
    Almada A.C 1-1 Pescadores C.Caparica

    Escolas A
    Almada A.C 1-0 Pinhalnovense

    Escolas B
    Leão Altivo 7 - 1 Almada.A.C

    Escolas C
    5º Classificado no Algarve MiniFoot perdendo por 3-2 na final da Fase de Prata para os espanhóis do Deportivo de San Diego, ficando atrás de Benfica, Sporting e Olhanense...

    Obrigado

    Tiago Coelho

    ResponderEliminar
  2. Apesar do campo do Leao Altivo ser minusculo eles são fazem lá os jogos, os treinos é feito noutro campo, no EAS amora

    ResponderEliminar