Slideshow! Todas as fotos

domingo, 27 de dezembro de 2009

A Importância da escola para o futuro

Um óptimo 2010 para todos!

Gostava de dar mais destaque a uma mensagem muito importante deixada aqui pelo «mister» Fernando!

A importância do empenho escolar.  Por muito bons jogadores que sejam, qualquer um destes miúdos que não tenha aproveitamento escolar, terá um futuro muito complicado.

Se repararam bem (eu reparei) o mister Fernando no seu texto de «OBJECTIVOS PARA 2010» dá um grande enfoque à vertente educacional, nunca esquecendo que mesmo os melhores jogadores têm de ser bons alunos. Não há volta a dar... Quem pense de forma diferente estará a comprometer o futuro dos miúdos.

«Nestes objectivos estarão naturalmente as notas da Escola, e faço questão que percebam porquê: quero que todos vocês escolham o curso, a profissão e a vida que querem ter, e não o que podem ter! E isso só acontecerá se tiverem boas notas na Escola. Em boa verdade o vosso sucesso escolar nos próximos 5 anos condicionará os restantes 60, 70 anos da vossa vida. E acreditem que há uma enorme diferença entre escolhermos a vida que queremos (entre fazermos o que gostamos, escolhermos a casa que gostamos, o carro de que gostamos) ou deixarmos que seja a vida a escolher por nós (termos uma profissão que detestamos, comprarmos o que conseguimos e não o queremos ou precisamos).
Um abraço, Fernando »

Este parágrafo do «Mister Fernando» é muito importante. Todos os miúdos deveriam pensar bem nisto!

Alguns pensarão: «Então e se o meu filho vier a ser profissional de futebol? Precisa de estudos para quê?»

Pois, esse era um discurso que se ouvia muito antigamente. Hoje ninguém tem dúvidas. Das dezenas de milhares de miúdos que frequentam as escolas de formação de centenas de clubes por todo o País, serão muito poucos os que seguirão o futebol profissional. E desse pequeníssimo lote jogadores, 99% deles acabarão por jogar em equipas da segunda divisão...

Alguém sabe quanto ganham esses jogadores de segunda Liga? Bem, eu confesso não conhecer bem o meio, mas das conversas que tive com quem conhece, o mais comum é que um bom jogador da segunda Liga não ganhe mais de 2500 euros por mês... Para uma profissão que acaba pouco após os 30 anos... convenhamos que é um péssimo salário...

Ou seja, quem convença ou se deixe convencer, de que um miúdo de 12 anos que seja habilidoso no futebol não precisa dedicar-se nos estudos... está a cometer um erro gravíssimo.

É que todos os argumentos são contrários! Senão vejamos:

Futuro no futebol.
Como já disse atrás... o futebol não é futuro para ninguém. Quem seja apaixonado pelo futebol, tem de facto uma saída profissional. Aplicar-se nos estudos, fazer o curso de educação física e manter uma actividade profissional paralela ligada ao futebol... Ou será que alguém acredita que há treinadores de miúdos que ganham a vida a treinar, que são profissionais? Nem pensem nisso... Todos eles têm a sua profissão...

Futuro no futebol II

Mas, no entanto, imagine que o seu filho é de facto um optimo jogador.Os olheiros andam de volta dele. Um dia destes vai treinar ao Benfica ou ao Sporting, como acontece a tantos. E, chegando lá, confrontado com outros 150 miúdos que estão a ser testados de outros pequenos clubes, mesmo assim dá nas vistas, e o Clube Grande mete-o nas equipas de competição.
E, muito bem, mesmo nas equipas de competição,  onde estão mais 100 miúdos igualmente bons, é feliz, tem lugar na equipa, diverte-se e continua a dar nas vistas. Tudo a correr bem.
Vai subindo de escalão, passa a iniciado, depois a juvenil e chega a Junior como um bom jogador de um grande clube. Obviamente estará esperançado de que vai subir à primeira divisão... Mas desses 30 ou 40  miúdos que acabaram a época de júnior quantos vão passar a sénior? No ano passado quantos subiram a sénior no Benfica? Acho que nenhum... na época anterior subiu o Miguel Vítor.   E sabem quantos estrangeiros o Benfica compra ainda  nos escalões de formação? Pois, no ano passado o Benfica tinha uns 7 estrangeiros na equipa de juniores...

Futuro no futebol III

Bem, tudo ponderado, diria que é mais fácil ganhar a loteria do que ter a sorte de ver o seu filho a jogar numa grande equipa de futebol. Sendo mais fácil, mas talvez o equivalente a ganhar uma terminação da loteria, pode ser que o seu filho chegue a uma equipa de segunda divisão... Mas quando ele tiver 30 anos o que vai fazer??? Volta para casa dos pais... e sabe fazer o quê? Nada! Deixou a escola, não aprendeu nada, não tem experiência nenhuma!


Mundo do emprego.
Tudo piora quando pensamos no futuro a nível global. Com esta crise económica, que começou apenas financeira, muitas empresas tiveram que fechar (outras tinham lucros suficientes para aguentar o embate, mas aproveitaram o momento para despedir e aliviar um pouco o aperto financeiro...) os Estados viram-se forçados a injectar milhões na economia para evitar o descalabro e estão agora com défices brutais (o caso de Portugal é paradigmático...) sem poder fazer crescer as despesas fixas do Estado, logo, sem poder empregar. Ou seja, tudo conjugado, quem não tem emprego, dificilmente conseguirá entrar agora nesta altura de crise. Para os que conseguem em contraciclo criar emprego, obviamente que têm agora uma oportunidade de ouro, podem escolher entre muitos milhares de desempregados, escolhem os melhores e pagam pouco (quem está no desemprego aceita qualquer salário). E quem são as pessoas que entram no mercado de trabalho? Os melhores, os mais habilitados, os que têm mais formação, mais experiência, melhores notas, melhor percurso académico.



Neste contexto, pensar nos resultados...

Quando pensamos em tudo isto, no futuro dos nossos filhos, no seu desepenho desportivo na equipa de futebol, na ganância de alguns dirigentes que só querem ganhar, ganhar, ganhar... quando pensamos nisto tudo é que nos apercebemos de quão ridículo é esta atitude.
No ano passado, estava eu a falar com um pai de um miúdo que jogava no Charneca, e dizia-me ele indignado, que estava muito chateado com o treinador, porque decidira castigar o filho, que andava a descurar a escola, não fazia trabalhos de casa, não se preparava para a escola e tinha más notas, e então decidira (e bem, a meu ver) que não havia mais futebol até que mostrasse empenho na escola e começasse a receber melhores notas. Ora o treinador estava muito chateado com ele... porque podia castigar o miúdo com tudo o que quisesse, mas nunca com o futebol... e porquê? Qual era a razão? Porque aquele miúdo era um jogador fabuloso e fazia muita falta na equipa... e estavam a perder jogos por causa da falta dele...

Para esse senhor treinador eu tinha uma pergunta: «E daqui a uns 10 anos, quando o miúdo tivesse desistido da escola, e provavelmente também do futebol, e estivesse no desemprego, aos caídos... que tinha para nos dizer? Que o miúdo tinha conseguido ajudar o clube a ganhar taças de latão que estão a encher-se de pó nas prateleiras dos clubes????» Ridículo...


É normal que queiramos abrilhantar os nossos miúdos nesta equipa (o exemplo deste blog, é apenas uma brincadeira para animar o espírito de grupo desta comunidade) mas todos devemos ter perfeita consciência: O que é verdadeiramente importante é que sejam bons alunos, e por isso agradecemos o papel do «Mister» que temos. É que, e todos nós sabemos isso muito bem, há por aí tanto clube onde a única coisa que interessa é ganhar... nem que para isso tenhamos que ensinar maus princípios aos miúdos, nem que para isso tenhamos de humilhar uns miúdos, ignorar outros... E tudo isso é muito triste!

O futebol, é apenas uma faceta da formação dos miúdos, e como tal deve ter uma importante componente formativa e não meramente competitiva. Há por aí tantos clubes em que a única coisa que interessa é ganhar, ganhar, ganhar...

Nós também queremos ganhar, mas não é só isso que conta.  Há valores mais importantes, há o divertimento, a amizade, o espírito de grupo, a solidariedade.


A verdade é que, quem não for bom em alguma actividade, não terá lugar em lado nenhum. O mundo hoje é muito competitivo. Só os melhores terão lugar no mercado de trabalho.

Nisso o «Mister» tem toda a razão.

Daquilo que conseguirem na escola nos próximos 10 anos, dependerá todo o seu futuro.

A qualificação é o garante do futuro. O tempo em que se arranjava emprego e depois é que se aprendia... já passou! Agora ninguém contrata uma pessoa sem habilitações.
Os nossos miúdos não têm de ser todos doutores, nem todos terão que fazer curso universitário, mas uma coisa vão ter de ter em atenção: qualquer que seja a sua opção, seja pela universidade, seja por um curso técnico, seja por um curso profissional, vão ter de ser bons. Vão ter de se dedicar e dar o litro.
Por isso, numa coisa eles estão a aprender no futebol: a tentarem ser melhores semana para semana. E isso faz-se nos treinos. Com concentração. Ouvindo bem o que os treinadores dizem, procurando aperfeiçoar.


Nisso, o futebol é como a vida real.  Aprender dia-a-dia, com muito empenho e concentração.

E, regra geral, quem se empenha consegue resultados!

Boa sorte para todos!
Feliz 2010.

Boas Notas na escola... e se tivermos bons resultados no futebol, óptimo...se não tivermos, paciência... não é grave!
Daqui a dez anos lembrar-te-ás de cada disciplina em que tiveste excelentes notas... mas garanto-te que não te lembrarás dos resultados de nenhum jogo...  E as notas são essenciais para a tua vida futura. Os resultados dos jogos não contam para nada... apenas para os egos de alguns senhores nos clubes... 




JPF.

2 comentários:

  1. Barreirense 6 AlmadaSLB 2

    Leo e Iuri

    ResponderEliminar
  2. OLÁ J.P!
    QUE O 2010 TRAGA PARA A NOSSA EQUIPA A SEGURANÇA DO LUISÃO, A ATITUDE DO DAVID LUIS, A FORÇA DO JAVI GARCIA, A MAGIA DO PABLO AIMAR, A IRREVERÊNCIA DO SAVIOLA, A CONCRETIZAÇÃO DO CARDOSO E, A CONTINUAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPA TÉCNICA!
    DESEJO TAL COMO O MISTER NOS SEUS OBJECTIVOS E, O JOÃO TAMBÉM O AFIRMA E ESCREVE NESTE POST ESPECTACULAR ÓPTIMOS E BRILHANTES RESULTADOS ESCOLARES PARA TODOS OS NOSSOS MENINOS EM 2010, ISSO SIM É IMPORTANTE, TUDO O RESTO VEM POR ACRÉSCIMO.
    UM FANTÁSTICO ANO NOVO COM MUITA PAZ E SAÚDE
    PARA TODOS
    HELENA

    ResponderEliminar