Slideshow! Todas as fotos

sábado, 5 de dezembro de 2009

Almada - 2 V. Milhaços - 3 05DEZ2009 (Análise ao jogo)

Mais um jogo madrugador. Numa manhã fria e húmida.
O terreno molhado mas não empapado. Ou seja, em melhores condições que o normal.

Mais uma vez, cheguei atrasado. Só vi a 2ª parte.
Pelo que me disseram, a história da semana passada repetiu-se:

Uma belíssima primeira parte, o Almada sempre a carregar,  a fazer um jogo muito ofensivo, mas a não conseguir fazer golo.
Vai-se para o intervalo com aquela sensação (estava 0-0) de que mais minuto, menos minuto e o Almada acaba por marcar golo.

Ao intervalo já se sabia no campo do Pragal (mas pedia-se para não se dizer nada aos miúdos, pois podia desconcentrar)  que o Beira-Mar ganhava ao Trafaria por 3-1.
Ou seja, mesmo que ganhássemos contrra o V. Milhaços, de nada nos valia a vitória para passar à segunda fase.


Passado o intervalo, recomeça a 2ª parte com o Almada novamente muito ofensivo.
Foram precisos menos de 10 minutos para entrar o 1.º, como todos esperávamos.
É uma jogada no lado direito, o Leo remata colocado... o remate nem sequer foi muito forte, mas foi mesmo ao canto direito... o guarda-redes ainda lhe toca com a ponta dos dedos, mas a bola entra...

Foi a extrema felicidade da equipa.

Leo dedicou o golo ao Mário (que continua de lesão em lesão... ) e toda a equipa saltou para cima dos dois jogadores.

É muito bonito ver estes momentos. Prova de que se está a criar um grupo coeso!

O Leo fez uma brincadeira, tirou a camisola a comemorar o golo, e o árbitro foi para o jogador com o cartão amarelo em riste e com um ar muito zangado: Disse-o mesmo à minha frente, posso reproduzir exactamente o que disse: «És muito menino para umas coisas mas para outras já és adulto!»

Sinceramente... não percebi!  Não percebi porqyue ficou tão zangado com a história da camisola (percebo essa regra a nível do futebol profissional, uma vez que mexe com milhões de euros de patrocínios e transm issões televisivas e todos os contratos milionários à volta dos jogos profissionais... num jogo de miúdos não percebo a atitude do árbitro, nem sequer percebo o que quis dizer com aquilo. Já é «adulto» por tirar a camisola a comemorar um golo?

Nunca vi argumento tão absurdo.

Curiosamente, mesmo ao meu ladop estava um rapaz, que era irmão de um jogador do V. Milhaços, que comentava: «Olha, este árbitro era da minha turma. Jogava no Corroios... não sabia que ele era árbitro!» Olhei para o rapaz e perguntei, mas que idade tens (parecia ter uns 16 ou 17 anos...) e ele responde-me que tem 20.

Ou seja, aquele árbitro é, de facto, uma criança... Tudo explicado agora! Ou seja, ficou tudo entre putos...
eheheh!!!

Bem, mais uns minutos e vemos um golão... daqueles... Se tivéssemos um TOP dos melhores golos do Almada (olha é uma ideia!!!... podíamos pensar nisto)  nesta primeira fase, eu diria que o golaço do Santana está certamente nos 3 melhores...

Daqueles golos que gostávamos de ver a repetição... mas infelizmente não há imagens. O Santana entra na área preparado para tentar a sorte. O canto é marcado do nosso lado direito, pelo Iuri (acho) a bola vai ao primeiro poste, a média altura e o Santana vai, convicto, e dá um toque subtil... não sei se com o calcanhar, se com a parte de dentro do pé... não percebi. Foi tão rápido que não deu para ver.


UM GOLÃO!!!


Diríamos que a meio da segunda parte a ganharmos por 2-0 o jogo estaria arrumado, e agora era só gerir o tempo com tranquilidade.

Mas isto aconteceria tranquilamente se mantivéssemos respeito pelo adversário e mantivéssemos a concentração em jogo.
O que não aconteceu.

De repente começamos a ver o Almada com um jogo muito atabalhoado... Vão dois jogadores do Almada à mesma bola... e depois deixam a bola nos pés do adversário e ficam a discutir um com o outro... azar. O V. Milhaços faz uma jogada  perigosa que resulta em golo.

Mas nem assim acordamos. Continuam as bolas perdidas  sem mérito do adversário...  somos nós que estamos a jogar desconcentrados...

Duas jogadas boas nossas, algumas com perigo, uma jogada atabalhoada a resultar em perigo do V. Milhaços...

Por esta altura, estamos nós a ganhar 2-1, estava o Beira-Mar empatado com o Trafaria 3-3... curioso!!! Neste momento estávamos na segunda fase...


Há uma jogada muito perigosa do Almada pela direita, o Iuri recebe a bola à entrada da área... o árbitro marca fora-de-jogo... por acaso eu estava mesmo em linha... e não por acaso, até tirei a foto... depois colocarei aqui para verem. Não há fora-de-jogo nenhum!
Se o golo é validado, ganhávamos por 3-1...
Mas, mais uma vez, a sorte não tem estado do nosso lado.
Os árbitros raramente se enganam a nosso favor...

Há mais duas jogadas de ataque do Almada com bastante perigo... mas a bola não entra.

Num contra-ataque do V. Milhaços, um golão do Afonso. Daqueles que se vêem (atenção... este chapelinho vêem vai desaparecer a partir de Janeiro - ACORDO ORTOGRÁFICO) raramente.
Um canto, a bola vem no ar, e o Afonso dá de primeira, encheu o pé, como costuma dizer-se... a bola entra com uma força!!... impossível de defender.

Está feito o 2-2.

Nesta altura a nossa equipa está de cabeça-no-ar... estão perdidos os miúdos, já não fazem nada de jeito, são os passes que não saem bem, não se desmarcam, marcações mal feitas, muito tempo perdido com a bola nos pés sem olhar os colegas... um jogo muito fraco... E é nesta altura que o V. Milhaços, cada vez mais galvanizado, consegue mais uma jogada de ataque e faz o 3-2...

2 ou 3 minutos depois terminava o jogo!

Extrema alegria dos miúdos do Vale Milhaços... muita tristeza dos nossos miúdos! Uma derrota que não esperávamos e não merecíamos... Só que a lição a tirar é só uma: Não podemos baixar a pressão... se estamos a jogar bem até ao início da segunda parte, temos de jogar bem, até ao fim,. sempre concentrados, determinados. Foi por erros infantis, apatia e falta de inteligência que perdemos este jogo.

Muitos podem continuar a dizer que temos azar. Que somos formidáveis mas não temos sorte. Que são os árbitros que nos prejudicam. Eu prefiro procurar as causas em nós próprios. Temos de melhorar muita coisa!
Não foi um jogo de azar... é que foram 4 jogos de azar... Corroios, Costa, Piedade e V. Milhaços...  é muito jogo para se acreditar em sorte e azar!

Eu prefiro procurar razões no que fizemos mal e no que temos de aperfeiçoar.
Não há drama nenhum em perder! É  normalíssimo até... Temos é de aprender com os nossos erros. Se contiinuarmos a assobiar para o lado e a achar que somos formidáveis mas são os árbitros que nos prejudicam... nunca mais passamos deste ponto.


A meu ver o que falhámos:

Faltou concentração a partir do 2-0. Vários jogadores começaram a ter uma atitude mais displicente. Como se a partir dali fosse para dar cabazada ao V. Milhaços e então haveria liberdade para se fazer uns bonitos... Pois, isso não pode acontecer. Não pode acontecer nunca. A concentração só termina no último segundo de jogo, qualquer que seja o adversário.

Depois também não percebei qual era a necessidade de trocar jogadores com tanta frequência. Havia um pai que comentava, e com razão, a meu ver, que parecia um jogo de basket. Faziam-se substituições de 3 em 3 minutos... Sai Diogo, entra Leo, sai Gonçalo entra  Iuri, entra Ricardinho, sai Diogo... volta a entrar Diogo... enfim! Acho que a equipa enquanto grupo perde muita concentração com tantas substituições.

Já o escrevi aqui, sou a favor que todos os miúdos joguem. Repararam que o V. Milhaços não mexeu na equipa na 2ª parte? Pois... eu prefiro a filosofia do Almada, independentemente do resultado, há que meter os miúdos todos a jogar. Mas, sinceramente, acho que hoje foi um bocadinho a mais...



A expectativa

Depois da derrota com o Costa, todos nós percebemos que para se chegar à segunda fase (a fase dos melhores do distrito) teríamos de ter muito cuidado, era fundamental ganhar os jogos que tinhamos pela frente.

Bem, jogamos contra o Beira Mar e ganhámos bem. Jogámos contra o Trafaria e ganhámos. Agora, parecia-nos, só faltava ganhar a duas equipas mais fracas... o Piedade e o V. Milhaços...

Provavelmente, na cabeça de todos nós, passou a ideia de que estava «no papo». Eu lembro-me de aqui ter escrito (contrariando o argumento de um anónimo) que não viria mal nenhum ao mundo se o Almada ficasse a disputar o complementar! Fui logo acusado de estar a menosprezar os nossos miúdos.
Não era isso! Simplesmente ainda não vejo esta equipa a funcionar como um grupo coeso. Temos momentos muito bons... mas depois momentos francamente maus.
Com esta inconstância tudo poderia acontecer! E infelizmente aconteceu!

A verdade é que a maioria das equipas com quem jogámos são equipas que levam 2, às vezes 3 ou 4 anos de rotina de jogo. Miúdos que jogam juntos à muito tempo. Os nossos filhos jogam juntos há 3 meses... às vezes esquecemo-nos destes pormenores e queremos que os miúdos façam milagres...


Conclusão: Eram muito altas as expectativas, daí a frustração!
Eu acredito que esta equipa vai fazer um excelente Complementar. E faria uma excelente segunda fase também, se tivesse passado. CONTINUAMOS a ter porventura um dos melhores conjuntos de jogadores do distrito. Mas ainda não temos equipa...
Repito: é dar tempo ao tempo...





2 golões: 1 do Afonso, 1 do Santana


Cá está aquilo que eu gosto de ver no futebol: espectáculo: Dois grandes golos neste jogo. Um foi nosso, o do Santana, outro foi do Afonso, do Vale Milhaços. Dois golos mesmo daqueles que mereciam repetição em ecrã gigante!

Agora, permitam-me fazer aqui o elogio do Afonso, que é colega do meu filho na escola da Charneca: No ano passado, naquele torneio de brincadeira em que cada jogador levava 2 amigos, o Mário levou o Afonso e o Ricardinho, dois bons amigos do Mário. O Afonso, jogador do V. Milhaços, o Ricardinho do Charneca. Aquele torneio serviu mesmo foi para tentar convencer alguns miúdos a virem para a escola Geração Benfica no Almada e na verdade muitos miúdos que vejo hoje no Almada vi ali a jogarem.

Tanto o Afonso como o Ricardinho, são dois miúdos pequenos, que não dão muito nas vistas, mas excelentes jogadores.  Bem, o Afonso... que passou despercebido nesse torneio no Seixal, hoje marcou dois golos ao Almada... um deles um golão fora-de-série!

Ou seja, a mostrar que para se ser um bom jogador, e a decidir bem, a executar bem as poucas oportunidades criadas,  inserido numa equipa que não era considerada a favorita,  não precisa ser-se um jogador que dá nas vistas.


Parabéns AFonso! Hoje foi o teu dia!!!

Quanto ao golão do Santana, queria também fazer aqui o merecido elogio a este jogador que tem sido, de semana a semana, cada vez melhor! Hoje voltou a fazer um jogo fabuloso! Apesar de prejudicado pelo árbitro que assinalava sempre falta contra o Santana em todas as jogadas em que há «encosto», e ignorava todos os empurrões sobre o Iuri, ou sobre o Gonçalo.

Santana está tão bom a defender como a subir no terreno que cada vez que vai lá à frente cria sempre muito perigo e hoje marcou um golaço a premiar a sua atitude!
Parabéns Santana. A meu ver, foste o melhor jogador em campo!!

Já agora, gostava de lembrar uma coisa. Muitos dos pais não estavam no Almada o ano passado. Nós no ano passado marcámos talvez uns 30 golos ao longo do complementar, eu diria que desses 30 uns 8 ou 9 foram marcados em livres directos. Um dos jogadores que marcava golos de livre directo era o Santana. Julgo que marcou pelo menos 3 golos de livre directo.
Este ano ainda não marcámos um único golo de livre...
Sei bem que este ano temos excelentes jogadores, vários com óptimo remate... mas se temos um jogador que marcava golos de livre... e agora nunca marcamos, não era de dar uma oportunidade ao Santana de tentar a sua sorte?
É só uma opinião... parece-me contraditório... não aproveitar alguém que tem provas dadas... quando todos os outros têm falhado...




Quando não se marca... sofre-se...

Este foi, globalmente, um bom jogo.
O Almada foi, em jogo jogado, a equipa que dominou o encontro! Esteve mal em determinados momentos, mas foi mais forte em quase todo o jogo!
Se virmos bem... tal e qual a semana passada na Piedade... Se pensarmos um pouco, também foi assim na Costa... E até, talvez com menos predominância, em Corroios...

Ora, que quero eu dizer com isto? Há aqui um padrão! Somos uma equipa dominadora, temos a bola em nossos pés mais tempo que o adversário. Somos mais ofensivos. Criamos mais perigo. Mas não marcamos golos...

Não haverá aqui alguma falha a corrigir?

É frustrante, para nós, mas fundamentalmente para os miúdos, terminarem os jogos com a sensação de que foram melhores... mas perdem os jogos!

Desde as primeiras semanas que tenho vindo a chamar a atenção: jogo de equipa: passem mais as bolas; não tentem fazer tudo sozinhos; às vezes estamos de frente para o guarda-redes, mas temos um colega ao lado que é só encostar mas preferimos em 99% das vezes chutar contra o guarda-redes; às vezes fazemos tudo bem e queremos chutar de um sítio onde não há ângulo; às vezes trocamos a bola na perfeição, depois estamos na área e é só dar um toque para o lado... mas queremos fintar mais um;... enfim... acho que há muito a corrigir dentro da área! Muito mesmo! E agora vou ser muito sincero: também vejo esses erros nos treinos e não vejo ninguém a corrigir...




A ganhar 2-0 deviamos ter queimado tempo? As opiniões dividem-se...

Há quem defenda que a ganhar por 2-0 a meio da segunda parte deviamos ter feito jogo manhoso... deixar a bola sair... fazer tudo devagarinho... recuar alguns jogadores. Trocar a bola com calma...
Eu, já sabem a minha opinião, sou frontalmente contra isso!
Prefiro perder em casa com o V. Milhaços e lutar até ao último segundo por mais um golo, do que fazer jogo feio. Não gosto disso. Destesto mesmo!

Das duas uma: Ou queremos que os miúdos se divirtam, ou queremos apenas ganhar as taças! 
EU não tenho dúvida nenhuma nesta opção: Obviamente dou prioridade a que os miúdos se divirtam em deterimento dos resultados.






Futebol ou basket

Bem, a este respeito, alguns pais comentavam que a nossa equipa parecia estar a jogar basket. Tantas eram as substituições.
Depois trocavam-se opiniões. Uns diziam que nos infantis é mesmo assim. Porque nos iniciados já são limitadas as substituições, mas agora pode e deve-se trocar muito.  Uns argumentavam que a equipa perdia solidez. Os miúdos baralhavam as posições... com tanta troca.
Outro pai lembrava que há equipas que quando estão a jogar bem não mexem na equipa. Alguém lembrou que o Costa, por exemplo, quase não mexeu na equipa.
Mas todos concluímos que preferimos um sistema em que todos os jogadores fazem minutos... passando para segundo plano o resultado final.
De qualquer forma... achámos que foram demasiadas substituições. Se bem que nós, que estamos cá fora, não dispomos de todos os dados. Sabemos lá se houve miúdos a pedirem para sair, se alguns se aleijaram, se estavam nervosos... não sabemos! por isso, temos de respeitar as decisões tomadas!

2-2 Como se chora em campo...

Há um momento notável no jogo. É quando o Afonso marca um golaço do V. Milhaços e faz-se o empate!
Um jogador do V. Milhaços, julgo que o central, estava tão feliz, tão feliz.. que vinha de braços no ar a chorar... Tanta emoção! Parecia que tinha ganho a Liga dos Campeões... afinal era só um empate... e contra o Almada... e nem sequer adiantava nada na classificação! Bem, talvez soubesse que naquele momento o beira-Mar estava empatado com o Trafaria... e nessa altura sonhava ainda com a possibilidade de passar.
(julgo ter foto deste momento)


A arbitragem
Eu não estou entre aqueles que consideram que o árbitro foi um factor decisivo na nossa derrota.
Acho que falhou alguns lances, nomeadamente a marcação de um fora-de-jogo ao Iuri, que eu sei perfeitamente que não estava... pois eu estava precisamente em linha e até tirei foto (depois vão ver) ...
Marcou algumas faltas contra o Santana em situações em que não fez falta nenhuma! Deixou por marcar vários empurrões pelas costas ao Gonçalo e Iuri (estes vi bem porque foi mesmo à minha frente) mas globalmente não me parece que tenha cometido demasiados erros... nem vi erros muito graves!



Familiaridade

Mas, no final do jogo, comentava-se um facto que eu desconhecia. Ao que parece, este árbitro é filho do treinador dos Infantis B do V. Milhaços... Um senhor que também era árbitro e agora está a treinar uma equipa.
Ora... mesmo sabendo disto, continuo a achar que o senhor não foi responsável pela nossa derrota.

Agora, acho-me no direito de criticar estes senhores da Associação de Futebol de Setúbal, e critico o próprio árbitro!
Então permitem que isto aconteça... sabendo ainda por cima que era a última jornada... que ainda estava tudo por decidir... jogos sensíveis... e permitem que um senhor venha apitar um jogo em que uma das equipas é do clube do seu pai??? Porque não pediu para lhe marcarem outro jogo? Será que nem informou a associação desse seu laço familiar? Será que gostava até de apitar um jogo em que o seu pai esteja em jogo a comandar uma das equipas?
Não aprendeu o princípio da isenção, o valor da ética, e da justiça?

Depois prestam-se a estas situações vergonhosas! Obviamente lá no campo estava toda a gente a comentgar isso... fica o rapaz com o nome manchado... mesmo que nada tenha feito! Obviamente é uma decis
ao errada! Julgo até que deve haver algo a este respeito no regulamento das arbitragens. Assim como na Justiça existem figuras jurídicas que impedem os juízes de julgar familiares seus...



Aparentemente, a justiça no futebol é um mundo à parte... aqui tudo pode acontecer e ninguém liga nenhuma!
Faz-me lembrar o ano passado, quando um árbitro num jogo em que o Almada ganhou 7-5 o árbitro chega ao fim e diz que acabou em empate 6-6... começámos todos a rir... mas o homem insistia. Foi preciso chamar o treinador do Alfarim para ele dizer qual tinha sido o resultado. mesmo assim o árbitro dizia que não podia mudar. porque já estava escrito nos cartõezinhos e não podia riscar... Bem, uma tristeza. Uma vergonha mesmo!
Quando nós, pais, dizemos que o clube vai ter de protestar na Associação... recebemos a resposta de um director do Almada de que não ia nada protestar. Que não adiantava. Que tem de se pagar 50 ou 100 euros (não me lembro)  à Associação e a resposta é sempre nula... nunca dão razão às queixas...

Ou seja... este mundo do futebol está podre!!!



A tristeza final

Os nossos miúdos ficaram mesmo muito tristes.
A maior parte deles chorava...

O contraste com a alegria de uma equipa que afinal não ganhou nada. Só ganhou ao Almada...



O futuro

A nossa equipa deve aprender com os erros e vai continuar a evoluir!
Temos de ter pensamento positivo e trabalhar bem para corrigir as nossas falhas.
Eu mantenho a minha previsão: Em Janeiro teremos uma equipa sólida...


Vem aí o Complementar,

Mas não é vergonha nenhuma. Houve equipas melhores que nós!
Agora só temos de provar, com humildade, concentração e dedicação, em campo, em cada um dos minutos de jogo, que somos uma boa equipa!

Para a semana que vem já deve sair o calendário do Complementar!

deverão ficar na nossa série as 6 equipas que não passaram ( V. Milhaços, Almada, Piedade, Trafaria, Monte e Charneca) mais 3 da série «B». Pode ser o Alfarim, o Zambujalense, o Arrentela, o Paio Pires, o Quinta do Conde ou o Brejos...



Um anónimo colocou esta nota sobre o Complementar.
Não sei se é alguém que esteja na posse de informação privilegiada, porque, na verdade, no ano passado não foi nada assim. Fez-se uma série com 9 equipas a duas voltas.
mas este senhor diz-nos que vai ser uma série com 13 equipas...  Provavelmente sabe o que está a dizer! No site da federação já corri tudo... não há indicação nenhuma!
A ver vamos!

Composição do Torneio Complementar

- Vale Milhaços
- Almada
- Cova da Piedade
- Trafaria
- Monte Caparica
- Charneca Caparica
- Escola do Pica
- Arrentela
- Leão Altivo
- Paio Pires
- Quinta do Conde
- Zambujalense
- Alfarim

13 equipas a duas voltas

Saudações desportivas



JPF.

16:34 - 21445
17:17 - 21473
19:09 - 21518
20:12 . 21584

9 comentários:

  1. Composição do Torneio Complementar

    - Vale Milhaços
    - Almada
    - Cova da Piedade
    - Trafaria
    - Monte Caparica
    - Charneca Caparica
    - Escola do Pica
    - Arrentela
    - Leão Altivo
    - Paio Pires
    - Quinta do Conde
    - Zambujalense
    - Alfarim

    13 equipas a duas voltas

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  2. Saudações Desportivas

    Afinal verificaram-se as piores expectativas. Além de o Beira-Mar nao ter desperdiçado a oportunidade, o Almada acabou por baquear mais uma vez.

    A estas horas o Beira-Mar vive um momento de grande alegria que seria práticamente impensável no início da época ao ver sair as suas principais "jóias da coroa" para os lados do Cristo Rei. Também, o Cova da Piedade, deve estar contente, por ter contribuído para o insucesso desta equipa do Almada e até mesmo o Vale de Milhaços grande festa fez no final do jogo, como já aqui foi descrito.

    Ao Almada resta-lhe o Complementar onde estarão agrupadas as equipas mais fracas. Terá a hipótese de se "desforrar" daqueles que contribuiram para o seu afastamento do lote das 18 equipas mais fortes do Distrito onde, nesta altura, estão:

    - Corroios
    - Pescadores
    - Beira-Mar
    - Amora
    - Seixal
    - Sesimbra

    - Barreirense
    - Fabril
    - GDR Portugal
    - Palmelense
    - PlayHouse, Pinhalnovense ou Olímpico do Montijo

    - CheSetúbal
    - Pelezinhos
    - Amarelos ou Vitória de Setúbal
    - Alcacerense
    - Luvas Pretas
    - Vasco da Gama

    Para este grupo, Almada - Geração Benfica, ficará o sentimento de frustração por não ter atingido um dos seus principais objectivos. Diga-se, esperava-se muito mais deste grupo de atletas. No entanto, por vários motivos, que os responsáveis deverão concerteza tentar identificar esta equipa não passou de um "bluf".

    Fica a pergunta: Será que algum dia teremos esta equipa a jogar de acordo com as expectativas? Ou manter-se-á no lote das equipas comuns?

    Boa Sorte a todos para o Torneio Complementar

    ResponderEliminar
  3. meus srs pais,voçes nao percebem nada de futebol,alguns nem sequer estiveram dentro de uma cabine,nunca jogaram futebol,nunca treinaram ninguem,e veem paar aqui mandar bocas..como as joias da coroa do beira mar..nao passam de jogadores normais..
    eduquem os vossos filhos e deixem o futebol para quem sabe e trabalha.
    ass.roberto leal

    ResponderEliminar
  4. O futebol é assim mesmo.Umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se...

    Já agora, senor Coach, que parece ter ficado satesfeito pro Almada ter ficado de fora na segunda fase, tenho alguma curiosidade de ver como se vão desanrascar as 3 equipas que passaram... Por exmplo com o Amora, que coneço muito bem, pode crer que Costa e beira mar vão sofrer muito. e tbem é verdade que o Almada fraquejou na fase final... ,mas o sr acha com sinceredade, que as 3 equipas que passaram são mais fortes que o Almada?

    ResponderEliminar
  5. O Futebol é um desporto fantástico arrasta multidões pela sua imprevisibilidade mesmo nestes escalões, a 3 minutos do fim o Almada estava na 2ª fase ganhava 2-1 ao v. milhaços e o Beira-Mar empatava 3-3 com o trafaria, em 5 minutos tudo mudou, o beira -mar passa mas perdeu 6-1 com o Almada e podiam ter sido 10, é futebol pessoal o que interessa é que agora que acabou a festa todos se tenham divertido principalmente jogadores mas também os misters e a festa continua sempre... mais jogos vão chegar...o que importa é que os jogadores aprendam com os seus erros e evoluam e isso está a verificar-se, quanto aos meus filhos apenas quero que aprendam cada vez mais e que se tornem não só jogadores (se assim o quiserem) mas também bons homens e isso sinto que está a acontecer...que se divirtam e isso eu sinto a cada treino ou jogo... porque eles adoram o futebol e parece-me que vão continuar a gostar sempre...independentemente do nível a que tiverem oportunidade de chegar. Nunca senti a escola a ficar para trás até hoje nunca me trouxeram nenhuma negativa. Só tenho de agradecer ao Desporto e aos misteres que me têm ajudado muito nesta tarefa difícil que é a educação. Um abraço para todos mesmo para os que ficaram contentes de o Almada não passar. Nuno Santana

    ResponderEliminar
  6. excelente os comentarios do sr das 15h04 e das 15h45...façam uma festa do futebol e nao vivam para os resultados.pura e simplesmente para os estudos e jogar futebol por prazer.
    ass.rodrigo

    ResponderEliminar
  7. JA NAO HA DEMOCRACIA NESTE BLOGUE?'O COMENTARIO DAS 15H04 FOI RETIRADO??DISSE AS VERDADES??

    ResponderEliminar
  8. É verdade!
    Não há democracia.
    Há algumas regras básicas.
    Gostamos de ler todas as opiniões.
    Desde que o tom não seja ofensivo e... mais importante ainda, desde que não ofenda as crianças.
    Não gostei da parte em que fala das crianças que vieram do Beira-Mar. Por isso retirei!

    Mas voltarei a colocar em baixo... depois de devidamente censurado!

    Se não gostar... paciência. Não perca tempo connosco!

    EIS O SEU TEXTO, DEVIDAMENTE CENSURADO:

    o problema da formaçao em portugal é que alguns pais querem que os filhos sejam jogadores de futebol e, em casa, fazem uma grande pressao e estao constantemente a falar de futebol. E
    fazem das vitorias a coisa mais importante do futebol. Perder tambem faz parte do futebol,e nestas idades o importante é a sua formaçao academica e pura e simplesmente praticarem um desporto coletivo saudavel e sem pressoes.depois os pais querem tambem serem treinadores de bancada,dando opiniao para dentro do campo sem saberem o que estao a dizer,alguns nunca jogaram,nunca treinaram equipas e nao teem formaçao tecnica para tal,mas em portugal os advogados ,pintores,médicos,etcc toda a gente pensa que sabe de futebol,é facil ter opiniao sobre esquemas tacticos,mudanças de jogadores,opçoes de treinadores..etc..falam so asneiras e transmitem poder sobre o futebol.
    os melhores treinadores sao aqueles que trabalham,vivem o futebol,estudam o futebol e passam horas a ler,escrever e acima de tudo vivem o futebol com paixao.
    o treinador tem uma estrategia e dá a sua palestra e os pais durante o jogo so dizem babuzeiras para dentro do campo, desestabelizando os miudos.
    toda a gente pensava que o almada era apurado. Pensaram que o almada jogava sosinho. Menosprezaram o beira mar, o v milhaços etc...
    Problemas evitam-se se... os pais nao se meterem na organizaçao do clube,na organizaçao tecnica, e nao arranjarem mexericos. Apenas aprenderem a ver pura e simplesmente um jogo de futebol e serem isentos.
    façam do futebol uma festa e nao uma guerra,façam ver aos vossos filhos que o importante é estudar e praticar desporto,perder??ou ganhar??isso é secundario.importante é a amizade entre todos.
    vivam o futebol juvenil com alegria,paixao e prazer..deixem os resultados para os séniores.

    mister fernando fez um bom trabalho e as suas ideias sao boas,e nao ligue as criticas..sao de pessoas que gostavam de ser treinadores,mas nao teem essa capacidade,so sabem falar pork estao de fora,la dentro a coisa é diferente.
    sao os fustrados do futebol.
    força mister fernando.
    abraço
    ass.rui carlos.sócio do clube.

    ResponderEliminar
  9. meu caro amigo desde quando a que esse comentario ofende as crianças??esta completamente enganado,o que se critica é quem chamou joias da coroa aos jogadores..e nao ofende os jogadores que nao sao joias da coroa?nao ofende os jogadores que sao menos bons tecnicamente?os jogadores que ainda sao crianças devem ser todos tratados da mesma maneira meu caro,quem quis valorizar alguns jogadores que vieram do beira mar e monesprezaram os que ficaram la,isso sim eé deferenciar as crianças,é colocar alguns la em cima e deitar outros a baixo,como ja aconteceu algumas criticas aqui a crianças que dao o seu melhor dentro de campo e criticas de alguem que ,nao tem curso de treinador,nao foi jogador.etcetc..isso sim é que é muito mau para as crinças pork elas veem ver o blogue e sao sujeitas a critica barata de alguem que pensa que perçebe de futebol.
    mas meu caro nao vamos fazer disto uma guerra.
    vamso sim unir os jogadores e dar apoio e nao criticar por criticar crianças que gostam de jogar futebol.os adultos a que complicam em casa ,nos treinos e nos jogos,e voçe sabe muito bem o que os adultos falam durante os jogos,isso nao ajuda nada o desporto rei e principalmente as crianças.
    joias da cora sao da rainha meu caro e nao estas crianças que sao puras e frageis.
    peço aos jogadores que joguem sem pressao de ganhar que sejam felizes.ja basta os problemas que vao ter no futuro na sua vida profissional e pessoal,neste portugal cheio de mentiras politicas e cheio de corrupçao e muito desemprego.
    meu caro amigo,desejo o seu melhor e a troca de ideias é bom é sinal de liberdade de expressao.respeito pelas opinioes e o sr sabe que alguns comentarios ha algum tempo foram retirados do blouge,sejamos democraticos.
    parabens pelo seu blogue,esta muito bom.
    parabens mais uma vez.
    e desejo a todos um bom natal e nada de pressao nos jogadores sejam livres de errar e perder faz parte do futebol.
    felicidades.
    r carlos

    ResponderEliminar