Slideshow! Todas as fotos

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Um pequeno conselho: Cuidado com as marcas dos computadores que compram!

Peço desculpa por estar a incomodar-vos com este meu caso, mas eu acho que sempre que um cidadão é enganado, deve (é uma obrigação de um cidadão responsável) divulgar da forma mais ampla, para que mais ninguém seja enganado.

Vou explicar, com poucas palavras:


Um computador portátil avariou. De um dia para o outro deixou de arrancar. Fica o ecrã cinzento e não se passa mais nada.

Ora, contactei a empresa, a HP (a garantia expirou há 5 meses) e desde logo estranhei tudo. Façam a experiência. Procurem números de telefone da HP, e vão ver o que acontece. Uma máquina empurra-vos para ir à Internet e enviar email. Depois de várias chamadas e várias tentativas, lá consegui um operador, que me ouviu e só quis saber uma coisa: «Está na garantia?» Não estava. Então, não há outra solução. Ir ao site da HP e preencher um formulário através de email.

Lá preenchi o formulário.

Reposta em 24 horas, garantem. E veio mesmo. Um email assinado por um senhor do «SUPORTE TÉCNICO» a sugerir que fizesse um «reboot» do sistema, tirando a bateria e desligando à corrente, premindo a tecla de power durante 30 segundos. Se não resultasse, informar o resultado dessa experiência, por email (tudo sempre por email) e escolher entre pedir a reparação num outro site (que fui espreitar e era holandês... estranho não?) ou escolher que a HP me contactasse para me propor um orçamento.

Lá optei pelo contacto da HP.
O contacto surgiu nas 24 horas propostas... foi hoje: E aqui é que entra o pormenor fantástico:

«Senhor J, venho informá-lo que já fizemos o orçamento de reparação do seu portátil e vai custar 350 euros»...

Fiquei indignado: «350 euros, isso é um absurdo... mas como é que vocês sabem que custa 350 euros se nunca viram o computador? A única coisa que sabem é que não liga... pode haver 20, 50 ou cem causas possíveis para o computador não ligar. Como me explica esse orçamento?», perguntei eu indignado.

A senhora responde: «Pois, quanto a isso não posso ajudá-lo, são padrões uniformizados internacionais, mediante as informações que nos enviou por email, há uma tabela... e deu este resultado»....


Dei uma gargalhada e, claro, acabei por explicar à senhora que me sentia insultado!


«É uma vergonha! Fazer orçamentos sem ver o computador??? Imagine que foi uma ficha de ligação à motherboard que se desligou? Vocês adivinham? São bruxos? 350 euros? Como fazem o cálculo?»

Bem, deixemo-nos de ingenuidades. Está percebido tudo. Na guerra da concorrência de preços, as empresas vão fazendo os produtos cada vez com menos qualidade. E depois, têm que arranjar estratagemas para combater as dificuldades que teriam se tivessem que arranjar todo aquele material que vendem ...


Eu imagino como calcularam o orçamento para a avaria do meu HP: "Ora, vamos lá ver. O senhor tem o computador há dois anos e meio... não é velho, mas também não é novo... se pedirmos 200 euros o sujeito ainda nos manda o computador para arranjar... Custou-lhe 800... ainda compensa... Nmmmm, talvez se pedirmos 300 euros ele desista... Não! vamos dizer que eh 350... Assim ele desiste de certeza absoluta!"



Isto é uma vergonha! Em minha casa há 3 computadores HP, 3 impressoras HP, um scanner HP ... Enganei-me... pensava que era uma boa marca! A partir de hoje, uma marca que está banida de minha casa!

Enfim. Só se é enganado uma vez!

Vou espalhar esta minha experiência pelos fóruns na Internet, no facebook, vou contar a amigos, colegas, familiares...

Acho que só assim se consegue que respeitem os consumidores. Senão seremos sempre os tótós que compram tudo o que lhes metem à frente...


Abraços!

E contem aos vossos amigos! Não se deixem cair nesta emboscada em que os produtos só têm valor enquanto estão na garantia... no dia a seguir passam a ser lixo... Qual assistência técnica. É uma farsa!!!!




AH, e querem saber a anedota final?
Quando digo que me dê um endereço de email para reclamar da assistência técnica, diz-me a senhora:

«Não pode reclamar por email. Só por carta ou fax!!!»»»


EHEHEHEH!!!! Lindo não é? Respondi à senhora, com ironia: «Ah sim, só por carta? Que sorte que eu tenho, pensei que tinha de escrever em holandês e levar a carta em mãos a um escritório em Amesterdão!»

Fazem-se orçamentos por email, sem sequer verem o computador... mas quando queremos reclamar já tem de ser por carta... Uma vergonha!!!

Mais um pormenor, é sempre tudo sem identificação. A senhora que vos liga a dar o orçamento liga de um número não identificado. A morada para onde podem enviar a reclamação... não é uma morada, é um Apartado... ou seja... tudo é feito para que ninguém os incomode! Não há uma morada, não há um rosto com quem queiramos falar... nada... Como é possível, numa marca destas, que enche as nossas lojas de Informática! Uma vergonha...
Merece ser denunciado!!!


JPF.

Sem comentários:

Enviar um comentário