Slideshow! Todas as fotos

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quem quer ser Fábio Paím? (Vídeo)

Tenho trocado emails com um amigo, um antigo treinador do meu filho mais velho, o Fernando Pato, que, curiosamente, soube hoje que foi colega no curso de treinadores do nosso Pedro Alves... Diria que o Fernando Pato foi o primeiro treinador que vi... muito à frente do que conhecia até então... No fundo, tudo aquilo que agora vemos na escola Geração Benfica e vemos noutros clubes. Uma formação pensada com outras preocupações que não apenas o banal, ganhar, ganhar, ganhar...



Bem, O Fernando fez um excelente trabalho no Charneca, mas rapidamente foi «visto» e sacado para o Sporting, onde está actualmente a treinar júniores!

Tinha lhe pedido parta me avisar quando soubesse de histórias interessantes sobre os escalões de formação ao nível dos grandes clubes, para colocar aqui no nosso blog.

Hoje o Fernando respondeu-me com esta reportagem que passou na SportV, mas infelizmente é só um pequeno teaser, para adoçar a boca... Mas vale a pena ver! Se descobrir a versão completa coloco aqui!

Um jogador que no tempo do Cristiano Ronaldo na formação era considerado até melhor que o Ronaldo, era fora de série... teve contratos milionários, teve carros brutais; Porsches, Hummers, tudo o que um miudo podia sonhar... perdeu-se na loucura do dinheiro, das noites... hoje joga no Torreense... porque um treinador achou que o ía reabilitar. tem quilos a mais, já não é o jogador que era, ou podia ter sido... mais um talento desperdiçado... Um exemplo... a não seguir!!!






Bem, e já que falamos do Sporting, encontrei agora este vídeo que também tem a sua piada, sobre a Academia do Sporting.

É uma reportagem feita para um canal internacional, que fala de 3 grandes jogadores a nível mundial, nascidos na Academia do Sporting, Simão, Nani e Cristiano Ronaldo.


Curiosamente, nos 3 casos se refere que eram muito franzinos quando foram detectados. O que tinham de extra normal, era a sua intensa relação com a bola, as capacidades físicas foram trabalhadas mais tarde.

No caso do Nani, como explica o responsável do Sporting, preferiram deixá-lo no Massamá Real Clube durante dois anos (obviamente a ser monitorizado de tempos a tempos) e só aos 16 anos o foram buscar para a Academia, onde conseguiu duplicar as suas capacidades físicas em pouco tempo...

Ou seja... isto vem a propósito das conversas que vamos tendo, nós pais, que vamos ver os treinos dos nossos filhos:

«Aquele miúdo é bom jogador, mas é muito franzino, não aguenta um encosto...»


Ou seja... se calhar agora faz muita diferença em competição... são jogadores que não conseguem dar tanto nas vistas, mas mais tarde esse aspecto físico não conta para nada... o que conta mesmo é que saibam jogar à bola... inteligência a jogar, capacidades técnicas...






E agora para equilibrar a coisa... dois vídeos do Benfica:












JPF.

Sem comentários:

Enviar um comentário