Como sabem, e concerteza estão fartos daquilo que aqui escrevo, sempre a bater na mesma tecla, eu defendo que o futebol bonito é o futebol de equipa, o futebol em que não há um ou dois jogadores que sobressaem, há uma equipa que sobressai!
Por isso mesmo coloquei o vídeo do golo do Iniesta... não é porque ache que ele é a super-estrela que decidiu o mundial. Não, nada disso! pelo contrário!
Acho que ele é o símbolo do anti-herói, como se chegou a dizer de Luís Figo.
É o típico jogador que põe em primeiro plano a equipa, e só depois o «eu»...
É um jogador fabuloso, mas não é fabuloso por fazer fintinhas geniais como o Ronaldo ou o Messi, não é fabuloso por marcar golos brutais como o Forlan, não é fabuloso por dar nas vistas com as suas jogadas individuais.
Não. É tudo ao contrário. É fabuloso pela entrega no jogo, ele está atrás, ele está ao meio, ele está na área, ele está em todo o lado. E sempre a passar a bola, sempre a estimular o jogo de equipa. É daquela cabeça que saem normalmente aquelas jogadas ao primeiro toque que deixam qualquer equipa, mesmo as melhores do mundo, de cabeça no ar... é verdade, o futebol de equipa, o jogo em que o que conta é ter a bola nos pés, é procurar o colega que está mais perto, o que está melhor desmarcado, o que pode dar seguimento à jogada... e se por ali não dá, volta atrás, volta à esquerda, volta à direita... a bola tem é de estar sempre nos nossos pés... eu acho isso lindo! Acho que este sim, é o melhor futebol do mundo!
Por isso sempre apostei na Espanha, que é a equipa que joga o futebol do Barcelona, aquele que adoro!
E falo aqui nisto porquê?
Porque me parece que é importante para os miúdos. É importante que percebam que se pode ser o jogador que todos falam no mundo inteiro... sem ter de se querer fazer tudo sozinho... querer dar nas vistas, querer fazer bonitos, querer mostrar habilidades... Não!
O Iniesta é a prova de que se pode ser o melhor do mundo a jogar para a equipa! E isso eu não podia deixar passar ao lado...
Não sei se repararam na entrevista que dá no fim? repararam? Pois é... a humildade de quem sabe que só fez uma única coisa: dar o litro e jogar para a equipa! Ele não incorpora qualquer tipo de orgulho individual... de ter feito o golo decisivo. Não, nada! Ele foi apenas uma das peças da engrenagem... só isso! E isso é lindo de se ver!
Repararam quando está a equipa toda a levantar a taça? Pois, o Iniesta quase não se vê... está na última fila... num cantinho, simplesmente mais um a comemorar!
Bem sei que esta minha opinião é muito polémica... porque vivemos no tempos dos Cristianos Ronaldos, dos Messis, dos Beckhams, dos Kákás... de todas essas estrelas individuais. Todos os miúdos sonham em vir a ser um jogador desses...
O meu intuito era só um: E que tal se sonhassem vir a ser um Iniesta? Um simples jogador empenhado, inteligente, com uma tecnica fabulosa, mas sempre centrado na equipa?
AUTARQUIAS; GOVERNOS E EMPRESAS, Ponham os olhos em Espanha...
Outra nota que gostava de deixar aqui: Hoje toda a gente o diz, é até manchete de um jornal desportivo, que não é por acaso que Espanha ganha pela primeira vez um mundial. Quando já é melhor do mundo em dezenas de desportos, depois de ter decidido, nos anos 90, eleger o desporto como uma aposta nacional.
Para os que diziam que o futebol espanhol era o melhor do mundo, mas porque tinha dinheiro para pagar aos melhores jogadores do mundo, jogam lá os melhores portugueses, os melhores franceses, os melhores brasileiros, os melhores argentinos... Cá está a prova: SÂO CAMPEÕES DO MUNDO SÒ COM ESPANHÓIS!!!
Ah pois é!!!
Curiosamente Espanha ganha na final com outro País que é precisamente conhecido por apostar na formação, é famosa a escola de futebol do Ajax que produz anualmente excelentes jogadores...
Espanha e Holanda na formação é, a meu ver, a consequência de uma aposta nacional. A vitória dos países que apostam na formação de futebol! Mais uma lição para nós, portugueses... que continuamos a comprar argentinos, brasileiros, já temos nos escalões de Iniciados dos grandes clubes jogadores estrangeiros... uma vergonha! O que conta hoje em dia é ganhar dinheiro... é só isso que conta!!!
A aposta na formação dá mesmo resultados!
Todos nós ficámos estupefactos ainda a semana passada, quando fomos dar um passeio à Corunha, e vemos um complexo desportivo municipal gigantesco com «n» campos relvados e sintéticos, campos de ténis, de basket... tudo aberto e gratuito para a comunidade. Há alguma coisa destas em Portugal??? Nem em sonhos!!!!
E quando temos uma escola de futebol com credibilidade, como a Escola Geração Benfica, a apostar tudo no Almada, a querer aumentar o número de miúdos a aprender futebol.... deparamos com inúmeras dificuldades: A escola propõe à autarquia organizar um torneio internacional, e tinha capacidade para o fazer exemplarmente, nós pais somos testemunhas disso, a autarquia diz que não tem interesse... Temos um campo de terra miserável e 200 miúdos para treinar... e continuam as promessas que talvez ajude a comprar o sintético... Esta é uma realidade que não é só dos políticos de Almada... é a situação nacional! Apostar em formar miúdos não interessa... pensam que não dá visibilidade... mas enganam-se!!!
Estes senhores de Compostela que organizam esta Compostela Cup (e organizam mal, a meu ver... tem muitas falhas...) vêem milhares de pessoas vindas de outras regiões espanholas, de Portugal e de outros paíeses a gastar dinheiro em hoteis, em passeios, em restaurantes, em «recuerdos»... tudo isto conta para a economia...
Nós em Almada, com a colaboração de outros clubes, como o Beira-Mar, o Monte, o Piedade, o Trafaria, podiamos organizar um torneio com dezenas de equipas e atrair ao concelho milhares de pessoas... mas infelizmente as pessoas vêem pequenino...
Depois ficamos todos muito surpreendidos por Portugal ficar a meio caminho no mundial. Muitos a criticarem o Queiroz... Deixem o homem em paz. Termos chegado à África do Sul já é um milagre...
Ponham os olhos em Espanha...
JPF.
Sem comentários:
Enviar um comentário