Para os que não são «amigos» no Facebook, reproduzo aqui o debate:
António Matos Tarde com a Direcção de um dos principais clubes de futebol do concelho. Como construir um futuro mais sustentável para os clubes de Almada? Que futuro para o futebol no concelho ??? Há caminhos de desenvolvimento ??
Alvaro Silveira
um clube que, em Almada, consiga equilibrar a formação e as escolas em particular, com uma forte ambição competitiva, seria decerto uma mais valia para o concelho
António Matos
A modernização dos parques desportivos é condição de qualificação da prática desportiva. Mas não chega, verifico. É preciso muito mais. Boas equipas técnicas, bom dirigismo, e...financiamento. Está difícil o financiamento da prática desportiva. Sem tradição de apoio empresarial,sem apoio público central, ... só a Câmara a apoiar??? Difícil, assim ! O que é que faz falta ???
Alvaro Silveira
acreditar num projecto (ou mais que um, claro), conquistar parcerias, congregar objectivos. escrever é mais fácil que fazer, mas há que encontrar soluções.
Fernando Matos
Estou de acordo é necessário e possível fazer muito mais. É necessário envolver toda a comunidade, o desporto pode inclusivamente ser uma fonte de receita para a economia local. Com criatividade, dedicação e empenho podem ser criados projectos auto-sustentáveis com benefícios significativos para os vários agentes da economia do Concelho. O financiamento não é o único papel que a Câmara pode ter neste domínio.
A carregar...
António Matos
A sustentatabilidade dos projectos é um desafio verdadeiramente histórico. E condição de sobrevivência, diga-se. Mas os tempos não estão nada fáceis,temos que reconhecer. O envolvimento da cidade, a recuperação dos associados, ..... Desafios !!!
Ladislau Batalha
Também acho que o futuro do futebol no concelho se faz através da formação. Deve envolver o desporto escolar, agentes desportivos privados (especial destaque para as escolinhas). Há espaço para a Câmara e para as iniciativas do associativismo local e iniciativas privadas. Este é o caminho para crescer de forma saudável, ao ar livre, em grupo.
António Matos
Há um defit de investimento privado no desporto, no Concelho e em portugal, quando comparamos com os países europeus. Mas também é verdade que há déficit de investimento público também. Sobretudo na área do desporto escolar.
Anibal António Teixeira
Idealizar um Projecto para o Concelho envolvendo todas as estruturas físicas do Concelho , Entidades verdadeiramente empenhadas e motivadas no Projecto e fazer chegar há População esse projecto credível para que esta se mobilize em torno deste projecto contribuindo assim para o seu sucesso. É impossível a Câmara Municipal ser Bombeiro com tantos incêndios para extinguir.
A carregar...
Joaão Pedro FOnseca
N... Ver maisão me parece que alguém tenha qualquer dúvida sobre o benefício social que se tira do investimento no Desporto. Está estudado à exaustão. Todas as energias negativas que se evita levando os jovens para o Desporto, todas as lições de vida que os jovens tiram dessa experiência, é só boas razões. Mas se um jovem quer juntar um grupo de amigos para fazer uma partida de futebol, ou de basket, ou de volley... não há! Ou gasta uns euros, ou vai para um parque público (são poucos - ou alguém vai proibir os miúdos de jogar, pois perturba as pessoas que estão ali em lazer ) ... Eu tenho um sonho: um dia, se fosse autarca, faria a cidade do Desporto... Cada cantinho desaproveitado da cidade colocava um cesto de basket, uma baliza, uma rede de ténis... sei lá... Alguém tem dúvidas de que há milhares de jovens que passam o tempo em casa porque não têm opções? Há coisa mais bonita que ver dezenas de jovens a fazer Desporto? Um dia destes fui às Caldas da Rainha e vejo um parque verde com «n» equipamentos de desporto... dezenas de pessoas, adultos, jovens, crianças... muitas bolas... é lindo de se ver! Mas é raro! Muito raro em Portugal!
Anibal António Teixeira Muito bem João Pedro estou consigo: treinador já temos, licenciado e muitos virão a seguir para ensinar os jovens e os menos jovens, criemos pois um movimento de ideias e sugestões que me responsabilizo apresentar ás Entidades Competentes com muito gosto vamos a isso ok?
Estamos todos mobilizados, sem cores Partidárias.
Estamos todos mobilizados, sem cores Partidárias.
Joaão Pedro FOnseca Quanto ao futebol, tenho a sorte de ter o meu filho num clube do concelho, o Atl... Ver maisético Clube de Almada. Não é preciso fazer muitas contas. Basta ir visitar o clube num dia de treinos... são mais de duas centenas de miúdos, desde miúdos de 3, ou 4 anos, a jovens de 15, 16... Alguém imagina as dificuldades dos clubes? Como pagar a electricidade, a água, o arranjo da relva, os treinadores... Que receitas existem? E que despesas? Ajudar os clubes na formação de jovens deveria ser uma obrigação do Estado, não sei se das autarquias, se da administração central. Mas tem que haver apoio! Não falo no apoio a equipas de seniores que compram jogadores... isso é outro campeonato! Eu falo da formação... Por exemplo, no Almada, as instalações já não comportam tantos miúdos. Um dos campos é de terra, péssimo, por mais sucesso que a escola de formação Geração Benfica tenha com os miúdos, não é possível comportar mais! E é triste... É muito triste perceber que há um projetoCorroios, o Amora. Era importante que a autarquia percebesse a dimensão deste fenómeno. Muitos miudos do concelho vão treinar a equipas do Seixal. As coisas estão a mudar. O Almada, o Piedade, o Monte e o Trafaria (estes dois clubes agora com sintético) estão a mudar o panorama. Tenho a certeza que sim, que na autarquia sabem quantas centenas de miúdos praticam futebol nos clubes do concelho. É preciso ver que projetos são mais sólidos, com mais sucesso, com melhor filosofia, com melhores propósitos, e contribuir para essa realidade que está a mudar! Almada pode vir a ser uma referência no futebol (já o é noutras modalidades...)
No blog da comunidade dos Infantis do Almada tenho lá os rankings dos clubes de formação. Vejam lá como está a subir o Almada... e a Escola Geração Benfica só entrou no Almada há dois anos...
www.almadaslb2.blogspot.co m
Obrigado!
No blog da comunidade dos Infantis do Almada tenho lá os rankings dos clubes de formação. Vejam lá como está a subir o Almada... e a Escola Geração Benfica só entrou no Almada há dois anos...
www.almadaslb2.blogspot.co
Obrigado!
Quarta-feira às 22:41 · · 1 pessoaFernando Matos gosta disto. ·
Nuno Morais
Joao pedro estou consigo tambem tenho meufilho no Almada ha 4 anos,e tenhovisto a evolu... Ver maisção dele ano após ano e principalmente desde que o acordo entre o Almada e geração Benfica de ALMADA foi feito, foi a melhor coisa que podia ter acontecido tanto ao Clube como para os jogadores que frequentam esta escola porque para alem do nome de BENFICA trouxe outra mitologia de ensino e outros metodos de treino e pessoas licenciadas em desporto e com a especialidade em futebol daí os resultados nestes dois anos terem mudado e terem levado o nome do ALMADA a ser falado por muitos outros clubes e pessoas, inclusivamente em Espanha no torneio de Compostela Cup abriu as primeiras paginas de muitos jornais. È para mim um grande orgulho poder ter o meu filho neste clube do qual é o unico a ter o nome ALMADA e por tudo o que esta escola Geraçao benfica ALMADA está a fazer por centenas de crianças, porque nao só ensinam futebol como incentivam ao estudo, respeito, união e amizade entre todos e com uma psicologa a ajudar e apoiar quem mais precisa em todas as areas. só é pena as condicções do campo nº 2 que alem de estar em pessimo estado não apresenta as condicções de segurança para que os jogadores possam practicar este desporto que é o futebol, quero com isto deixar o meu apelo ao poder local para visitar esta escola, veja com os seus propios olhos todo este magnifico trabalho e que veja a quantidade de miudos que precisa de novas condicções para poder continuar a practicar desporto tão saudavel e preciso nestes jovens atletas. e queria deixar um agradecimento á direcção do Almada Atletico Clube por tudo o que têm feito em prol de conseguir melhores condicções.
A carregar...
Joaão Pedro FOnseca
A carregar...
Caro Anibal, desde logo, uma ideia. Não sei se conhece o Pingo Doce de Santa Marta de Corroios. Está a ver um descampado ali por trás dos prédios altos... uma zona árida, terra amarela... nem uma árvore? Pois, a autarquia meteu aí dois campos de futebol. Um ringue, e um outro mais pequeno com cestos de basket... Já passou ali ao fim de semana? Está cheio de miúdos, sempre!!! Mesmo com um sol abrazador, está lá sempre gente a jogar! Sempre... Em Almada, cidade, conheço vários campos semelhantes. Agora, vá à maior freguesia do concelho, a Charneca, e diga-me. Quantos??? Eu digo-lhe: Zero!!! Há alguns polidesportivos fechados a cadeado que pertencem a clubes. Espaços abertos? Zero... Bem sei que o dinheiro não chega para tudo... mas há tanto a fazer... tanto, tanto... Quando se autoriza uma urbanização que dá milhões aos urbanizadores e construtores civis é muito complicado exigir uma contrapartida? «meta aqui um polidesportivo!»... ninguém pensa no desporto! Vivemos a geração da PlayStation... estamos a criar uma geração de inadaptados à vida social! Só há incentivos à vida fechada, em casa... cada um para seu lado... no messenger, no facebook, no Twitter...
Alvaro Silveira
Caros Jo... Ver maisão Pedro e Nuno - sobre o desporto em idades jovens como forma de educar para crescer estamos todos de acordo; se acrescentarmos a isso o elemento competitividade que referi acima, conseguimos cobrir um elevadíssimo leque de interesses sociais, actuais e futuros. O meu filho também está no 'Almada', após ter passado por outros clubes de formação. O que observei este ano no 'Almada' foi qualquer coisa de extraordinário. Sendo o segundo ano apenas com um novo modelo formativo, a qualidade do trabalho realizado e os resultados obtidos não podem receber um epíteto menor que extraordinário. Vi o meu filho crescer enquanto pessoa e enquanto desportista e vi muito orgulho da sua parte, dos seus colegas, dos pais, dos treinadores e dirigentes quando antes e depois dos jogos gritam 'Almada! Almada! Almada!'. Para se perceber o que está a acontecer no Almada Atlético Clube há que por lá passar num dia de semana ao final da tarde ou num sábado de manhã. E tudo isto com pouquíssimos apoios... Imaginem o que não seria noutra situação...
Fernando Matos
São reconfortantes as palavras simpáticas de quem pertence neste momento à comunicade do Almada Atlético Clube. Posso assegurar-vos que vamos fazer do Almada Atlético Clube um clube de referência nacional, com ou sem apoio da autarquia e/ou outras entidades privadas, mas não escondo, como um dos responsáveis do projecto, que com apoio esse sucesso seria para mais breve. Teremos, naturalmente, muito gosto nessa altura em agradecer e apoiar todos os que contribuiram para o nosso sucesso.
A carregar...
Daniel Lopes
Ol... Ver maisá, sou treinador da geração benfica de almada, pertenço ao quadro de treinadores da escola do SLB lisboa e Caixa F. Campus, sou prof. de educação fisica no concelho de almada onde vivo à 30 anos. É com orgulho que visto o equipamento do Almada ac em parceria com a Geração SLB, mas não posso deixar de referir que o aumento do numero de jovens na nossa escola de futebol é acompanhado por um total desinteresse ao nivel do desenvolvimento do futebol por parte da CMA. Pois bem SR Antonio Matos os corpos directivos ACTUAIS têm feito esforços dedicados ao Clube em todas as áreas, se assim não fosse o Clube já não existiria. Com este numero de meninos na nossa escola prestamos um serviço educacional, social, cívico e desportivo como não existe em nenhum Clube do nosso Concelho e conheço todos eles...Como diz o Sr Alvaro Silveira que enaltece o trabalho que é desenvolvido no campo nos finais de tarde e com poucos recursos...
Acabo sublinhando que o Almada participou este ano no Mundialito de futebol no Algarve com uma equipa de infantis e outra de escolas. Deslocou-se também a Santiago de Compostela com 4 equipas! cerca de 50 meninos elevaram o nome do nosso Concelho de Almada estando presente em duas finais...com poucos apoios se consegue muito...É tempo de meter mãos à obra no Campo do Pragal...
Acabo sublinhando que o Almada participou este ano no Mundialito de futebol no Algarve com uma equipa de infantis e outra de escolas. Deslocou-se também a Santiago de Compostela com 4 equipas! cerca de 50 meninos elevaram o nome do nosso Concelho de Almada estando presente em duas finais...com poucos apoios se consegue muito...É tempo de meter mãos à obra no Campo do Pragal...
JPF escreve:
Como já alguém aqui escreveu, é fácil falar, fazer é mais difícil. Eu compreendo isso e sei perfeitamente que as autarquias tenham inúmeras prioridades onde gastar a verba dos impostos (que todos nós pagamos) . Mas, sinceramente, há coisas que não percebo: Será que formar centenas de miúdos, levar o nome do concelho a finais de torneios (será que os senhores autarcas imaginam que umas dezenas de pais andaram a gritar, em duas finais do torneio Compostela, no meio de centenas de espanhóis, «ALMADA!!! ALMADA!!! ALMADA!!!... Pois é verdade. Se calhar muita daquela gente nunca tinha ouvido falar de Almada...) será que ocupar e ajudar ao sucesso pessoal de centenas de miúdos não é uma função que merece ajudas?
Depois sabemos coisas destas:
Não vou dizer qual é o clube, mas posso dizer o concelho, o Seixal: Um amigo meu pratica um desporto, que agora está muito na moda, mas ainda tem poucos praticantes. Ele e uns amigos que entram nesses campeonatos, formaram um clube... são duas dezenas de sócios, pediram apoios à autarquia... e receberam logo verba, organizaram torneios, estão felicíssimos da vida... Quantos são aqueles desportistas??? Uns 20... talvez agora sejam 30... o dinheiro que receberam dava para pagar metade do sintético que o Almada tanto precisa... E um clube a lidar com mais de 200 miúdos não merece uma ajuda...
Sinceramente, há coisas que não percebo! Não percebo mesmo!
Mas atenção... este é só um exemplo, mas tenho outro. Também não vou referir nomes nem clubes, mas este é recente. Um clube queria organizar uma prova internacional. Trazer atletas de vários países europeus. Pediu ajuda a uma autarquia... que ajudou. Este meu amigo ficou parvo quando veio a resposta da autarquia: dez vezes mais do que esperavam... ajudou na relação com os hotéis do concelho para acolher os atletas, tudo perfeito... estamos a falar de quantos atletas, desse clube? Talvez uns 30 ou 40... De que valores falamos? Para um torneio que ocupou o pavilhão municipal num fim de semana? O suficiente para mais de metade de um campo sintético que serviria mais de 200 miúdos...
Quantos exemplos destes existirão mais? Quanto gastarão as autarquias em clubes que se calhar movimentam 30 ou 40 atletas? Será que o papel social de um clube não é um factor importante?
Aparentemente não! O efémero, uma festa de um fim de semana se calhar justifica mais investimento... dará mais votos???
Será quem nem no ano em que Espanha prova ao mundo que um investimentono DESPORTO iniciado nos anos 90 hoje permite colher-se os frutos (ainda ninguém reparou que Espanha tem os melhores atletas do mundo em dezenas de desportos??? E que esse feito lhe dá receitas brutais, para além de prestígio internacional? Só faltava mesmo o futebol...) Em Portugal ainda se pensa pequenino quando se trata de pensar o futuro... mas depois gasta-se à grande para os eventos, dinheiro deitado à rua no dia a seguir aos eventos (veja-se a triste história dos
Anibal António Teixeira
Na quarta Feira quando lancei o repto a todo o Concelho e não ao Clube A, B. C, ou d...., para serem apresentadas ideias para este projecto Concelhio. julgo e tenho a certeza de que deram conta de estamos a escrever na Página do SR Vereador da Cultura SR António Matos, e ele seguramente está muito melhor identificado com a realidade que todos nós em conjunto, porque há muitos anos lida com , Clubes , associações , Colectividades , e quando é pensado este projecto todos terão de caberem nas carruagens ninguém pode nem deve ficar excluído nem marginalizado.
Claramente a Câmara Municipal com este ou outro executivo não dispõe de Meios financeiros que lhe permita financiar projecto a projecto muito menos no seu todo . A câmara dá um ou outro subsidio e dá muito ao desporto e ás colectividades, mas não pode exceder o limite do razoável.
Da minha parte conheço também ou quase todos os Clubes e Colectividades do Concelho , O meu filho praticou judo no Ginásio, jogou Futebol , No Beira Mar de Almada , no Cova da piedade, no monte de Caparica, no Vitória de Setúbal Farense e outros, Foi Treinador das escolinhas do Benfica sagrando-se Campeão dois anos seguidos e depois têm sido sempre acabando a hegemonia do Sporting, Eu Próprio fui Director e Presidente de um Clube a Disputar Campeonato Nacional Sénior de Futebol, Como Podem ver estou enquadrado e identificado com todos os vossos problemas e anseios.
Fico muito satisfeito pela vossa participação civilizada,demonstrando quanto amam o desporto que tanto envolve as crianças , os pais os tios os sogros , os primos e por aí fora uma criança consegue mobilizar toda a família.
Estou e estarei sempre disponível para ajudar no que a minha humilde participação julgarem por bem .
Um abraço a todos e para todos:)
Joaão Pedro FOnseca
Caro Anibal e caro Vereador, todos sabemos que os cofres públicos são limitados e não nos é difícil perceber que haverá investimentos que se prendem com a vida das pessoas mais importantes do que o Desporto. Sem dúvida! Só um tolinho não o ...sabe! O que nós, apaixonados pelo futebol, temos vindo aqui a falar é coisa diferente: Não vi aqui ninguém a pedir aquilo que acontece (ou acontecia) em felgueiras, em leiria, na Madeira, no Guimarães e tantos e tantos outros municípios, em que as autarquias suportavam os clubes... e aqui não estamos a falar em tostões, eram mesmo verbas gigantescas. O que nós aqui estamos a dizer é que, precisamente, uma autarquia não deve endividar-se para alimentar equipas profissionais, mas deve ter muita atenção ao que se faz na formação. E há muitos clubes no concelho a trabalhar bem... Ignorar esta realidade, sim, é um grande erro!
Sem comentários:
Enviar um comentário