Slideshow! Todas as fotos

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um jogador prodígio, 101 golos numa época!!! é Obra!

Antes de mais, agradecer o comentário do senhor Eduardo.

E dizer-lhe que não, que nunca deito para o lixo os comentários que não são insultuosos!
Só esses é que os apago, e julgo que terei o seu acordo, uma vez que me diz que trabalha na área da formação, não é nada bom para os miúdos assistir aqui a troca de insultos.

O seu email é fantástico, e agradeço com um pedido, de que partilhe connosco os seus pontos de vista sobre o futebol infantil, já que é a sua área profissional, é certamente uma pessoa com opiniões que nos interessam a todos.

Por outro lado, ligado ao Barreirense, que é uma equipa fantástica, todos nós queremos saber das novidades dessa grande equipa!


Agora, quanto ao caso concreto.
Digo-lhe, senhor Eduardo, com toda a frontalidade!
Admito ter errado na minha avaliação.
Mas eu escrevi isso.
Só vi o jogo do Almada com o Barreirense. E, nesse jogo, que vi com muita atenção, o jogador em primeiro plano foi, de facto, o n.º 10. Esta é a minha opinião. Admito que existam opiniões diferentes. Agora, notei que o treinador trocou quase toda a equipa... e o n.º 10 só saiu de campo quando o barreirense fez o 3-0... até lá... todo o jogo passou pelos pés do n.º 10. E saíram dos pés dele todas as jogadas perigosas. Disso não tenho dúvidas, é um dos melhores jogadores do distrito no escalão! Dúvida nenhuma.

Agora, centremo-nos no Tomás Santos! O Jogador do Barreirense que ganhou o prémio de melhor jogador do Torneio Almada Cup, e que eu manifestei dúvidas, porque achei que o n.º 10 do barreirense, o André, seria muito melhor. Admito que não tenha estado atento o suficiente ao Tomás, que não conhecia...  e admito que tenha sido fantástico noutros jogos que não vi!


Eu não fazia ideia, mas aquilo que me diz (já o coloco aqui em baixo) é notável! Já nem digo como jogador de futebol, que isso parece ser óbvio,  não sei se terão existido esta época por todo o país mais jogadores com 101 golos marcados numa época... Duvido que haja igual!

Agora, acho notável o seu curículo em várias disciplinas! É de facto fantástico!
Parabéns, tem aí um miúdo que é um prodígio!

Não é para qualquer um!

Agora, permita-me que discorde quando diz que fiz uma avaliação sem imparcialidade:

Não me parece que achar que um jogador do barreirense foi o melhor, e não outro que ganhou o prémio, não vejo aí qualquer parcialidade. Não conheço nenhum dos jogadores! São ambos da equipa adversária! Pode acusar-me de avaliação errada. Isso sim! E admito! provavelmente errei!
Mas imparcial?? Não percebo o que quer dizer com isso!



COMENTÀRIO DE EDUARDO SANTOS.



A apreciação que faz do Tomás Santos, o tal que não percebeu como lhe “foi atribuído o prémio de melhor jogador” revela a forma como viu o jogo: sem qualquer imparcialidade.

Felizmente, embora isso lhe possa parecer estranho, quem teve de decidir observou-o com isenção.
Não leve a mal, mas não sou apenas o pai do Tomás: sou especialista em formação, mais especificamente em Avaliação… E se quer ser pedagógico para com os seus meninos, deve fazer a crítica com a maior isenção (que for possível)

Aproveito também para lhe dizer que o Tomás, joga futebol a sério apenas há 1 (UM) ano, no Barreirense. Esteve apenas outro ano no Luso FC, mas ai apenas “jogava á bola”: tipo equipa de rua, mas com equipamentos.

O Tomás, portanto, até aos 10 anos nunca se tinha dedicado ao futebol.

Mas, dos 4 aos 7 anos ganhou inúmeras provas de atletismo, natação e xadrez; depois dedicou-se ao Triatlo e foi campeão nacional; dedicou-se ao Xadrez e foi campeão nacional; Dedicou-se às corridas de Velocidade em Patins em Linha (outdoor) e foi campeão nacional).

Agora está a dedicar-se ao futebol…

No ano passado fiz este vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=JJcS6EFREHU) com que ganhou uma semana de férias na Nike Camp.

Pode ver a evolução neste vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=APxDaP5l6fQ) com os 54 (CINQUENTA E QUATRO) golos que marcou este ano no campeonato. Contando com os 6 que marcou em Almada e outros torneios, totalizou 101 (CENTO E UM) golos.

Deixo-lhe aqui um desafio: ver se o Tomás “despacha á bruta para a frente” ou usa “os braços” nalgum dos 65 golos do vídeo deste ano.

Nesse vídeo apenas tenho os golos mas, o Tomás, mesmo sendo ponta de lança, foi dos jogadores que mais assistências para golo fez: o Barreirense marcou 225 golos.

Tenho pena de não ter gravado o torneio, porque agora fazia-lho chegar e, se calhar, já via o jogo de outra forma… mas terei todo o prazer em lhe fazer chegar os jogos do Barreirense para que confirme que os miúdos não jogam com “encontrões”, “empurrões”, “cargas irregulares”, etc.

Mas, sobretudo, não “vale tudo”
Saudações desportivas
Eduardo Santos




JPF escreve:

Felicidades senhor Eduardo. tem um filho fantástico!




EIS OS VÍDEOS DO NOSSO AMIGO TOmÀS













Senhor Eduardo espero que não se chateie por ter metido aqui no blog este seu vídeo com um golo fabuloso do Tomás.

Mas acho que é um golo fora-de-série, mas não só pela execução do Tomás, que é excelente, mas também pelo passe fabuloso do André... o tal médio que eu continuo a dizer que é um dos melhores jogadores do distrito! Passe à Rui Costa... à Aimar... à Kaká, um passe que não é para qualquer um...




Eduardo Santos deixou um novo comentário na sua mensagem "Um jogador prodígio, 101 golos numa época!!! é Obr...":

Caro JPF
Agradeço o ENORME elogio que faz do Tomás mas ele não é um prodígio: é um miúdo absolutamente normal mas que tenta fazer um trabalho sério. É, aliás, a única coisa que nós pais lhe exigimos: seja sério no que faz, respeitando dessa forma os outros.
A imparcialidade que mencionei deveu-se á sua referência de que, na atribuição dos prémios, se devia “valorizar outras capacidades que não apenas a força”, no seguimento do artigo em que referiu que os miúdos do Barreirense atiravam “o corpo para cima dos adversários”.
Esta “valorização da brutalidade” (minha interpretação das suas palavras) expressada na atribuição do prémio ao Tomás (“forte fisicamente”), em detrimento da “genialidade” de André Gomes, não é justo nem para com o Tomás nem para com a restante equipa do Barreirense que, volto a afirmar, não “joga dom os braços”, não dá “empurrões” nem tem agressividade maldosa.
Ganharam porque, entre outras qualidades, também têm uma boa constituição física.
Relativamente ao André Gomes, não quero que fique com a ideia que não gosto dele ou de jogadores muito tecnicistas. Realmente não usa o corpo como a maior parte dos restantes mas isso deve-se às suas características físicas…
No futebol moderno há espaço para os tecnicistas (Messi/Kaka/Rui Costa/Chalana) mas também parta jogadores/atletas mais trabalhados fisicamente (Cristiano Ronaldo/André Luiz/Fábio Coentrão)
Mais uma vez obrigado pelas suas palavras e continuação do bom trabalho
Saudações desportivas
Eduardo Santos


PS:
Acabei de ver os vídeos que colocou no blog e acho que tem toda a razão: o André é muito bom jogador… Mas o seu futuro só depende dele: da seriedade que colocar no seu trabalho.
Aproveito para lhe informar que o Barreirense ganhou esse torneio de futebol de 11 no campo do Olivais Sul, derrotando o Benfica na final por 2 – 0. O Tomás foi o melhor marcador e o André o melhor jogador (justo, quanto a mim)


JPF escreve:
Obrigado pelos seus comentários.
Compreendo todas as suas preocupações e dou-lhe toda a razão.
Não pretendia querer dizer que o Tomás era um «prodígio» no sentido de que estaria ali um génio, não era esse o sentido. Era mais no sentido de que ele é de facto um miúdo com grandes aptidões, temos de reconhecer,. e não há possibilidade de argumento contrário, que um miúdo que marca 100 golos numa época tem de ser de facto um miúdo ou com grandes capacidades, ou então muito trabalhador, muito esforçado, ou as duas coisas!
Não há volta a dar!

Mesmo admitindo que muitos desses golos tenham sido marcados contra equipas fracas, não se lhe pode tirar o mérito, até porque marcou também em jogos difíceis, nomeadamente contra o Benfica no torneio dos Olivais, num golo fantástico que podemos ver nesse vídeo em cima! Numa jogada, que eu diria, «à Barcelona»... esse é o futebol que eu gosto de ver, passe e desmarcação, jogo de equipa.

De qualquer forma, dei-me ao trabalho de ver mais alguns vídeos da vossa equipa que vi no youtube, e permita-me fazer uns comentários sobre o Tomás.
Ele tem de facto uma capacidade notável de receber a bola de costas para a baliza e saber contornar o adversário para chegar ao remate. É também notável a facilidade com que remata de qualquer sítio, de longe, de perto, sem ângulo, com adversário á frente, sem adversário. É o típico ponta de lança que qualquer equipa gostaria de ter... (e que tanta falta nos faz na Selecção nacional eheheh...)


Aproveito para reconhecer aqui que muitas vezes fazemos apreciações precipitadas por falta de dados. O que eu sabia do Tomás era apenas aquele joguinho com o Almada. Onde, confesso, não me saltou à vista as suas capacidades. Vistos agora todos os vídeos, tenho outra ideia dele!
Sem, claro, deixar de considerar... e mantenho a minha opinião, que «o jogador» do Barreirense que faz toda a diferença é o André, porque é o «maestro» da equipa. É daqueles pés que se constrói todo o jogo. E esta é a minha forma de ver o futebol...  pode ser defeito meu, mas não consigo fazer as análises que tantas vezes vejo nas televisões pelos ditos comentadores desportivos. Em que há jogos... é tão frequente isto acontecer... uma equipa bate-se, bate-se... há um defesa central, um médio defensivo, um lateral... jogadores que fazem jogos formidáveis... e há um avançado que está lá à frente ... à espera da bola... o jogo passa-lhe todo ao lado, mas ao minuto 90 tem um segundo de inspiração, salta, marca um golo de cabeça, resolve o jogo. E todos os comentadores dizem que este é o homem do jogo!  Esquecendo todo o trabalho de formiguinha de um central... de um médio... de um lateral...

como se a bola chegasse ao avançado por magia... como se a equipa conseguisse não sofrer golos por magia... como se a construção de jogo não contasse...

E eu, essas análises não consigo fazer! Valorizo muito o jogo coletivo! Valorizo muito os jogadores que jogam para a equipa... que põem a equipa à frente das suas ambições individuais...  Por isso tenho tendencia para apreciar mais os jogadores altruístas, de cabeça levantada, que estão sempre à procura do melhor colega para passar...

Sei bem que faço parte de uma minoria. Sei bem que a maioria dos treinadores e doa amantes de futebol valorizam muito mais um jogador que tenta a sua sorte... que foge com a bola e finta 3 e tenta marcar golo... o jogador rápido, que ultrapassa o adversário... que faz umas fintas muito vistosas, o jogador mais tecnicista que consegue fazer muitas fintas... este é o padrão normal. Até porque é deste grupo-padrão de jogadores que surgem os Cristianos Ronaldos, os Messis, os Maradonas...  Percebo que haja mais atenção de todos para este tipo de miúdos, mas eu continuo a  preferir ver jogar uma equipa como o Barcelona (mesmo sem Messi) em que todos tocam na bola, onde a posse de bola atinge sempre acima os 70%... qualquer que seja o adversário, seja o Inter, seja o Chelsea, seja o Manchester... Onde o colectivo se sobrepõe ao individual!

Bem, já me alonguei!

Sr, Eduardo, desejo-lhes as maiores felicidades e que tudo corra pelo melhor!
E reitero o convite, sempre que quiser escrever sobre futebol infantil, somos nós que agradecemos se partilhar connosco!


PS:  Uma pergunta: Aquele torneio nos Olivais, em que o Barreirense venceu o SLBenfica por 2-0, sabe-me dizer que equipa do Benfica era? Sabe melhor que eu que o Benfica tem umas 5 ou 6 equipas de Infantis, julgo que vai de Benfica A, a Benfica E. É que acabei de ver um vídeo da final do torneio internacional da Pontinha, em que o Benfica venceu na final o Inter de Milão por 1-0, e não me parece que sejam os mesmos miúdos que jogaram convosco. Os que venceram este torneio da Pontinha são muito mais fortes fisicamente...  Qualquer que tenha sido a equipa... é sempre uma equipa do Benfica... é sempre uma grande equipa, é sempre uma grande vitória a do Barreirense!

Já agora, outra pergunta: pode confirmar-me se é verdade o que tenho lido, que a vossa equipa está sem perder um jogo oficial há dois anos? É verdade? E, se puder dizer-nos... já que é uma equipa tão forte, que sabemos que é... podemos saber que derrotas teve nestes dois anos (em torneios etc)? Tenho curiosidade de saber que equipas vos conseguiram ganhar!É que nem os Benfica vos ganhou... é obra!
Está aí uma grande equipa mesmo!



JPF.

1 comentário:

  1. Caro JPF
    Agradeço o ENORME elogio que faz do Tomás mas ele não é um prodígio: é um miúdo absolutamente normal mas que tenta fazer um trabalho sério. É, aliás, a única coisa que nós pais lhe exigimos: seja sério no que faz, respeitando dessa forma os outros.
    A imparcialidade que mencionei deveu-se á sua referência de que, na atribuição dos prémios, se devia “valorizar outras capacidades que não apenas a força”, no seguimento do artigo em que referiu que os miúdos do Barreirense atiravam “o corpo para cima dos adversários”.
    Esta “valorização da brutalidade” (minha interpretação das suas palavras) expressada na atribuição do prémio ao Tomás (“forte fisicamente”), em detrimento da “genialidade” de André Gomes, não é justo nem para com o Tomás nem para com a restante equipa do Barreirense que, volto a afirmar, não “joga dom os braços”, não dá “empurrões” nem tem agressividade maldosa.
    Ganharam porque, entre outras qualidades, também têm uma boa constituição física.
    Relativamente ao André Gomes, não quero que fique com a ideia que não gosto dele ou de jogadores muito tecnicistas. Realmente não usa o corpo como a maior parte dos restantes mas isso deve-se às suas características físicas…
    No futebol moderno há espaço para os tecnicistas (Messi/Kaka/Rui Costa/Chalana) mas também parta jogadores/atletas mais trabalhados fisicamente (Cristiano Ronaldo/André Luiz/Fábio Coentrão)
    Mais uma vez obrigado pelas suas palavras e continuação do bom trabalho
    Saudações desportivas
    Eduardo Santos

    PS:
    Acabei de ver os vídeos que colocou no blog e acho que tem toda a razão: o André é muito bom jogador… Mas o seu futuro só depende dele: da seriedade que colocar no seu trabalho.
    Aproveito para lhe informar que o Barreirense ganhou esse torneio de futebol de 11 no campo do Olivais Sul, derrotando o Benfica na final por 2 – 0. O Tomás foi o melhor marcador e o André o melhor jogador (justo, quanto a mim)

    ResponderEliminar