Só me foi possível ver os jogos das 16:30.
EIS OS RESULTADOS.
Jogos das 10:30
Almada - 1 Fabril - 1
Barreirense - 13 Lusitano Évora - 0
Jogos das 14:30
Almada - 3 Lusitano Évora - 1
Barreirense - 6 Fabril - 0
Jogos das 16:30
Almada - 1 Barreirense - 4
Fabril - 18 Lusitano Évora - 0
1.º LUGAR - Barreirense 3 jogos, 3 vitórias, 23 golos marcados, 1 sofrido 9 PONTOS
2.º LUGAR Fabril 3 jogos, 1 vitória, 1 empate, 1 derrota 19 golos marcados, 7 sofridos 4 PONTOS
3.º LUGAR Almada 3 jogos, 1 vitória, 1 empate, 1 derrota, 5 golos marcados, 6 sofridos 4 PONTOS
BREVE ANÀLISE:
Do pouco que vi deste torneio, foi fácil perceber o desnível da equipa do Barreirense, claramente muito acima das restantes equipas participantes.
Acredito que o Almada poderia ter dado mais luta, mas teria de haver uma estratégia montada para tal, e ainda bem que não houve. Era simples, era jogar de igual para igual, ou seja, jogar com o corpo.
Nunca foi essa a metodologia de treino da nossa equipa. Não é a aprender o jogo feio que evoluem. Quando ganharem corpo aprenderão a jogar feio... enquanto infantis, era mais importante aprenderem a jogar com a bola nos pés. A fazer contenção. Nunca vi ensinarem os miúdos a atirarem o corpo para cima dos adversários. Quando chegar a idade certa, aprenderão isso. Os do Barreirense aprenderam isso mais cedo, e ganham jogos com isso!É legítimo!
Mas não nos enganemos. Mesmo que não jogassem duro, seriam sempre uma excelente equipa. É de dar os parabéns!
Grande equipa!
Mas eu prefiro ver os nossos miúdos evoluírem com a bola no chão, sem tocar no adversário!
Esta equipa do Barreirense é excelente, com um vasto plantel de elevada qualidade, com pelo menos 4 ou 5 jogadores acima da média, dos quais eu destaco o n.º 10, o André, que é um jogador de alto nível. Boa tecnica e, isto é que faz a diferença, muito inteligente!
Para se disputar um jogo com esta equipa tem de ser a jogar no mesmo estilo. Ou seja, como já escrevi várias vezes neste blog, era precisa jogar muito com o corpo. Ir com o corpo todo mesmo quando não se sabe se se chega à bola ou não! Sempre com os braços a empurrar. É o tipo de jogo que esta equipa faz. E não jogando da mesma maneira, qualquer equipa se sente diminuída.
De qualquer forma, dizem-me que o Fabril também jogou muito duro!
Ou seja... não é uma característica só do barreirense. Há cada vez mais equipas a treinarem os miúdos a jogar assim!
Temos de saber lidar com isso!
Mas, não escondo que esta equipa do Barreirense é fabulosa. Eu sempre o disse. Jogam é muito feio! E quando os árbitros não vêem os empurrões... as equipas adversárias fiocam acanhadas e não conseguem jogar.
A nossa equipa sentiu-se disso... e esteve longe do que já vimos jogar! Também não ajudou o facto de ser o 3.º jogo, já estavam esgotados, e com este tipo de jogo duro, pior ainda.
Depois, a equipa do Lusitano de Évora, foi muito mais fraca do que esperávamos. Tinha um plantel curto. Poucos suplenetes. Parece que faltaram 7 miudos importantes na equipa. Aío está a razão! Uma equipa que foi à fase final distrital... não esperava vê-la levar 18 e 13 a zero...EStá explicado, faltavam miúdos.
Quanto à arbitragem, não gostei de ver a atitude autoritária do árbitro a expulsar o Leo e o Gonçalo... quando os miúdos fizeram faltas, é verdade, mas faltas que resultam de várias jogadas em que são empurrados com os braços pelo adversário... mas isso não quis ver. Depois, os nossos jogadores terão dito asneiras... e não podem fazê-lo!
Por outro lado, 2 minutos após a expulsão do Gonçalo, há um jogador do Barreirense que faz uma falta muito feia por trás... mas agora o árbitro já não quis expulsar. Critérios diferentes é sempre feio!
de resto, tirando o facto de não assinalar nunca faltas a cargas irregulares dos jogadores do Barreirense, pareceu-me bem!
Quanto ao desempenho da nossa equipa, gostaria de assinalar o belíssimo trabalho do Nuno, gostei muito de o ver de amarelo e fez um excelente jogo! Nunca o tinha visto a jogar a médio, e gostei. Fez muito bem o papel. Meter a bola no chão, bons passes. E, fundamentalmente, esteve muito bem na marcação ao n.º 10 do barreirense.
A mostrar que um bom jogador é sempre um bom jogador. Em qualquer lugar que jogue!
Aliás, esta é a minha leitura, aquela equipa do Barreirense vive toda dos pés deste n.º 10. E quando é assim, só há uma maneira de travar a equipa, ter um jogador sempre em cima dele. O que funcionou bem enquanto o Nuno esteve em campo. Quando o Nuno estava fora... esse n.º 10 passeou-se por todo o campo, e construiu todo o jogo do Barreirense.
Se bem se lembram, o jogo-treino que fizemos no Barreiro em que ganhámos por 3-2, resultou de uma excelente estratégia montada pelo mister Fernando: Iuri e Santana atrás, sempre a anteciparem-se aos avançados deles. O Mário no meio a não deixar jogar o n.º 10 deles. O Varandas e o Juninho a subirem nas laterais e o André Horta e Gonçalo a pressionarem na frente! Correu na perfeição e ganhámos esse jogo!
Mas não nos iludamos. Se jogarmos 10 vezes contra o Barreirense, talvez ganhemos uma vez em dez...
A verdade é que alguns dos nossos jogadores estavam hoje apáticos, muito lentos, pareciam receosos do choque com eles. Estavam cansados certamente.
Não gostei de ver o desvario da nossa equipa, Em alguns momentos, amedrontaram-se e não jogaram aquilo que sabem. Era pontapé para a frente... e isso, confesso, nunca gostei e nem o facto de jogarmos contra uma equipa mais forte justifica que se jogue assim! Era bola no chão! Sempre bola no chão! É isso que aprendem nos treinos, era isso que tinham de jogar. Não percebi aqueles pontapés de baliza para a frente...
A nossa equipa sabe jogar muito melhor do que aquilo que vi hoje! Estavam nervosos... E claramente muito cansados!
Um jogador que não esteve presente hoje podia ter feito a diferença na equipa:
O Marcos!
É, de entre todos os miúdos do nosso plantel, aquele que mais facilmente se adaptava a este tipo de jogo duro do Barreirense. tenho a certeza que alguns daqueles miúdos iam perceber que não era esse a melhor maneira de jogar quando levassem com o corpo do Marcos em cima... mas, enfim. O Marcos não estava...
De resto, o Gonçalo aguentou-se muito bem às cargas... foi pena ter perdido a cabeça, mas esteve muito bem! O Varandas foi inteligente a perceber que se segurasse a bola na altura certa, não era com empurrões que lhe tiravam a bola.
O Juninho teve umas arrancadas geniais e fez um golo fantástico!..
Dizem-me que no jogo contra o Fabril jogou muito melhor!
Parabéns Juninho... gostamos de te ver nestes dias em que estás inspirado!
Alguns dos golos do Barreirense foram consentidos. O último resulta de uma entrada à linha em que temos dois jogadores que vão à queima-roupa em vez de fazer contenção... Um deles nem sequer está a guardar o lado da baliza... vai à bola a empurrar o jogador para a nossa área... Errado! Estes erros pagam-se caro, com equipas fortes.
Outro golo, num canto, deixam o médio do Barreirense completamente sozinho. Até se baixou para cabecear e fazer o golo. Desatenção na defesa... Ninguém a marcar! Outro é um remate de fora da área mesmo ao ângulo. Este era difícil evitar... O Pedro Galamba costuma atirar-se bem a estas bolas... mas não sei se a apanharia, foi mesmo ao ângulo!
Um golão!
O Golo do Juninho é excelente, mas o facto de ter sido uma das poucas vezes em que chutámos à baliza deles mostra bem que a nossa equipa esteve uns furos abaixo...
PRÈMIOS:
Sinceramente não percebi como foi atribuído o prémio de melhor jogador a um jogador do Barreirense que, no jogo contra o Almada, só o vi a fazer pontapé para a frente! É verdade que fez excelentes remates de longe, mas esse jogador tem alguma coisa a ver com o n.10??? .. como não vi os outros jogos, admito que tenha sido excelente nos outros jogos. Contra nós, só vi um miudo forte fisicamente a chutar com muita força, e a despachar à bruta para a frente. Só isso. Daí a ser o melhor jogador do torneio... acho pouco. Devia valorizar-se outras capacidades que não apenas a força!
E na minha modesta opinião, o n.º 10 sim, é um jogador genial!
Mas como só vi um bocadinho do torneio admito que esteja errado!
ATITUDES
Achei vergonhosa a atitude do banco do Barreirense. Estavam a chamar nomes ao árbitro... curiosamente um árbitro que deixava passar todo o jogo manhoso com os braços dos seus jogadores. Não percebi a atitude... e acho vergonhoso!
Uma equipa que é campeã distrital... devia ter uma atitude mais condicente com o seu nível. Devia ter outro estilo de jogo. Fica-lhes muito mal estar a queimar tempo na primeira parte quando ganham 1-0... uma equipa campeã distrital a queimar tempo contra uma equipa que nem passou à segunda fase???
Insultar um árbitro que deixa correr todo o jogo de encontrão e empurrões?
Na minha modesta opinião, uma equipa de alto nível, que é campeã distrital, vinha a Almada para dar 6 ou 7 a zero... em jogo jogado... sem necessidade de empurrões, sem necessidade de queimar tempo, sem necessidade de insultar o árbitro... sem necessidade de ameaçar abandonar o torneio! Mas enfim... as atitudes ficam para quem as pratica!
Temos que dar os parabéns ao Barreirense, que têm uma excelente equipa!
Temos que dar os parabéns aos nossos miúdos, que, apesar de não terem feito um grande jogo, afinal deram luta à equipa campeã distrital... Houve uma fase do jogo em que estivemos a dominar! Aliás, quase toda a primeira parte foi nossa. Apesar não termos criado muitas situações. Perder por 4-1 contra os campeões distritais, não é vergonha para ninguém! Foi um bom jogo!
Às vezes esquecemo-nos que somos só uma equipa mediana... nem à segunda fase passámos!
Esperavam que íamos ganhar o torneio? Era difícil... Contra 3 equipas que foram às fases finais do distrital? Uma que é a campeã em título?
Ainda temos muito para aperfeiçoar!
Quanto aos jogos contra o Barreirense, já sabemos que há sempre confusão!
Todos sabemos que naquele clube o que conta é ganhar, ganhar, ganhar... acima de tudo!
Ora, a filosofia da escola geração Benfica do Almada é o oposto. Formar, formar, formar... os resultados virão depois.
São duas filosofias diferentes. Ambas válidas!
Nós formamos miudos, o barreirense ganha jogos!
EU gosto de ver os nossos miudos a jogar contra o Barreirense... porque também acho que é importante para os nossos miúdos terem a experiência de jogarem com equipas muito competitivas. Não podemos é ficar surpreendidos com estes episódios!E, fundamentalmente, os nossos miudos têm de aprender a lidar com equipas que jogam duro. Não podem perder a cabeça e insultar o árbitro... porque se o fazem são expulsos... e não ganhamos nada com isso!
PARABÈNS MIÚDOS!
FOI UM BOM TORNEIO!
BALANÇO FINAL
Diria que foi uma excelente participação a da nossa equipa.
Muitas equipas gostariam de ter dado tanta luta ao barreirense como nós demos.
Não esquecer que ao intervalo perdiamos apenas por 1-0 e tinhamos o jogo totalmente controlado!
Se pensarmos ainda que não tinhamos o marcos e o Mário, dois jogadores muito fortes, e que já provaram que se aguentam bem contra equipas destas, que jogam duro... Acho que o balanço é muito, mesmo muito positivo!
Não vi o jogo contra o fabril, e entretanto falei com várias pessoas que me disseram que jogámos mesmo muito bem. Um jogão!
Só o jogo contra o lusitano de Évora é que terá sido mais fraquinho.
que teremos falhado muitos golos e que fizemos um jogo mais atabalhoado...
Mas, se virmos bem: Um jogo muito bom, mas que deu em empate, um jogo fraco, que deu vitória, e um jogo razoável, que deu derrota por 4-1 com o campeão distrital, uma equipa que não perde em jogos oficiais há dois anos consecutivos... acho que foi muito bom!
PARABÈNS MIUDOS!"
COMENTÀRIOS
O Joca enviou-me um comentário, indignado porque não me referi às arbitragens do torneio em geral, e apenas à arbitragem do jogo do Barreirense.
Isto porque ele (Joca) também apitou neste torneio... e certamente gostava de ter lido aqui uma opinião.
Bem, Joca, vais desculpar-me, mas se tivesses lido com atenção o que escrevi... eu só vi com atenção o jogo Almada-Barreirense... e foi só sobre esse jogo que escrevi!
Receio que nem sequer tenhas lido o que escrevi!
Se leres bem... digo que não gostei de ver o arbitro expulsar o Gonçalo e o Leo.. embora admita que eles tenham dito asneiras e se o fizeram, merecem a advertência... e digo que deixou o Barreirense jogar muito com as mãos, tirando isso escrevi que esteve muito bem! Onde é que leste que só digo mal do árbitro???
Tenho pena, mas não posso fazer-te aqui um elogio, porque nem vi, nem ninguém me falou das tuas arbitragens! Prometo que quando te vir a apitar farei um comentário...
Lamento... de qualquer forma há muita gente que viu todos os jogos... se alguém quiser escrever aqui o que achou das outras arbitragens... agradecemos!
Por outro lado, Joca, acho injusto que venhas agora dizer que eu só digo mal dos árbitros! Até parece que perdeste a memória desde que passaste a apitar....
Se bem te lembras fiz aqui (é só ires à procura...) «n» elogios a variadíssimos árbitros. Assim como fiz violentas críticas a várias outras arbitragens... e sempre disse que é incrível como se vê arbitragens tão boas e outras tão más... dessas, as más, lembro-me, curiosamente, que foram arbitragens as quais eu te vi a insultar os árbitros aos gritos, completamente descontrolado... E não foi uma nem duas vezes... mas enfim...
Se calhar já te esqueceste...
De qualquer forma, aproveito para te desejar as melhores felicidades nesse mundo da arbitragem. Espero que já tenhas percebido, até pela experiência que tinhas enquanto estavas de fora a ver... que não é nada fácil apitar futebol. Nada mesmo! É difícil agradar a todos! E como sabemos, os adeptos tendem a ver os jogos de forma emocionada e isso provoca distorções. Um bom árbitro tem de ter a capacidade de se abstrair do que ouve das bancadas! Tem de concentrar no jogo e mais nada!
Por isso te desejo a melhor sorte, Joca! Felicidades!
Abraços
PS: Hei-de perguntar a quem viu as tuas arbitragens o que achou...
A OUTROS QUE COLOCAM AQUI COMENTÀRIOS OFENSIVOS:
Há gente que ainda não percebeu! de tanto em tanto tempo aparecem-me uns comentários ofensivos. Não trazem ideia nenhuma, crítica nenhuma... é só ofender...
Falta-lhes inteligência para argumentar e insultam... só que, coitados, não percebem que o blog tem moderação de comentários.... pois é! Basta um clique no botão «DELETE»...
Não custa nada...
ai, ai... não perca tempo a escrever para o lixo... pense em ideias, argumentos, e envie-nos... insultos = lixo!
OUTRO COMENTÁRIO
em juvenis desceram + 3 equipas derivadas as descidas de equipas do nacional do distrito de setubal, o galitos seixal monte e vasco da gama para a proxima epoca disputam a 2 divisão distrital!!
E OUTRO:
~Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Treinos de Iniciados":
Boa noite amigo João
Permita-me apenas uma pequena correcção ao seu texto. A determinada altura diz: "E agora, em Iniciados, já não é como nos Infantis. As substituições são reduzidas, vão existir sempre, em cada um dos jogos, 2 ou 3 miúdos que não vão jogar sequer um minuto!"
Não é bem assim, talvez não saiba mas o número de substituição são de 7 (sete) nos iniciados da AF de Setubal, a única condicionante é que apenas 3 podem ser feitas após o início da 2ª parte. Ou seja, todos podem jogar, uma vez que são convocados 18 atletas!
Um abraço e continuação de bom trabalho
The Coach
JPF.
Olá sou o irmão do Ricardinho ( Joca )e também fui árbitro neste torneio. se fala na arbitragem porque é que só falou de um árbitro e ainda por cima só para falar mal? quer dizer que os árbitros neste torneio não tiveram nada de bom? É que só vejo a dizer mal, nao vejo aqui nada a falar bem dos árbitros... É que normalmente quando se fasla dos árbitros é só para falar mal. Secalhar se o Almada tivesse ganho o árbitro ja tinha estado muito bem nao ?
ResponderEliminar