Slideshow! Todas as fotos

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

+ Comentários (sobre a pressão que se deve colocar aos jogadores)

Hacker deixou um novo comentário



Quanto ao último anónimo queria dizer que não ganha nada em estar aqui a insultar. Eu sou o primeiro anónimo e como não quero identificar-me, criei um "username", como se pode visualizar acima. Em primeiro lugar gostaria de dizer ao Senhor ou Senhora que respondeu á minha critíca (curiosamente também nao se identifica, que eu li tudo o que está aqui no blog e percebi tudo. Em segundo lugar, quanto á sua pergunta " O que gostaria de ver aqui ?", se eu digo que acho informação desnecessária e a mais é porque nao quero ver nada aqui. Depois o Senhor diz que nao acha correcto as equipas que humilham os jogadores e fazem de tudo para ganhar jogos. Então é o seguinte, os jogadores que são humilhados pelas coisas que os treinadores lhe dizem como você o diz, nao se chama humilhaçao, mas sim demonstrar um total empenho e dedicação ás suas equipas, coisas que nao vejo em clubes como o Almada (alguns treinadores apenas). O facto de os treinadores apertarem mais com os míudos nao é sinal de humilhaçao,mas sim de preparação para a vida (pois estes miudos ao longo da vida vao ouvir muitas destas coisas ( ao que o Senhor chama humilhaçao). Porque é que acha que por exemplo, o Seixal ou o Amore ou o Barreirense que vê-se que têm treinadores que apertam mais com uns seus jogadores, mesmo estes tendo ainda 12 anos, têm melhores resultados?? Diga-me la entao ??



João Pedro Fonseca, responde a Hacker,
Caro Hacker, antes de mais obrigado por partilhar connosco os seus pontos de vista. Queria felicitá-lo por isso e até aproveitar para mostrar o meu agrado, porque eu sou assim, não me acho dom da verdade, e por isso gosto de ouvir opiniões diferentes das minhas. É que eu tenho como filosofia de vida que todos nós somos bons numa ou noutra coisa, mas todos temos a aprender com as outras pessoas. Por isso, volto a sublinhar, agradeço-lhe ter respondido à minha provocação e tenha apresentado argumentos contrários.
Obrigado, mais uma vez.



AGora permita-me que responda, humildemente, a cada um dos seus pontos:


«Quanto ao último anónimo queria dizer que não ganha nada em estar aqui a insultar.»
Sou da mesma opinião. Insultos ficam para quem os faz. É perda de tempo. É mácriação. É falta de coragem. É tudo o que é de mesquinho. 

«Eu sou o primeiro anónimo e como não quero identificar-me, criei um "username", como se pode visualizar acima.»
Não vejo problema nenhum nisso. Acho natural que algumas pessoas assumam a sua identificação e outros não. É assim a vida. Está no seu direito! Tudo optimo!


«Em primeiro lugar gostaria de dizer ao Senhor ou Senhora que respondeu á minha critíca (curiosamente também nao se identifica, que eu li tudo o que está aqui no blog e percebi tudo. Em segundo lugar, quanto á sua pergunta " O que gostaria de ver aqui ?", se eu digo que acho informação desnecessária e a mais é porque nao quero ver nada aqui.»
Quanto a este ponto, confesso que não o percebo.  Primeiro, diz que não me identifico quando sou eu o autor do blog e está escrito em dezenas de posts... chamo-me João Pedro, sou pai de um dos miúdos dos Infantis «A»  e todos os pais que costumam estar nos treinos sabem quem eu sou. Não sou mais nem menos que vocês. Só um pai que um dia se lembrou de meter fotos dos miúdos a jogarem na net e que se atreveu a fazer comentários pessoais sobre os jogos, tendo consciência de que há o risco de alguns pais não gostarem do que lêem...  Mas, incentivado, por muitos pais, aceitei correr esse risco. O que não impede que, de um dia para o outro, se sentir que há uma maioria de pais que não gosta disto... Acaba-se o blog de um dia para o outro! Já esteve quase para acontecer...Quando fui insultado por um pai.
Agora, quanto à sua resposta à minha pergunta sobre o que gostaria de ver aqui, que raio!!! Não percebo! Então o senhor diz que não quer ver nada aqui... Então porque vem cá perder tempo! Eu também não gosto de ver telenovelas... e não me queixo às televisões contra as telenovelas... simplesmente ignoro-as... tenho mais de 200 canais para escolher... deixe-me ver se o percebo. O senhor acha que é informação irrelevante... e sem interesse? É isso? O seu comentário seria o bastante para eu retirar esses posts, mas infelizmente há outras pessoas que não só gostam de ver essa informação, como até enviam opiniões, e enriquecem o blog com mais informação. Ou seja, vai desculpar-me... mas vai continuar a aparecer informação dessa.


«Depois o Senhor diz que nao acha correcto as equipas que humilham os jogadores e fazem de tudo para ganhar jogos.»
É verdade. Essa é a minha opinião. Se me disser que nos iniciados, juvenis, ou juniores, tudo terá de ser muito mais duro, eu aceito. Mas não se esqueça que estes miúdos têm 12 anos... Eu sei do que falo! É uma idade muito complicada... você humilha um miúdo num treino... e o miúdo pode desligar da escola... desligar dos amigos... desligar de tudo... Converse com algum psicólogo que conheça e pergunte-lhes como é! Se não sabia... fica a saber!
às vezes uma coisa tão simples como não convocar para um jogo... esquecer-se do miúdo no banco, quando ele está ansioso para entrar... chamar-lhe a atenção num passe mal feito, quando ele vê todos os colegas a fazerem coisas mal feitas e não houve ninguém a corrigir, tudo isto são pequenas coisas em que um treinador pode destruir a auto-estima de um miúdo!
E o senhor vai desculpar-me... mas o futebol é só futebol! A vida de uma criança vale muito mais que vitórias e derrotas...
O meu filho mais velho deixou o futebol há 3 anos... ainda hoje há telefonemas a pedirem para ele ir treinar... Era bom jogador. Muito bom mesmo!E sabe o que lhe digo? Foi a melhor coisa que ele fez. Deixou o futebol porque já não era feliz... o grupo era um conjunto de miúdos, cada um para seu lado... Roubaram-lhe ténis, telemóvel... insultaram-lhe o melhor amigo (andou ao murro no balneário)... enfim... aquela equipa era uma escola sim, mas uma escola de má vida...
E quer saber a melhor? Ganhavam os jogos quase todos... ficaram em 3.º lugar na série... Os putos eram bons jogadores, individualmente, mas não havia grupo.

Qual é a lição que tiro? Que se lixem as vitórias. Eu quero é ter filhos saudáveis, cabeça limpa, que se sintam felizes no grupo... que façam amigos!

No dia em que eu perceber que o meu filho está triste no Almada... é logo no dia a seguir! Acaba-se o futebol...


Esta é uma idade em que devemos ter alguma atenção na forma como falamos com os miúdos. São muito sensíveis. Estão a sair da infância para a adolescência. Um momento de transição muito crítico.  Por isso às vezes me faz impressão quando vejo treinadores a tratarem os miúdos como se fossem adultos... eles não são adultos!!! São só crianças... 


Então é o seguinte, os jogadores que são humilhados pelas coisas que os treinadores lhe dizem como você o diz, nao se chama humilhaçao, mas sim demonstrar um total empenho e dedicação ás suas equipas, coisas que nao vejo em clubes como o Almada (alguns treinadores apenas).
Confesso que aqui também não o percebo. EU aceito que existam treinadores exigentes. Isso nada tem a ver com o «vale tudo» só para se ganhar, como já tenho visto. Já ouvi treinadores a gritarem «dá-lhe!!! Dá-lhe!! Não passa!!!»  ou «Ou passa bola ou jogador!!!»... coisas vergonhosas quie às vezes vemos! Isto eu acho muito mal.
Quer ver um treinador exigente mas ao mesmo tempo atencioso com os miúdos? Veja o Tiago a treinar os escolinhas... Há um miúdo mais distraído, ou faz um remate sem convicção... e ele dá-lhe uma esfrega... mas isso é ser exigente, outra coisa é humilhar os miúdos... Como já vi, um miúdo que falha uma bola e a equipa sofre golo, e o treinador grita o nome do miúdo e chama-o para o banco com insultos... isto é vergonhoso!!!
Felizmente, no Almada não vejo nada disso!  É verdade que há treinadores mais exigentes que outros, ha uns mais experientes que outros... mas isso é normal nas organizações. Há sempre uns que sabem mais que outros... há-de ser sempre assim!


«O facto de os treinadores apertarem mais com os míudos nao é sinal de humilhaçao,mas sim de preparação para a vida (pois estes miudos ao longo da vida vao ouvir muitas destas coisas ( ao que o Senhor chama humilhaçao).»
Não sou da mesma opinião. Insisto, há muitas formas de ensinar. E não é à base do vale tudo... da humilhação dos mais fracos, do atropelo das regras da educação,  que se chega lá.


Porque é que acha que por exemplo, o Seixal ou o Amora ou o Barreirense que vê-se que têm treinadores que apertam mais com uns seus jogadores, mesmo estes tendo ainda 12 anos, têm melhores resultados?? Diga-me la entao ?? 
Pois, tenho uma resposta para lhe dar. Eu sei que há equipas que fazem tudo para ganhar.  E atropelam todas as regras do bom senso. Já o escrevi aqui. A equipa do Barreirense, com quem perdemos 3-2 num jogo amigável, dá tanta cacetada, tanto puxão de camisola, tanto empurrão que, obviamente, se tiverem a sorte de apanhar arbitros (que os há, muitos) que não assinalam faltas... ganham todos os jogos. Claro que ganham. É por isso que lhe digo que para mim (e ainda bem que também não é essa a filosofia das escolas Geração Benfica) o importante não é ganhar. O importante é jogar bem.
 Quanto ao Seixal é diferente, vi uma equipa jogar limpo, mas se calhar por isso, se o Seixal defrontar o Barreirense vai certamente perder... Porque os outros jogam com outros argumentos, que eu desaprovo. Mas é só uma opinião pessoal.
Agora, também lhe digo. Com os miúdos que temos este ano... eu acho que nesta primeira fase ainda não se vai ver... está lenta a evolução da equipa. Mas seja no Complementar, ou na segunda fase... vamos ter equipa para nos batermos com as melhores equipas do distrito. Não tenho dúvidas nenhumas disso.

Se o senhor reparou nas minhas crónicas de jogo, ainda estou um pouco desapontado com o rendimento da nossa equipa, e nada tem a ver com os resultados. Tem a ver com o desempenho.  Temos uma equipa com pelo menos uns 8 jogadores muito bons tecnicamente. Ou seja, com aquelas capacidades individuais, podiamos jogar de bola no chão, de pé para pé, tranquilamente chegar ao golo de forma apoiada. E isso é fácil porque todos os nossos jogadores são bons tecnicamente e é difícil tirar-lhes as bolas dos pés.  Bastava que rodassem mais a bola, se desmarcassem mais, fizessem tabelinhas, triangulações. Depois, ainda por cima,  temos muitos jogadores com bom remate,  e com muita garra...  Ou seja... bastava trocar a bola entre eles, e faziamos jogos a jogar «à Benfica», «à Benfica do Jesus»...  mas estamos muito longe disso! Tirando dois ou três jogadores mais altruístas, todos os outros metem a cabeça no chão e só querem fintar, fintar, fintar...  Chutar, chutar, chutar...
Às vezes fico a pensar se os miúdos jogam assim porque os pais os incentivam a ser egoístas. Mas quero acreditar que não! Julgo que é uma questão de tempo.
Das duas uma, ou   vão aprender a jogar em equipa (e se o conseguirem, vão dar muito nas vistas... E «Dar nas vistas» pode ter consequências boas e más - um dia falaremos disso) ou vão continuar a jogar cada um para seu lado... preenchem os seus egos, vão para casa contentes com os golos marcados, mas nunca serão uma grande equipa... Como podem vir a ser!

É só quererem!
Eu tenho fé!
Tenho muitas esperanças nestes miúdos!




CONCLUSÂO: 

O senhor, «Hacker», acha que os treinadores que exercem muita pressão sobre os miúdos, que lhes exigem muito, que conseguem melhores resultados. Acho que é este o ponto do seu comentário. E refere que no Almada não vê isso com todos os treinadores.

Eu só quis dizer-lhe que não me interessam as vitórias. Ou melhor, obviamente que gosto de ganhar, mas há coisas mais importantes que as vitórias. Quanto à sua crítica, admito que sim. Admito que alguns treinadores podiam ser mais exigentes com os miúdos. Só não gosto das comparações com equipas que costumam ganhar como se aí existisse a virtude máxima. Sabe-se lá
quantos miúdos não foram humilhados... à conta dessas vitórias! Ganhar, por ganhar, não é tudo! Eu gosto de ganhar... mas numa equipa de miúdos felizes, num grupo de trabalho que se respeite, numa equipa que jogue para o conjunto!
ABRAÇOS

JPF.

6 comentários:

  1. Meu caro João Pedro, vou-lhe dizer uma coisa.. já ouviu aquela frase que muita gente diz "fala fala, mas nao diz nada". Pois, é exactamente o que o senhor faz. E o senhor deve ser jornalista nao? Pela maneira como fala... mas bom adiante, o senhor diz que nao percebe nada do que eu digo aqui, ora bom, eu também nao concordo em quase nada do que o Senhor diz e também nao percebo muita coisa!

    ResponderEliminar
  2. É a sua opinião!
    Felizmente vivemos num país livre e todos nós podemos ter as nossas opiniões.
    Eu respeito a sua.
    Espero que respeite a minha!
    Saudações!

    ResponderEliminar
  3. Bem, espero que o senhor «Hacker» não se zangue com o que escrevo, e que não entre pelo caminho dos insultos.
    Já agora, sim, sou jornalista e tenho muito orgulho na minha profissão. Vê algum problema nisso? E o senhor, tem orgulho na sua?
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. É uma pena que este tipo de situações aconteça.
    Creio que o que se faz aqui é criar um espaço em que os pais dos meninos conversem, troquem ideias, taltez umas melhores que outras, mas todas crediveis, principalmente, porque pensam no bem estar dos nossos filhos e esse sim o mais importante. Mais importante que o joga bem á bola, vai ser um CR, ou joga mal e não está aqui a fazer nada. Infelizmente eu tirei o meu filho dum clube onde achei que o que fizeram com crianças de 10/11 anos ao ameaça-los dentro dum balneário que não podiam contar fosse o que fosse aos pais porque senão sofreriam as consequencias, desculpem mas isso para mim , não é formar psicologicamente crianças, se acham que é assim que eles vão ser grandes Homens mais tarde, posso me enganar, mas creio que esses meninos vão fazer exactamente isso com os mais "francos" e desculpem não é a educação que pretendo que o meu filho tenha, não é para isso que o chamo a atenção quando lhe digo que não deve mentir NUNCA aos pais.
    Portanto meus caros... vamos levar o blog como uma brincadeira saudável de entre ajuda, um convivio que ás vezes até poderia ser feito num almoço... mas que muitas vezes as nossas vidas pessoias não nos permitem.... agora meus caros, desculpem -me a minha "ingenuidade" creio que há gente que talvez gostasse de se sentir integrada num grupo e infelizmente não consegue, por qualquer razão..... nem todos temos a mesma facilidade de conviver.
    Vivam bem a vida, da melhor maneira possivel, e deixem os "NOSSOS" meninos brincar e divertir-se, e graças à ideologia da formação desta escola , essa é a verdadeira preocupação. O futebol é um desporto que nestas idades deve ser vivido com alegria, os que eventualmente chegarem mais longe neste desporto que então aí se tornará profissão, ai tratem-nos como acharem que devem, mal ou bem, eles teram criado as suas resistência e a sua personalidade para mais tarde lidar com isso.
    Sem mais e já me excedi.
    Um BEM HAJA JP e quanto aos restantes SEJAM FELIZES e deixem-nos estar na nossa humilde casa....
    saudações.

    ResponderEliminar
  5. Já disse e volto a repetir, a educação e a criação de personalidade é feita na escola e com os pais, nao num clube, no clube é pa jogar á bola e ganhar! Nao venham com conversas mansinhas porque nao adianta de nada...

    ResponderEliminar
  6. Transportei para a zona comentários a nossa conversa poque considero bastante interessante e gostaria que mais pessoas tivessem acesso a está "discussão".Obrigado

    Um abraço.


    segunda-feira, 26 de Outubro de 2009
    + comentário

    Anónimo disse...


    Olá o seu trabalho de divulgação neste site e de promoção dos miúdos é de louvar e tenho acompanhado com alguma atenção, asim como acompanho o futebol de formação há algum tempo. Com certeza que a formação do Almada melhorou com novos métodos de treino e com novos treinadores com metodologia SLB. Sou da opinião que o futebol como desporto de grupo ajuda a formar crianças mais saudáveis, mais interactivas , mais disciplinadas e mais felizes...

    Agora como pais tenham atenção aos sonhos destas crianças infelizmente vivemos na época CR7/9 e existem muitos pais que veem nos filhos, que tem algum jeito para a bola, a possibilidade de resolver os seus problemas e acabam criando problemas as crianças com a pressão que exercem em casa, nos jogos e etc.

    A criança deve pensar simplesmente em ser feliz praticando um desporto que gosta. Seja no Almada ou noutro clube qualquer.

    Para finalizar não me parece que por estar numa escola geração do SLB a criança tenha mais hipotéses de integrar um grande clube na medida que a prospeção varre o país de norte a sul e por este mundo afora e quem acompanha um pouco das camadas jovens dos clubes considerados de topo, sabe que são centenas a tentar entrar e que portugueses são, infelizmente cada vez menos.

    Um bem haja a todos e divirtam-se porque o futebol profissional é para meia dúzia.



    ps: É a 1º vez que faço aqui um comentário e só queria partilhar a minha opinião. Não tenho objectivo de visar seja quem for.


    JPF responde a anónimo

    Caro anónimo, nós é que agradecemos os seus comentários.
    Comentários como os seus, que propõem a reflexão deste tema fascinante que é o futebol infantil e a educação dos nossos filhos, interessam-nos e muito!
    Obrigado!
    Sobre o que escreve, queria apenas dizer-lhe que estou totalmente de acordo com o que diz. Totalmente. E, aliás, já o escrevi aqui!
    É preciso ter cuidado com a pressão que se coloca sobre os miúdos!
    por isso tenho insistido muito: deixem os miúdos divertirem-se...

    O que não impede que gostemos e incentivemos a que joguem bem. Porque eu penso assim em relação a tudo na vida. E é aqui que eu acho que ficam as lições para a vida. Quero que o meu filho se aplique e faça o melhor que sabe, e que tente aprender mais e mais... porque na vida, os miúdos vão ter muitos desafios, muitas competições, e temos de saber evoluir, aprender, trabalhar em equipa, respeitar os outros, tentar ser melhor de dia para dia...

    Grande abraço!

    ResponderEliminar