Duas meias-finais sem vencedor à partida.
No 1.º jogo, que foi muito equilibrado, acabaria por ser resolvido aos penaltis... Muito renhidos. Acho que se marcaram uns 10 penaltis paea cada equipa. Mas o Amora lá ganhou a passagem à final.
Quanto à outra meia-final, a história foi diferente. O jogo não nos correu nada bem, e o Beira Mar acabou por vencer com facilidade, por 3-1.
Gostava de começar por registar que vi um Beira-Mar muito mais evoluído do que aquele que vira no campeonato (em que ganhámos facilmente por 6-1).
Trocam bem a bola entre todos, forte espírito de entre-ajuda, muita concentração, muito empenhamento no jogo. A este nível, acho que levámos bigode. O Beira Mar foi muito superior.
Agora feita a justiça de reconhecer que o Beira Mar foi a melhor equipa em campo, a equipa que mais fez para vencer, que melhor futebol jogou, não posso deixar de apontar outros factores que nos penalizaram.
Arbitragem: O senhor árbitro (britsh style) devia ter acordado há pouco tempo, e esteve o tempo quase todo a dormir! Há dois penaltis claríssimos a favor do Almada em que o senhor deixou seguir, um sobre o Mário, que é carregado pelas costas na área, e um outro já na segunda parte sobre o Gonçalo, que é carregado não uma, mas duas vezes pelas costas com as duas mãos... como o nosso jogador não se atira para o chão, como fazem os jogadores manhosos, o sr. árbitro mandou seguir...
Depois, todo este jogo contra o Beira -Mar foi um fartar de empurrão e de cacetada em que o senhor mandou seguir tudo. Curiosamente, no segundo jogo em que nos apitou contra o Sporting, já marcou faltas até em coisas que ninguém viu... curioso! Como muda de critério de um jogo para o outro...
Feita a referência à arbitragem (foi grande a diferença de nível entre os dois árbitros. O Outro foi um senhor, grande árbitro... este era fraco, muito fraco) tenho também de fazer uma referência ao desempenho do Beira Mar.
É verdade que fizeram um bom futebol, que trocam bem a bola, que jogaram com grande dedicação, mas meus amigos, há uma coisa que eu não gosto de ver nestes escalões: Não vale tudo para se ganhar jogos! Não vale mesmo! E meter os miúdos a darem cacetada do princípio ao fim... foi uma vergonha!
Acho até que é uma vergonha para a organização do torneio atribuir o Prémio de Melhor Jogador precisamente ao jogador que mais faltas fez em campo!! Acho um contrasenso! É essa a mensagem que querem passar? Que jogar bem é dar o máximo de cacetada no adversário? É isso que defendem para as escolas de formação de futebol?
Acho que foi uma decisão muito infeliz! E quem o decidiu assim, terá sempre essa responsabilidade. O jogador que elegeram para melhor jogador do Torneio foi o jogador que mais faltas fez!!!
Bonito...
Bem, eu reconheço que esse jogador é um grande atleta, é muito forte fisicamente, é muito empenhado, é bom tecnicamente, é um jogador completo, mas alguém tem de lhe ensinar que jogar futebol é com os pés... e que se tem de dar na bola, não é nos pés dos adversários, não se puxam as camisolas... foi do princípio ao fim a puxar, a empurrar, a dar cacetadas quando não chega à bola... uma vergonha também para os árbitros que deixam seguir.
No caso do Amora nem foi prejudicado porque já apitava o outro árbitro, e este sim, via as faltas e marcava a maioria dos encontrões. Mas quanto ao Almada... foi um fartar de vilanagem... O crime compensou!
Bem, esquecendo as tristezas, tenho de realçar aquilo que gostei neste torneio! Por exemplo, adorei ver a equipa do Sporting! Muito bom futebol! Bola no chão, muita triangulação. E disseram-me que aquela equipa é uma selecção das academias do Sporting, ou seja, não se conheciam. Só que como aprendem a fazer bom futebol, tanto faz se está ao lado o jogador «a» ou «b»... o bom futebol joga-se com qualquer pessoa que sabe as mesmas regras... e isso é bonito de se ver! Parabéns Sporting!
O nosso jogo com o Sporting começou mal... estivemos a perder 2-0... mas com grande esforço conseguimos chegar ao 2-2. Foi na 2ª parte que fizemos os melhores momentos de futebol do fim-de-semana. Até aqui fomos fracos. Muito fracos!
Nos penaltis conseguimos ganhar, com uma grande defesa do Diogo!
Depois foi a final.
Amora contra Beira Mar.
O Beira Mar a jogar o seu jogo duro... mas agora com mais dificuldade, porque o árbitro já marcava faltas, muitas faltas... ( como é que um jogador que faz falta em cada choque com o adversário é eleito o melhor jogador...) começa bem, e chega a ganhar por 2-0.
O Amora, e aqui está mais uma grande diferença entre 3 equipas do torneio e o Beira Mar, dizia eu, o Amora sempre a trocar todos os jogadores que tinha no banco (o beira -MAr trouxe uns 4 ou 5 miúdos que participaram num torneio de 2 dias e jogaram talvez 5 minutos... Contra o Almada não saiu um único do banco, e contra o Amora entraram 2 ou 3 miúdos quando ganhavam 2-0, mas logo que o Amora fez o 2-1... lá foram os miúdos para o banco... Pois é... a ganância de ganhar, dá nisto....)
O Amora sempre a tentar o seu jogo de bola no chão, a trocar de pé para pé... e lá conseguiu fazer o 2-2!
Na final, em vez de penaltis decidiu-se pelo prolongamento, e o Amora conseguiu o 3-2!
O Campeão do Torneio Luís Boa Morte de 2010 foi o Amora. E acho que merecidamente!
Das 4 equipas das meias-finais, acho que muito equilibradas, realço o bom jogo no chão do Sporting, a dedicação em campo do Beira - Mar (parabéns Gandum, grande jogo!!! Na minha opinião, merecias tu o troféu de melhor jogador) a regularidade de jogo do Amora com uma equipa muito completa e as excelentes jogadas (pena que esporádicas) ao primeiro toque do Almada, talvez a equipa mais ofensiva... mas também com muito azar! Acho que foram 4 ao poste...
JPF.
COMENTÁRIOS AO TORNEIO..
Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Torneio Luís Boa-Morte 2010 Fase Final (Análise...":
Vou apenas dar algumas opiniões sem querer melindrar ninguém.
1º O Torneio foi interessante e foi agradável ver 13 equipas em competição durante dois dias, devo, no entanto, considerar que o nível do mesmo foi baixo. Várias equipas com Infantis de 1º ano e algumas mesmo com atletas de Escolas A.
2º Não entendo como é que o "Sporting" entra directamente nas meias finais!
3º Desiludiu-me bastante a prestação da equipa do Almada e o do Cova da Piedade, pois esperava mais de ambas. Se da parte do Piedade ainda poderá haver a "desculpa" de estar sem alguns dos seus principais atletas, já do Almada não se compreende.
4º O Amora acabou por ser um feliz vencedor e digo feliz porque a sorte esteve sempre do lado da equipa da Medideira. Desde a forma como acaba por empatar no primeiro jogo de sexta-feira frente ao Arrentela no último segundo. Até à forma como elimina a formação do "Sporting" através da marcação de grandes penalidades na meia-final.
5º O "Sporting" foi a surpresa deste torneio ao apresentar uma selecção de atletas de várias academias. Teve uma prestação altamente dignificante o que prova o bom trabalho que estas academias fazem. O Beira-Mar de Almada, talvez a equipa que melhor futebol praticou e de forma mais constante ao longo de todo o Torneio sucumbiu, já no prolongamento, perante um Amora que tem na qualidade do seu plantel a sua maior valia.
6º No que respeita aos prémios individuais, não concordo consigo no que respeita ao melhor jogador do Torneio. O jogador do Beira-Mar foi sem dúvida um dos melhores, considero, que as críticas são um pouco exageradas (não me leve a mal é apenas a minha opinião). No caso do melhor guarda-redes, considero que o atleta do "Sporting" foi de todos os presentes aquele que esteve em melhor plano, mostrando-se muito seguro e muito bom tecnicamente.
Agora, se me permite irei fazer uma análise a esta equipa do Almada.
O Almada tem um lote muito equilibrado de atletas, no entanto, falta-lhe identidade e alternativas de qualidade nalguns sectores. Já aqui mencionou, por diversas vezes, que gosta de ver esta equipa jogar futebol de "pé para pé" ao primeiro toque etc., no entanto, e também por palavras suas, ao fim de 6 a 7 meses de trabalho seria de esperar mais, direi mesmo, muito mais.
Assiste-se a uma grande "confusão" táctica e uma indefinição no que diz respeito ao posicionamento de alguns jogadores. O jogador A é guarda-redes ou avançado? o jogador B é avançado ou defesa? ou seja, a criação de rotinas e automatismos é quase impossível de acontecerem. Mais, aquilo que se assistiu no sábado após o segundo golo sofrido, no jogo do 3º e 4º lugar, é algo que nada abona a favor de quem orienta a equipa. Imagine-se a forma como o guarda-redes deve ter ficado! Assim não se moraliza ninguém.
Talvez se deva repensar a forma de actuar em determinadas situações.
Olá, e obrigado pela sua opinião. É para isto que se criam blogues, para partilhar opiniões! Obviamente não tem de pedir desculpa por ter opinião diferente da minha, era o que faltava... as opiniões querem-se mesmo é diferentes!
Partilho consigo algumas das suas notas sobre o Torneio. Acho mesmo que a organização deixou cair o prestígio do torneio. Veja-se as equipas que estiveram no ano passado... Foi muito mais pobre este ano... e foi triste ver pais de meninos de equipas «B» revoltados por verem os seus filhos jogarem com miúdos mais velhos... enfim!
No ponto 3, tb partilho a opinião, quanto ao Almada. Desiludiu-me muito ver a nossa equipa jogar! Foi muito fraca, como já disse na análise ao jogo. Fraquérrima mesmo!
O Amora, é verdade, teve alguma sorte... mas eu costumo dizer: A sorte protege os audazes. Ou seja, quem dá o litro, normalmente tem mais sorte... Por isso não me dmira. Foi merecida a sorte, foi merecida a vitória do torneio.
Quanto ao ponto 5, partilho totalmente da ideia que aquela equipa do Sporting demonstra uma boa formação. Que se prova por uma coisa muito simples, se me perguntar qual foi o melhor jogador dessa equipa, ou o pior, não saberei dizer, porque jogavam todos de forma muito semelhante, jogavam todos para a equipa... e isso é muito bonito no futebol!
No ponto 6, discordo totalmente, claro, pelo que já disse atrás. Eu acho que se podia ter dado um prémio de Melhor Marcador, e aí sim, davam o prémio ao nº 23 do beira Mar. Como melhor jogador acho que se passa uma mensagem muito errada. Se estivessemos em Iniciados, ou Juvenis, tudo bem... agora nos escalões de formação, de Infantis, dar o prémio ao jogador que mais faltas cometeu? Acha que estou a exagerar? Se viu os jogos do Beira Mar sabe bem... em cada 3 jogadas que vai disputar a bola ao adversário faz duas faltas, e só uma delas é que o árbitro marca... mas foi seguramente o jogador mais faltoso do torneio! É verdade que o miúdo não tem culpa... quem a tem é quem o ensina a jogar assim, e os árbitros que não o repreendem por jogar assim...
Começo a ver que muita gente defende que o futebol deve ser jogado assim, com o corpo... E sinto-me triste... porque é não perceber a magia doi futebol! Há coisa mais bontita que jogar futebol limpo? Está previsto nas regras que se puxe camisolas? Que se empurre com as mãos? então que se crie outro desporto onde se possa jogar assim...
Um dia o futebol perderá todo o seu encanto. Ganharão as equipas que tiverem jogadores mais fortes, que farão horas e horas de ginásio (acho que já fazem....) que sejam mais inteligentes a fazer faltas que os árbitros não vejam... ou seja, será um desporto de malícia, de violência encapotada... E eu, para esse desporto, não perco tempo... se gostasse via hoquei no gelo... raguebi... Boxe, há outros desportos para se jogar com o corpo. No futebol era suposto ser-se capaz de driblar o adversário sem lhe tocar, trocar a bola entre jogadores em movimento... isso sim, era bonito... Mas já percebi que faço parte de uma minoria cada vez mais pequenina... Cada vez se defende mais dois aspectos que eu abomino no futebol: o individualismo e a manha, a malícia, o truque... Em vez disso, defendo o jogo para a equipa, e o futebol limpo! É a minha utopia...
No entanto, o futebol que eu gosto... se calhar já não existe...
Dou um exemplo. Bem sei que é feio, mas é eficaz. Sabe o que faria um treinador manhoso, com truques, a jogar contra o Beira Mar? Era simples: metia um jogador com boa dose de agressividade com uma única missão. Sempre em cima do 23... a fazer a ele o mesmo que fazia aos outros: Sempre a empurrar, a dar cotoveladas, toquezinhos no calcanhar... puxões na camisola... Sempre em cima dele! Era fácil! Anulava-se o jogador mais influente da equipa... o Beira Mar perdia metade da sua capacidade... Mas isto é bonito? Claro que não... é horrível! E provavelmente iam andar à porrada... era feio!
Mas era jogar de igual para igual...
Assim, o que vimos foi uma equipa de caceteiros contra os anjinhos... e um árbitro a dormir...
Quanto ao que diz do Almada... direi apenas que tenho a minha opinião... mas não me compete a mim fazer apreciações dessas, há uma equipa técnica que toma as suas decisões, e eu não as contesto.
Posso apenas dizer que esperava que esta equipa fosse mais equipa ao fim de 7 meses... mas continuo a ver um conjunto fraco que só esporadicamente tem momentos bons. ... cada um para seu lado, muitos miúdos mimados... que acham que podem decidir onde jogam... que podem decidir fazer tudo sozinhos quando têm colegas para passar... enfim! Não é fácil... não é fácil... Quando pensamos nestas coisas, acabamos por concluir que são miúdos de 12 anos... se calhar não se pode esperar mais. Eles são mesmo assim. São miúdos. O pior é quando jogamos com outra equipas em que vemos miúdos com grande maturidade, que sabem jogar para a equipa... e aí ficamos a pensar: «Xiii, se os nossos miúdos jogassem assim...».
Mas eu sou um optimista!
Acredito que o futuro será sempre melhor...
MAIS COMENTÁRIOS AO TORNEIO..
- The Coach Boa noite caro João e continuação de boa Páscoa! Também estive presente no Torneio do Luís Boa Morte e partilho das opiniões já lavradas neste blogue. Sem dúvida que o nível deste III Torneio foi fraquinho...no entanto, tirando 2 ou 3 aspectos estava bem organizado. Ganhou a equipa do Amora que era sem dúvida o conjunto mais forte apesar de não ter praticado o melhor futebol. Parabéns às Academias do Sporting! Para atletas que não jogam juntos mostraram ter a lição muito bem estudada e praticaram um futebol bonito sempre a procurar jogar pelas alas e de forma inteligente. Concordo que o GR do Sporting tinha também muita qualidade. Em relação ao resto, não faço ideia como foi feita a eleição para os prémios individuais, no entanto, em qualquer uma das categorias havia melhores! Diria até, muito melhores... Em relação à equipa do Almada, vou ser muito sincero, não gostei! Quer o João quer a primeira pessoa que escreveu no blogue já manifestaram o seu desagrado...por isso não vou acrescentar mais nada. Resta-me desejar uma continuação de bom complementar ao Almada. Saudações desportivas The Coach
JPF escreve:Obrigado, meu caro... Quanto ao nível do torneio, é inegável, foi fraco, mas quanto à organização não há nada a apontar. Tudo correu muito bem. Também partilho da sua opinião, que havia neste torneio muitos jogadores melhores que o do Beira Mar... parece-me que o critério foi mesmo o de ter marcado muitos golos... Nunca, em lado nenhum, num torneio de miúdos, onde deve ser realçado o fair play, se pode dar um prémio ao jogador mais caceteiro do torneio! Mas é só a minha opinião! Quanto ao Almada, está tudo dito. Acho que ninguém gostou! Foi uma prestação muito fraca. Para quem já viu esta equipa fazer bons jogos... estivemos muito abaixo das nossas capacidades... Depois, há uma coisa que vi pela primeira vez. Vi estes miúdos a fazerem um jogo de brincadeira entre eles... e percebi uma coisa! O comportamento que têm dentro de campo num jogo oficial é o mesmo que têm num jogo de brincadeira entre amigos... Isto pode ser visto como algo positivo, na perspetiva de que se sentem à vontade nos jogos, pois comportam-se como se estivessem a brincar... mas tem o lado negativo, mostram num jogo oficial que se estão nas tintas para o conjunto... estão ali a jogar sozinhos, como se estivessem na brincadeira... E para quem, como eu, dá muito valor ao jogo de equipa, é triste... Mas enfim... para a frente é que é caminho! Conseguiremos melhorar, acho eu! Julgo que agora nas próximas semanas vou fazer uma pausa no futebol... O meu filhote está cada vez pior das costas... chegou a altura de parar e tratar o que não está bem! Felicidades para todos! E saudações desportivas para todos os clubes amigos!
NOTA:
Perante algum nervoso por parte de alguns pais, que me enviaram comentários com ameaças, com insultos, com coisas que em nada abonam a favor do desportivismo que deve ser a base desta discussão on-line, sinto-me na obrigação de clarificar duas ou três coisas:
1.º Nunca foi, nunca será minha intenção insultar, denegrir, difamar ninguém. Por isso mesmo, sempre o escrevi, sempre que alguém não concorde com as minhas opiniões tem toda a liberdade de criticar, apontar os seus pontos de vista. Se por um acaso alguém se sentiu insultado, eu venho desde já pedir desculpas por isso.
2.º Retirei um parágrafo em que mencionava o facto de terem existido miúdos de outra equipa que praticamente não jogaram. Há quem não goste de ver isso mencionado... deram até justificações para tal facto... retirei!
3.º Não adianta virem com ameaças... na certeza que este espaço é um espaço de divulgação da prática desportiva e de análise e discussão das provas desportivas, ou as pessoas têm a inteligência suficiente para apresentar argumentos... como tem acontecido com frequência, nomeadamente o senhor «Coach» e outros... ou se não têm essa capacidade... esqueçam! Remetam-se à vossa conversa brejeira de tasca. Com insultos e ameaças não vão lá! De momento, os comentários estão sujeitos a moderação! Só serão publicados depois de lidos...
4.º Devo uma palavra ao Melhor Jogador do Torneio. Na verdade, o miúdo é de facto um excelente jogador, creio mesmo que muito em breve dará um salto para um clube maior... não tenho dúvidas disso. O único problema dele é que está um ano à frente do seu tempo. Ele, como infantil, joga já ao nível dos iniciados de 2.º ano! Joga muito com o corpo... e isso não pode ser visto como um defeito. Ele faz o melhor que sabe, e é de facto muito bom jogador! A minha questão prendia-se apenas com a necessidade de haver fair play nestes escalões, ESCOLAS E iNFANTIS... e eu defendo que um prémio de melhor jogador deveria ser atribúdído a um jogador menos faltoso. O Gandum, por exemplo, fez uns excelentes jogos... sem ser tão faltoso! De qualquer forma, poderia pensar-se que eu não gostava do «Melhor Jogador do Torneio»... não é verdade. Quero clarificar: Acho que é de facto um grande jogador, e que vai dar nas vistas nos próximos anos! Parabéns sinceros! Qualquer clube do distrito gostaria de o ter como seu jogador!
Vou apenas dar algumas opiniões sem querer melindrar ninguém.
ResponderEliminar1º O Torneio foi interessante e foi agradável ver 13 equipas em competição durante dois dias, devo, no entanto, considerar que o nível do mesmo foi baixo. Várias equipas com Infantis de 1º ano e algumas mesmo com atletas de Escolas A.
2º Não entendo como é que o "Sporting" entra directamente nas meias finais!
3º Desiludiu-me bastante a prestação da equipa do Almada e o do Cova da Piedade, pois esperava mais de ambas. Se da parte do Piedade ainda poderá haver a "desculpa" de estar sem alguns dos seus principais atletas, já do Almada não se compreende.
4º O Amora acabou por ser um feliz vencedor e digo feliz porque a sorte esteve sempre do lado da equipa da Medideira. Desde a forma como acaba por empatar no primeiro jogo de sexta-feira frente ao Arrentela no último segundo. Até à forma como elimina a formação do "Sporting" através da marcação de grandes penalidades na meia-final.
5º O "Sporting" foi a surpresa deste torneio ao apresentar uma selecção de atletas de várias academias. Teve uma prestação altamente dignificante o que prova o bom trabalho que estas academias fazem. O Beira-Mar de Almada, talvez a equipa que melhor futebol praticou e de forma mais constante ao longo de todo o Torneio sucumbiu, já no prolongamento, perante um Amora que tem na qualidade do seu plantel a sua maior valia.
6º No que respeita aos prémios individuais, não concordo consigo no que respeita ao melhor jogador do Torneio. O jogador do Beira-Mar foi sem dúvida um dos melhores, considero, que as críticas são um pouco exageradas (não me leve a mal é apenas a minha opinião). No caso do melhor guarda-redes, considero que o atleta do "Sporting" foi de todos os presentes aquele que esteve em melhor plano, mostrando-se muito seguro e muito bom tecnicamente.
Agora, se me permite irei fazer uma análise a esta equipa do Almada.
O Almada tem um lote muito equilibrado de atletas, no entanto, falta-lhe identidade e alternativas de qualidade nalguns sectores. Já aqui mencionou, por diversas vezes, que gosta de ver esta equipa jogar futebol de "pé para pé" ao primeiro toque etc., no entanto, e também por palavras suas, ao fim de 6 a 7 meses de trabalho seria de esperar mais, direi mesmo, muito mais.
Assiste-se a uma grande "confusão" táctica e uma indefinição no que diz respeito ao posicionamento de alguns jogadores. O jogador A é guarda-redes ou avançado? o jogador B é avançado ou defesa? ou seja, a criação de rotinas e automatismos é quase impossível de acontecerem. Mais, aquilo que se assistiu no sábado após o segundo golo sofrido, no jogo do 3º e 4º lugar, é algo que nada abona a favor de quem orienta a equipa. Imagine-se a forma como o guarda-redes deve ter ficado! Assim não se moraliza ninguém.
Talvez se deva repensar a forma de actuar em determinadas situações.
The Coach
ResponderEliminarBoa noite caro João e continuação de boa Páscoa!
Também estive presente no Torneio do Luís Boa Morte e partilho das opiniões já lavradas neste blogue.
Sem dúvida que o nível deste III Torneio foi fraquinho...no entanto, tirando 2 ou 3 aspectos estava bem organizado.
Ganhou a equipa do Amora que era sem dúvida o conjunto mais forte apesar de não ter praticado o melhor futebol. Parabéns às Academias do Sporting! Para atletas que não jogam juntos mostraram ter a lição muito bem estudada e praticaram um futebol bonito sempre a procurar jogar pelas alas e de forma inteligente. Concordo que o GR do Sporting tinha também muita qualidade.
Em relação ao resto, não faço ideia como foi feita a eleição para os prémios individuais, no entanto, em qualquer uma das categorias havia melhores! Diria até, muito melhores...
Em relação à equipa do Almada, vou ser muito sincero, não gostei! Quer o João quer a primeira pessoa que escreveu no blogue já manifestaram o seu desagrado...por isso não vou acrescentar mais nada.
Resta-me desejar uma continuação de bom complementar ao Almada.
Saudações desportivas
The Coach
É de facto muito interessante e curioso perceber a celeuma que se vive em torno do Almada AC. A nova geração de futebol que está a emergir neste clube está a produzir efeitos mais rápidos que as melhores previsões apontadas pelos mais optimistas.
ResponderEliminarHá muito pouco tempo a grande maioria das equipas jogava com o Almada para golear, hoje a maioria joga para não perder. Poucos acreditariam, há pouco mais de um ano que um Cova da Piedade viria a Almada jogar para não perder e que festejaria efusivamente um empate.
Poucos diriam, depois da nossa participação do ano passado (duas derrotas e um empate) no Torneio Luís Boa Morte, no próximo ano a expectativa é que o Almada AC vença, aliás se ficar em terceiro lugar será uma desilusão. Miúdos vocês são os principais “culpados” PARABÉNS! Acho que estamos todos de parabéns Jogadores, Geração Benfica Almada, Treinadores, Dirigentes, Clube.
Em todo caso, este fim-de-semana houve um conjunto de situações, não relacionadas directamente com o futebol jogado, que acabaram por produzir danos colaterais no nosso futebol e provavelmente nos resultados obtidos. Questões internas do grupo que foram discutidas com os respectivos intervenientes e que não fazem sentido referir aqui.
Os valores de que a nossa escola não abdica vão muito para além do sucesso desportivo, ou dos resultados competitivos, o saber estar, saber perder, saber competir e o Fair-Play são componentes importantíssimas na formação dos nossos jovens como atletas e como pessoas.
Aproveito ainda a oportunidade para esclarecer um mal entendido. O segundo golo do Sporting não foi novidade para a nossa equipa, sofremos muitos golos similares, mas trabalhámos muito para voltar a cair no mesmo erro e já há muitos jogos que não acontecia. O Diogo Domingos (jogador que foi o guarda-redes na segunda parte do jogo com o Sporting) é um excelente guarda-redes e tem sido em vários jogos oficiais o guarda-redes do Almada AC. Para além disso é também um excelente jogador de campo, razão pela qual faz as duas posições. Fomos munidos para o torneio com dois equipamentos para ele, acabou por apenas naquele momento se justificar colocá-lo como guarda-redes.
ResponderEliminarFaz sentido fazer as duas posições? Faz sentido alguns jogadores vivenciarem diferentes experiências e diferentes realidades? Faz sentido a equipa saber assimilar diferentes sistemas de jogo? Diferentes formas e zonas de pressão?
Um dos nossos “amigos” (anónimo) refere que isso provoca no jogo do Almada uma grande “confusão táctica” que impossibilita a criação de rotinas e automatismos. Trabalhamos para os ajudar a saber interpretar o jogo e a tomar as melhores decisões em função da informação observada.
A especialização precoce possibilita uma mais rápida obtenção de resultados, mas limita a evolução posterior dos jogadores, pois baseia-se numa preparação especializada com a finalidade de obter um rendimento a curto-prazo, e não uma preparação multilateral em que os resultados só se atingem ao fim de alguns anos.
A passagem para o Futebol 11 implica grandes mudanças: tamanho da bola, do campo, tempo de jogo, substituições limitadas, se ainda acrescermos as rotinas e automatismos do Futebol 7… Não tenho dúvidas que os nossos jogadores irão evoluir facilmente para o Futebol 11, aliás já o tivemos oportunidade de comprovar.
Em tempos tive a oportunidade de referir: «Quem acompanha ou está ligado ao futebol gosta de ganhar, nós não somos a excepção, queremos, no entanto, salientar que procuraremos chegar às vitórias como consequência natural da aprendizagem assimilada… na nossa Escola não procuramos as vitórias a todo o custo, gostaríamos de ver medido o resultado do nosso trabalho pela evolução dos nossos atletas enquanto jogadores. Não iremos abdicar de jogar futebol como deve ser praticado, como o ensinamos e como o treinamos. Iremos colocar sempre em primeiro lugar os interesses dos jovens e só depois as vitórias da equipa.»
Este não é um blog igual a muitos outros, sobretudo porque fala sobre jovens jogadores que, infelizmente, para além de protagonistas são alguns dos seus leitores. Este era suposto ser um blog da nossa equipa, para a nossa equipa. Um blog familiar que os nossos miúdos sentissem orgulho em consultar. Sempre evitei responder, aqui, a comentários efectuados por quem não assume a sua identidade. Julgo mesmo que, à semelhança do que se fez com os comentários menos educados, deveriam ser censurados os comentários de quem não tem a hombridade de assinar o que escreve. Serão adeptos do nosso clube? Nossos amigos? Querem ajudar-nos a evoluir e a melhorar?
Tenho realmente pena que a nossa equipa leia algumas das atrocidades e comentários maldosos que aqui são ditos, sobretudo quando proferidos por anónimos que conheço.
Não podemos escolher o mundo em que vivemos, mas pelo menos podemos escolher os nossos amigos, podemos escolher as pessoas que frequentam a nossa casa e que escrevem nos nossos sites.
Fernando
Quando comecei a escrever pensei inicialmente em não “responder” a alguns dos comentários/análises mas não resisto, pelo que o vou fazer de seguida.
ResponderEliminarNo final do jogo com o Beira-Mar dei os parabéns ao treinador porque achei que eles fizeram um grande jogo, sobretudo uma grande primeira parte. O Almada AC começou melhor, teve até duas oportunidades antes de fazer o golo. O Beira-Mar reagiu muito bem e dominou o Almada até ao final da primeira parte (fez dois golos). Desde o início da segunda parte foi sempre o Almada AC a assumir o jogo. O Beira-Mar marcou cedo, é certo, mas através de uma grande penalidade (justa saliente-se) precedida de um contra-ataque, estava feito o 3-1. O Beira-Mar conseguiu criar muito perigo num lance de contra-ataque tudo o resto foi Almada. Tivemos várias situações de golo, muitas defesas do guarda-redes, duas bolas no poste, não vi as duas grandes penalidades referidas (vi apenas uma), muitos cantos, livres, muito tempo queimado pelo nosso adversário, e não marcámos. Isso não retira mérito ao nosso adversário que se bateu muito bem, mesmo na segunda parte a defender e que foi um justo vencedor. Mas será que os comentários seriam os mesmos se por exemplo as duas bolas no poste tivessem entrado, ou se tivessem marcado um penalty a favor do Almada e não fosse marcado o do Beira-Mar? Ou se acontecessem as duas coisas e tivéssemos vencido por 4-2?
No jogo do Sporting houve duas partes absolutamente distintas, na primeira parte houve algum equilíbrio, o Sporting foi superior venceu por 2-0. Na segunda o Almada foi dominador, criámos várias oportunidades de golo, marcámos apenas dois golos. Vencemos nos penalties.