É de facto muito interessante e curioso perceber a celeuma que se vive em torno do Almada AC. A nova geração de futebol que está a emergir neste clube está a produzir efeitos mais rápidos que as melhores previsões apontadas pelos mais optimistas.
Há muito pouco tempo a grande maioria das equipas jogava com o Almada para golear, hoje a maioria joga para não perder. Poucos acreditariam, há pouco mais de um ano que um Cova da Piedade viria a Almada jogar para não perder e que festejaria efusivamente um empate.
Poucos diriam, depois da nossa participação do ano passado (duas derrotas e um empate) no Torneio Luís Boa Morte, no próximo ano a expectativa é que o Almada AC vença, aliás se ficar em terceiro lugar será uma desilusão. Miúdos vocês são os principais “culpados” PARABÉNS! Acho que estamos todos de parabéns Jogadores, Geração Benfica Almada, Treinadores, Dirigentes, Clube.
Em todo caso, este fim-de-semana houve um conjunto de situações, não relacionadas directamente com o futebol jogado, que acabaram por produzir danos colaterais no nosso futebol e provavelmente nos resultados obtidos. Questões internas do grupo que foram discutidas com os respectivos intervenientes e que não fazem sentido referir aqui.
Os valores de que a nossa escola não abdica vão muito para além do sucesso desportivo, ou dos resultados competitivos, o saber estar, saber perder, saber competir e o Fair-Play são componentes importantíssimas na formação dos nossos jovens como atletas e como pessoas.
Quando comecei a escrever pensei inicialmente em não “responder” a alguns dos comentários/análises mas não resisto, pelo que o vou fazer de seguida.
No final do jogo com o Beira-Mar dei os parabéns ao treinador porque achei que eles fizeram um grande jogo, sobretudo uma grande primeira parte. O Almada AC começou melhor, teve até duas oportunidades antes de fazer o golo. O Beira-Mar reagiu muito bem e dominou o Almada até ao final da primeira parte (fez dois golos). Desde o início da segunda parte foi sempre o Almada AC a assumir o jogo. O Beira-Mar marcou cedo, é certo, mas através de uma grande penalidade (justa saliente-se) precedida de um contra-ataque, estava feito o 3-1. O Beira-Mar conseguiu criar muito perigo num lance de contra-ataque tudo o resto foi Almada. Tivemos várias situações de golo, muitas defesas do guarda-redes, duas bolas no poste, não vi as duas grandes penalidades referidas (vi apenas uma), muitos cantos, livres, muito tempo queimado pelo nosso adversário, e não marcámos. Isso não retira mérito ao nosso adversário que se bateu muito bem, mesmo na segunda parte a defender e que foi um justo vencedor. Mas será que os comentários seriam os mesmos se por exemplo as duas bolas no poste tivessem entrado, ou se tivessem marcado um penalty a favor do Almada e não fosse marcado o do Beira-Mar? Ou se acontecessem as duas coisas e tivéssemos vencido por 4-2?
No jogo do Sporting houve duas partes absolutamente distintas, na primeira parte houve algum equilíbrio, o Sporting foi superior venceu por 2-0. Na segunda o Almada foi dominador, criámos várias oportunidades de golo, marcámos apenas dois golos. Vencemos nos penalties.
Aproveito ainda a oportunidade para esclarecer um mal entendido. O segundo golo do Sporting não foi novidade para a nossa equipa, sofremos muitos golos similares, mas trabalhámos muito para voltar a cair no mesmo erro e já há muitos jogos que não acontecia. O Diogo Domingos (jogador que foi o guarda-redes na segunda parte do jogo com o Sporting) é um excelente guarda-redes e tem sido em vários jogos oficiais o guarda-redes do Almada AC. Para além disso é também um excelente jogador de campo, razão pela qual faz as duas posições. Fomos munidos para o torneio com dois equipamentos para ele, acabou por apenas naquele momento se justificar colocá-lo como guarda-redes.
Faz sentido fazer as duas posições? Faz sentido alguns jogadores vivenciarem diferentes experiências e diferentes realidades? Faz sentido a equipa saber assimilar diferentes sistemas de jogo? Diferentes formas e zonas de pressão?
Um dos nossos “amigos” (anónimo) refere que isso provoca no jogo do Almada uma grande “confusão táctica” que impossibilita a criação de rotinas e automatismos. Trabalhamos para os ajudar a saber interpretar o jogo e a tomar as melhores decisões em função da informação observada.
A especialização precoce possibilita uma mais rápida obtenção de resultados, mas limita a evolução posterior dos jogadores, pois baseia-se numa preparação especializada com a finalidade de obter um rendimento a curto-prazo, e não uma preparação multilateral em que os resultados só se atingem ao fim de alguns anos.
A passagem para o Futebol 11 implica grandes mudanças: tamanho da bola, do campo, tempo de jogo, substituições limitadas, se ainda acrescermos as rotinas e automatismos do Futebol 7… Não tenho dúvidas que os nossos jogadores irão evoluir facilmente para o Futebol 11, aliás já o tivemos oportunidade de comprovar.
Em tempos tive a oportunidade de referir: «Quem acompanha ou está ligado ao futebol gosta de ganhar, nós não somos a excepção, queremos, no entanto, salientar que procuraremos chegar às vitórias como consequência natural da aprendizagem assimilada… na nossa Escola não procuramos as vitórias a todo o custo, gostaríamos de ver medido o resultado do nosso trabalho pela evolução dos nossos atletas enquanto jogadores. Não iremos abdicar de jogar futebol como deve ser praticado, como o ensinamos e como o treinamos. Iremos colocar sempre em primeiro lugar os interesses dos jovens e só depois as vitórias da equipa.»
Este não é um blog igual a muitos outros, sobretudo porque fala sobre jovens jogadores que, infelizmente, para além de protagonistas são alguns dos seus leitores. Este era suposto ser um blog da nossa equipa, para a nossa equipa. Um blog familiar que os nossos miúdos sentissem orgulho em consultar. Sempre evitei responder, aqui, a comentários efectuados por quem não assume a sua identidade. Julgo mesmo que, à semelhança do que se fez com os comentários menos educados, deveriam ser censurados os comentários de quem não tem a hombridade de assinar o que escreve. Serão adeptos do nosso clube? Nossos amigos? Querem ajudar-nos a evoluir e a melhorar?
Tenho realmente pena que a nossa equipa leia algumas das atrocidades e comentários maldosos que aqui são ditos, sobretudo quando proferidos por anónimos que conheço.
Não podemos escolher o mundo em que vivemos, mas pelo menos podemos escolher os nossos amigos, podemos escolher as pessoas que frequentam a nossa casa e que escrevem nos nossos sites.
Fernando
JPF.
Slideshow! Todas as fotos
Ver todas as entradas pelo tipo de assuntos
- Almada Cup (6)
- Análise jogo (42)
- ANTEVISÃO da Jornada (27)
- Artigos Desporto (24)
- AVISOS VÁRIOS (86)
- Calendário Jogos (14)
- COMENTÁRIOS (66)
- Compostela Cup (57)
- CROMOS (9)
- Estatisticas (7)
- Fotos (70)
- Fotos Jogos (53)
- FOTOS treinos (23)
- IDEIAS PARA O BLOG (9)
- LISTA MARCADORES (4)
- Ranking (12)
- Resultados e Classificação (77)
- TEMAS DE DEBATE (64)
- TROCAS (1)
- Vídeos (29)
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário