Sábado, 05 Setembro
Tarde de muito calor, no campo nº2 do Almada.
O Tal que muitos de nós esperámos que tivesse sido melhorado para piso sintético, todos esperámos que fossem cumpridas as promessas da autarquia, até porque estamos em ano eleitoral, mas não... Nem assim!
O que eu continuo a achar incrível, e não estou a falar desta autarquia, que por acaso até deve ser das que mais ajuda as colectividades, é como não há gente a fazer umas continhas de calculadora.
Eu ajudo:
Imaginem 300 miúdos a jogar futebol num clube... São 300 miudos a criarem hábitos de trabalho em equipa, de disciplina, de regras, horários, higiene, educação... é uma escola de vida!
Gastar seja o que for em escolas de formação... e, eu sei que muitos pais não gostam deste discurso, porque insistem sempre que Desporto em Portugal é só futebol e mais nada... Pois, é verdade, mas essa discussão é outra, não estamos a falar de Desporto profissional. Estamos a falar de formação.
Também gostava que me dissessem qual é o desporto que num só clube consegue atrair 300 miudos??? É o Basket? O andebol? A Natação? O ténis? o Atletismo? O ciclismo?
Pois...
Não há! Claro que não há!
Mas então porque não fazemos umas continhas?
Quanto se gasta em subsídios para associações de apoio a toxicodependentes?
Quanto se gasta em projectos de apoio a carenciados nos bairros sociais? Para inserção na sociedade de jovens que se perderam?
E alguém que investe na formação de um clube alguma vez está a pensar que esta mesma formação está a tirar miúdos da droga? Da má vida? Não é fácil perceber que se está a criar bases para a sua plena inserção na vida em sociedade?
Enfim, apesar de tudo, temos de nos mostrar gratos com a autarquia porque contribuiu para melhorar um pouco a nossa situação, colocou nova terra (a anterior estava já num estado lastimável, aquilo era só pedras...) fez alguns arranjos, ofereceu umas balizas novas (ainda não chegaram, ou melhor, chegaram mas não eram aquelas, foram para trocar) arranjou os balneários lá em baixo, colocou uns bancos de suplentes...
Ou seja, não foi mau. Apesar de tudo... Continuamos na terra, somos o único clube do concelho, a par do Charneca, a jogar na terra... mas temos fé que um dia chegará o sintético...
Talvez ainda antes de ser proibido o jogo em terra!
Hoje estavam marcados 3 jogos de apresentação das equipas de ESCOLAS «A», a equipa maravilha que no ano passado já deu muitas alegrias; de INFANTIS «B», constituída por muitos dos jogadores da antiga equipa de Escolas (que já era uma optima equipa) mas agora «enriquecida» com vários elementos que vieram de outros clubes. Temos equipa para disputar a série... E finalmente a equipa de INFANTIS «A».
Uma equipa que pouco tem a ver com a equipa do ano passado. A maior parte dos jogadores da época passada subiu para os Iniciados, e este ano deu-se um curioso fenómeno de terem entrado no clube muitos jogadores vindos do Cova da Piedade, do Beira-Mar, do Costa Caparica, do Corroios...
Eu confesso-vos que ainda não conheço os miúdos todos. Julgo que são 17.
Vou tentar enumerá-los:
Dos que já faziam parte da equipa de Infantis «A» do ano passado (ou seja, jogavam contra miúdos com mais um ano que eles...)
Diogo Santana (Defesa Central)
André Figueiredo (Polivalente, jogou defesa, lateral, avançado...)
Henrique (Guarda-redes)
Mário Fonseca (Médio-centro)
Kardi (Médio)
E eis todos os outros 12 que vieram de outros clubes. Vamos ver se não me esqueço de nenhum:
Gonçalo - Médio muito ofensivo; remata muito e forte; é rápido, coloca pressão nos adversários
Leo - Defesa central muito inteligente, a jogar nos pés.
Iuri - A jogar nas laterais é muito rápido e remata bem
Varandas - bom médio, seguro com a bola, sabe colocar-se em campo
André Horta - muito rápido e muito oportunista na área adversário. Jogador de área
Juninho - Vi-o a jogar a lateral e gostei muito. Bom drible, bom remate, vai fazer muitas assistências para o golo
Didi - Muito rápido (ainda vi pouco)
Rafa - Defesa central, (vi pouco)
Ricardinho - (vi nada)
Diogo - Segura bem a bola e tem bom remate. Hoje vi muitas qualidades, mas tem de levantar mais a cabeça
Garcia - (Não vi)
Cravo - (Não vi bem)
Acho que estão todos...
RESULTADOS:
ESCOLAS «A»
Almada - 1 Barreirense - 1
INFANTIS «B»
Almada - 1 Barreirense - 2
INFANTIS «A»
Almada - 0 Barreirense - 3
Foram três belíssimos jogos!
Não vi o primeiro, mas disseram-me que muito disputado!
O segundo vi-o quase todo. Jogo muito feio, muito duro, muito viril! Os miúdos muito nervosos.
E eu conheço aqueles miúdos a jogar... quantas vezes não deram «baile» aos mais velhos dos Infantis A. Os miúdos são mesmo muito bons.
Mas com tanta agressividade, perderam a cabeça... Não os vi fazer hoje aquilo que já os vi fazer... trocar a bola entre eles quase de olhos fechados!
Mas enfim... é a vida! Se se quer ganhar, tem de se saber jogar também com equipas destas, em que a força vale tudo!
A terminar a tarde, o jogo dos Infantis «A».
Foi contra a equipa que, na época anterior, foi campeã distrital.
O resultado, 3-0, é um bocadinho enganador.
O Almada teve momentos muito bons, a dominar o jogo, com a bola no chão, a jogar pelas linhas, a rematar de longe. Foi um optimo jogo.
A equipa do Barreirense era muito forte.
Foi interessante notar que esta equipa já pode substituir jogadores a toda a a hora e não se nota tanto no desempenho da equipa, como acontecia no ano passado.
A equipa está mais equilibrada, mais forte.
Há certamente ainda posições que a equipa técnica vai testar com vários jogadores (nota-se que há muitos médios mas poucos defesas... por exemplo) , vai ser preciso arranjar um segundo guarda-redes, experimentar diferentes jogadores a ponta de lança... entre outros acertos próprios de uma equipa que é nova e que acaba de se conhecer (há uma semana).
Em termos globais eu diria que esta época de 2009/2010 vai marcar um ponto de viragem dos escalões de formação do Almada.
Há dois anos foi o descalabro, equipas todas em último lugar, jogos que perdiam por falta de comparência por não terem jogadores suficientes... enfim. muito triste!
No ano passado (primeiro ano das Escolas Geração Benfica no Almada) notou-se logo diferenças nos escalões de escolinhas, mas nos Infantis nem sequer foi inscrita equipa «B» e fez-se uma equipa «A» com metade dos jogadores com apenas 11 anos... muitos jogadores que jogavam pela primeira vez na vida... enfim! Mesmo assim, analisando toda a época, a evolução foi notável.
Começámos a época com cabazadas e acabámos a época a disputar cada um dos jogos, os líderes da série a terem muita dificuldade em vencer o Almada...
Este ano,l dizia eu, vai ser a viragem.
Escolas «A» e Infantis «B» são equipas que, claramente, vão lutar para os primeiros lugares das suas séries.
Quanto aos Infantis «A», ainda não tenho dados suficientes para o dizer, mas com o pouco que já vi, diria que o Almada vai disputar a primeira parte da tabela classificativa.
Poderá não ser fácil ganhar às tradicionais vencedoras da série, o Cova da Piedade e o Corroios, mas já não vai ser «favas contadas».
Saudações
Slideshow! Todas as fotos
Ver todas as entradas pelo tipo de assuntos
- Almada Cup (6)
- Análise jogo (42)
- ANTEVISÃO da Jornada (27)
- Artigos Desporto (24)
- AVISOS VÁRIOS (86)
- Calendário Jogos (14)
- COMENTÁRIOS (66)
- Compostela Cup (57)
- CROMOS (9)
- Estatisticas (7)
- Fotos (70)
- Fotos Jogos (53)
- FOTOS treinos (23)
- IDEIAS PARA O BLOG (9)
- LISTA MARCADORES (4)
- Ranking (12)
- Resultados e Classificação (77)
- TEMAS DE DEBATE (64)
- TROCAS (1)
- Vídeos (29)
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mister Tiago Coelho:
ResponderEliminarOlá a todos, foi com grande orgulho que iniciámos no passado dia 5 de Setembro a época competitiva da Escola de Futebol Benfica de Almada - Almada Atlético Clube.
Para esta época desportiva, tal como se verificou nas apresentações, as expectativas em torno das nossas equipas de competição aumentou. Estamos no 2º ano, grande parte dos atletas têm 10 meses de trabalho sob nossa orientação metodológica, logo, e dentro de um processo de formação lógico, a exigência e a complexidade da formação dos atletas irá aumentar. No entanto, não nos devemos desviar da rota, devemos sim perceber que a formação de atletas é um processo contínuo, que nunca chega a atingir um fim, ou seja, devemos compreender que, mais do que vencer o próximo jogo, os nossos atletas têm de vencer a próxima etapa de aprendizagem, até atingirem uma aproximação de um ideal de formação desenvolvido e pensado por um projecto que tanto orgulho nos dá.
A importância do "fazer" jamais irá superar o "saber fazer", e esta será sempre a filosofia da nossa escola de formação...mais do que atingir um fim, devemos perceber o caminho para lá chegar...
Foi com entusiasmo e alegria que vimos a adesão dos pais, avós, tios, irmãos e irmãs, padrinhos e madrinhas e muitos outros familiares, às apresentações dos nossos jovens atletas.
Perceber a nossa capacidade competitiva, foi o nosso primeiro grande ponto de avaliação. E se para nós o sucesso da formação se medisse pelos resultados desportivos, certamente estaríamos algo descontentes, no entanto, nós técnicos medidos o sucesso pela interpretação dos princípios que todos os dias ensinamos na EFBAlmada. Cientes do trabalho que temos pela frente, saímos motivados pela qualidade que certamente iremos apresentar no futuro enquanto escola, clube e acima de tudo, grupo de atletas, treinadores, directores, pais e restantes familiares que constituem este projecto único.
Obrigado a todos
Um grande Abraço
Tiago Coelho