Slideshow! Todas as fotos

sábado, 19 de setembro de 2009

Barreirense - 3 Almada - 2 JOGO/TREINO 19SET2009



Mais um jogo treino.

É muito bom ver uma equipa motivada, treinadores aplicados, pais participativos.

Foi giro.Como se esperava, o Almada fez um belíssimo jogo. E mais uma vez, repito, o nosso interesse não se limita a ganhar jogos, e ainda bem que é assim.
Hoje foi um optimo exemplo: Um Almada muito competitivo, a trocar bem a bola, a jogar muito ao ataque, e a perder... Pois, mas que interessa perder com uma equipa que só quer ganhar a toda a força... mesmo que seja a jogar com as mãos, a empurrar...

Foi bonito ver:  Uma equipa a jogar futebol limpo, e outra a jogar feio!
Se me perguntassem: «Preferia que o seu filho jogasse na equipa que jogou limpo e perdeu, ou na equipa que jogou feio e ganhou?»

Eu não tinha dúvidas em responder: Obviamente na equipa que jogou limpo!


Se alguns pais que estiveram no Barreiro quiserem deixar as suas observações, eu agradecia, Muiiiito!!

Nem que seja para dizer, numa linha, «gostei de ver o jogo!»... Qualquer coisa!


ANÁLISE AO JOGO

Todos nós, pais, gostámos muito de ver a nossa equipa de Infantis «A».
Por isso, antes de tudo, os parabéns aos nossos jovens, que deram o litro e fizeram tudo por tudo para conseguirem um bom jogo! Em termos de empenho e entrega, 20 valores a todos (escala de 0 a 20)





Jogo às 17:00
Campo sintético da Academia do Barreirense.
As simpáticas bancadas estavam praticamente cheias com os pais de uma e outra equipa.

O Almada a jogar com o equipamento do Benfica, o Barreirense a jogar de branco.
Árbitro: Mister Tiago
Resultado: 3-2


Equipa principal: 


Henrique (Baliza)
Leo (defesa central)
Santana (defesa central)
Gonçalo (Médio centro)
Iuri (Médio direito)
Juninho (Médio esquerdo)
Varandas (Avançado)


NO BANCO


Didi
André Figueiredo
Garcia
Kardi
Cravo
Ricardinho
Rafa


NA BANCADA a VER


Diogo
Mário


(só faltou o André Horta, fim-de-semana fora)



Num jogo-treino espera-se tudo menos violência. No fundo é um jogo de brincadeira. Antigamente até se chamava a estes joguinhos «jogos amigáveis»... são jogos de preparação para afinar pormenores na equipa, para testar soluções, para experimentar jogadores.


Bem, esta equipa do Barreirense é muito forte. Percebe-se facilmente que é equipa para disputar os primeiros lugares da sua série, e na segunda fase ser forte candidato à fase final.

Porque é uma equipa que tem de tudo, dois jogadores muito habilidosos e inteligentes (o 10 e o 11) que até dá gosto ver, a forma como tratam a bola. Depois dois ou três jogadores com boa técnica e muito empenhados, dois grandalhões caceteiros (é pena, porque ambos são muito bons jogadores, mas não sabem jogar limpo, o adversário passou por eles e eles não resistem, ou puxam a camisola, dão um encontrão, puxam os braços, dão toquezinhos nas canelas, empurram... Muito feio!) e um optimo guarda-redes.


Ou seja uma excelente equipa, com capacidade para ganhar muitos jogos sem necessidade de tanta violência, jogo feio, ainda para mais num jogo dito «amigável»...


Mas quanto ao Barreirense, nada temos a ver com isso. O futuro dar-lhes-á as taças que merecerem, encherão as vitrinas de troféus... já na memória daqueles mais de vinte pais de meninos do Almada que ali estiveram a ver, fica apenas a recordação de uns caceteiros de jogo feio... Daqui a 3 meses ninguém se lembrará do resultado. O que ficará  na nossa memória é só isto: Barreirense sinónimo de jogo feio!


Quanto ao Almada.


Teve momentos altos e momentos menos bons.


Começámos muito bem. Os primeiros dez minutos a dominar. A chutar à baliza, a criar perigos e a defender bem.

A dado momento o Barreirense começa a conseguir sair com bola dominada, e aí faz toda a diferença a capacidade técnica dos dois médios (os tais, nºs 10 e 11)  e em contraciclo faz o 1-0.
Naquela altura, pelo que se jogara, o resultado não mostrava nada o que se passara em campo.



Chegamos ao intervalo com uma interessante estatística: Almada oito remates à baliza, um dos quais à barra, zero golos,  Barreirense dois remates à baliza, um deles é golo, na sequência de uma bola parada, de canto.


Entretanto, o mister faz aquilo que sempre fez, roda toda a equipa. O Almada, mesmo em jogos de competição não coloca o resultado final como objectivo primordial. Há outros valores mais importantes. E um deles é que todos os jogadores tenham o seu tempo de jogo.  Assim, alguns minutos depois do início da segunda parte a equipa que está a jogar não inclui um único jogador da equipa inicial. Só o guarda-redes, claro (porque é o único que temos... para já... HELP: Alguém conhece meninos guarda-redes que queiram vir para o Almada???)


Eu acho bem a política de rodar a equipa toda. Mas não sei se não era melhor ir trocando aos poucos, mantendo sempre 2 ou 3 mais fortes...



É que mudando a equipa todinha, ficamos mais expostos ao adversário.



Bem, a verdade é que o Barreirense começa a crescer. 
A ganhar mais espaços, o Almada até consegue fazer boas jogadas ofensivas, mas nota-se grande diferença em relação à equipa inicial. agora está a meter pouca pressão no adversário, e eles a entrarem com facilidade.


Foi uma questão de 6 ou 7 minutos, o Barreirense faz dois golos, e podia ter feito mais. 


3-0 para o Barreirense


O Mister começa a meter um a um os jogadores da equipa inicial e o Almada começa a ganhar mais bolas, a subir muito, a entrar na área adversária com muita frequência.


Numa das muitas oportunidades, o Varandas recebe a bola na área e não perdoa.


3-1


Uns minutos depois, nova jogada perigosa, o Varandas está perto da área, passa para o lado, para o Gonçalo, que quase é abalroado pelos gigantes do Barreirense, mas aguenta a pressão e faz o golo.


3-2




Até ao final do jogo ainda várias oportunidades para o Almada, e algumas também para o Barreirense.


Jogo termina com o 3-2!








DESTAQUES

Perante a veemência, a virilidade, a agressividade do adversário, foi bonito ver que nenhum dos nossos miúdos perdeu a cabeça. Apesar de estarem sempre a levarem na canela, a receberem puxões nas camisolas e nos braços, nunca caíram na tentação (e é muito fácil...) de fazer o mesmo. Jogaram limpinho, sempre na bola.

Foi giro até verificar o contraste. Numa jogada infeliz,  o Juninho chegou atrasado à bola e deu uma cacetada feia, sem querer, na canela do nº2 do Barreirense. E foi prontamente pedir desculpa ao outro jogador, que teve uma atitude muito feia, gesticulou, chamou-lhe nomes e virou-lhe as costas.

Curiosamente, uns minutos depois, esse mesmo nº2 deu uma tremenda cacetada no Gonçalo, essa sim, muito feia, porque quando meteu o pé já a bola não estava lá há muito tempo... Ou seja, ali havia intenção de magoar... o Gonçalo caiu no chão e gemeu de dor... o Mister Tiago marcou falta e o miúdo percebendo que fizera asneira foi pedir desculpas ao Gonçalo... que agora também não foi muito simpático... obviamente!

Mas de um modo geral, os miúdos reagiram bem às adversidades, não reagiram de igual forma à cacetada mas também não se irritaram demasiado nem perderam a cabeça (o que costuma acontecer neste tipo de jogos viris...)

Parabéns.
É mesmo assim que tem de ser.
Foi uma grande lição que ali deram. De como se joga futebol!





PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

Já me tinham avisado que a equipa de Infantis «A» do Almada ia agora ter uma  grande claque.
E hoje ficou provado que sim. Muitas vezes gritámos «só mais um!», logo após o nosso segundo golo... gritámos muito «Benfica! Benfica! Benfica!»
 E apoiámos com muitas palmas.



Até ouvi a sugestão de uma mãe, de mandarmos fazer umas t-shirts  de claque do Almada/Slb.
EU aprovo!


Se alguém quiser avançar com isso, força, eu alinho! 
Parece-me que deverá ter as duas cores AMARELO (Almada) e VERMELHO (Benfica)
E devia ter alguma frase de apoio... já agora uma coisa com piada... quem tiver ideias, escreva aqui!


Eu dou já uma ideia: «FORÇA ALMADA»
                                   «VAMOS ESMIUÇÁ-LOS!»




ATITUDE DOS MIÚDOS

Acho que já falei neste ponto.
A atitude dos miúdos foi fantástica.
Num jogo adverso, com uma equipa forte e muito dura, os miúdos portaram-se como cavalheiros...
A mostrar que estão ali para aprender a jogar futebol... e evoluírem... aprenderem com os erros, desenvolverem novas capacidades! Ganhar a todo o custo... é feio!
É por estas e por outras que temos muito orgulho em ter os nossos filhos no Almada a treinar!

Parabéns Escola Geração Benfica!




RESULTADO

Depois de analisado tudo o que se passou em campo, diria que uma derrota por 3-2 com este Barreirense não foi nada mau... considerando ainda que faltaram 3 jogadores importantes...  (Diogo, Horta e Mário) e considerando que esta equipa do Barreirense foi campeã distrital no ano passado...




BOLAS DE CHUMBO

As bolas eram pesadíssimas, o que não me parece nada mal visto, até porque aquele campo é minúsculo. tenho até dúvidas que tenha as medidas regulamentares, se tiver são mesmo as mínimas.


Lembro-me que no ano passado quando cá viemos com a nossa equipa de Infantis, o Beto, que era o nosso jogador mais rematador, marcou um golo de antes de meio campo com uma facilidade enorme. Nem foi preciso balanço, pé atrás, pontaria para o ângulo e já está! Vai buscá-la...




ARBITRAGEM  (esta é para brincar claro... o nosso Mister Tiago não merece menos que um grande elogio)

O Mister Tiago aparece no campo quando já o jogo tinha começado. Não tinha apito. Mas lá apareceu um!



Obviamente, por simpatia, pertencendo à equipa do Almada, e estando a apitar um jogo em que entra a equipa da casa, o Barreirense, o «mister» foi muito «meigo» e deixou seguir várias bolas de futebol muito feio, favorecendo os da casa.



Percebe-se que o tenha feito. Eu faria o mesmo no lugar dele.


Mas o «Mister» agora tem um dilema. Das duas uma: Ou explica aos miúdos que, como árbitro, a apitar um jogo amigável na casa do adversário, não podia estar a marcar muitas faltas, podia ser considerado deselegante...  ou seja, admite perante os miúdos que apitou mal, ou então se acha que aquele futebol que ali se praticou é bom futebol, e legal, então devia explicar aos nossos miúdos que também o podem fazer, porque na verdade aquilo é muito eficaz. Se o adversário passou por nós, basta puxar-lhe o braço ou a camisola... e é legal... Simples! Já agora: Não se pode puxar os cabelos??? Também dava jeito, com tanto miúdo gadelhudo... eheheehh!




E esta einnn???
Eheheh!
(Espero bem que o mister opte pela primeira opção... porque sinceramente não gostava nada que ensinassem o meu filho a jogar daquela forma...)



As fotos meto-as amanhã!
Saudações.



JPF.

2 comentários:

  1. Pois é parece que la continua a sua saga na perseguição ao Barreirense... pega nos miudos, pega nas bolas, pega até no campo... infelizmente deve ser a Academia com melhores condiçoes de trabalho do distrito... meu amigo até nas taçass... deixe lá estar as taças... felizmente que você não é a imagem do Almada AC bem como da Escola Geração Benfica/Almada... porque os responsáveis dos dois clubes felizmente entendem-se, percebem quais os caminhos a seguir e de certeza que não é aquele que você friza cada vez que jogam contra o barreirense... olhe para o seu umbigo e não critique ao desbarato um clube que em dois num ano de academia, teve somente duas equipas campeâs distritais, duas equipas vice campeãs, cerca de 400 miudos semanalmente a praticar futebol de 7 etc... será que são assim tao maus ou eu estou enganado...
    Assinado Sr. de Branco...

    ResponderEliminar
  2. Caro Senhor.
    Eu quero lá saber do Barreirense, qual perseguição.
    Eu faço comentários sobre aquilo que vejo. Mais nada!

    O senhor só tem que assumir aquilo que faz.
    E a isso o senhor não responde.
    Diga, seria normalíssimo que o dissesse, que faz parte da vossa formação ensinar a jogar duro. Assuma-o! Não se faça de vítima.
    Aliás um pai de um menino do Barreirense disse-mo lá na Academia:

    «Sabe que o futebol moderno é assim. Joga-se muito com o corpo. E estes miúdos começam a ser ensinados a jogar assim logo de pequenos. Quando chegarem a séniores estarão mais bem preparados».

    Este foi o argumento que ouvi de um pai, e obviamente não discuti. É uma filosofia de formação como outra qualquer.

    No Benfica de Almada privilegiam a técnica, o jogo em equipa, a dinâmica de grupo. Os senhores preferem valorizar outras valências.
    Não tem nada de especial!

    A prova é que essa vossa formação é muito eficaz. Na verdade, como o senhor me diz, ganham muitos campeonatos, muitos torneios, muitos jogos. Parabéns!

    Eu não gosto de ver, mas tenho que o parabenizar.

    O Boavista foi campeão nacional a jogar assim. Parabéns!

    Agora, desculpe-me, mas estou no meu direito de discordar desse tipo de jogo.

    Ou estou proibido de dar a minha opinião?

    E, para que fique certo que não tenho nada contra o Barreirense, posso dizer-lhe que vos gabo as condições da Academia. Já no ano passado o disse.
    Acho tudo aquilo fantástico!

    Só não gosto do futebol que praticam.
    E, se esteve a ver o jogo, com certeza constatou que não fui o único a indignar-me. Eram mais de 10 os pais indignados com a violência dos miúdos do Barreirense num jogo... amigável...

    Grande abraço
    Saudações
    E desejo-lhe mais vitórias, mais campeões!
    Eu prefiro ver o Almada jogar... mesmo a perder...

    JPF.

    ResponderEliminar